O que é subsídio?

 

Muitas vezes, quando vemos notícias sobre economia e até mesmo sobre agricultura de um país, nos deparamos com um termo muito utilizado nesse tipo de situação: o subsídio.

Você sabe o que é um subsídio e para que ele serve? Continue lendo este minipost para descobrir!

O que é um subsídio?

Um subsídio é um auxílio, um benefício. Consiste em um valor financeiro fixado e concedido pelo governo federal, estadual ou municipal, ou mesmo por outras corporações a uma obra ou produção que seja de interesse público.

Geralmente, os beneficiários de um subsídio representam um papel muito importante para a economia de um país. Além dos subsídios para a produção interna de uma nação, existem aqueles que decorrem de situações catastróficas, como subsídios fornecidos a vítimas de enchentes ou terremotos para que possam retomar suas vidas.

Tipos de subsídio

Existem diversos tipos de subsídio que podem ser fornecidos por um governo. Tudo depende do seu objetivo com essa ação e o que ele espera como retorno. Abaixo, listamos 3 subsídios muito comuns no Brasil.

O que é subsídio do diesel?

O subsídio do diesel é uma forma de controlar os valores de venda do combustível utilizado, principalmente, por veículos de carga. Dessa forma, o governo consegue proteger o custo interno, arcando com parte dos gastos de refino e comercialização do produto.

O que é subsídio agrícola?

O subsídio agrícola consiste em uma ajuda monetária para que os produtores possam reduzir o valor dos produtos para o mercado interno, possibilitando maior competitividade contra os produtos importados. Um exemplo é o subsídio para os produtores de laranja estadunidenses, concedidos pelo governo local, para proteger o produto nacional contra as laranjas importadas da América Latina.

O que é subsídio imobiliário?

O subsídio imobiliário, no Brasil, consiste em um valor dado pelo governo a pessoas de baixa renda, utilizado para abatimento em financiamentos de imóveis. Dessa forma, o mercado imobiliário é aquecido, com maiores possibilidades de clientes.

Um subsídio é um artifício de qualquer governo para fomentar ou proteger sua economia interna. Agora que você já sabe para que serve, que tal aproveitar para conhecer nosso plano de estudos e ficar por dentro de mais assuntos como esse, estudando de maneira mais proveitosa?