Descubra como criar um mapa mental pode impactar de forma positiva os estudos

Se você ainda não sabe o que é um mapa mental, fique tranquilo! Temos um conteúdo completo sobre o assunto no blog, explicando o que é e como você pode criá-lo. De forma resumida, um mapa mental funciona como uma forma de organizar informações visualmente. Você começa com um conceito mais amplo que se ramifica em outros tópicos e termos relacionados a ele. 

Quer ver um exemplo? Se você é fã de Game of Thrones, provavelmente já ficou um pouco perdido com a história ao longo de tantas temporadas, correto? Olha como é fácil explicar algo por meio de mapas mentais:

game of thrones mapa mental

Fonte: Venngage

Por serem interativos e visuais, são excelentes ferramentas que podem complementar o aprendizado das mais variadas matérias. Se você está em busca de opções para tornar as suas horas de estudo mais produtivas, conheça a seguir os benefícios que um mapa mental pode apresentar.

1. Facilita o aprendizado de novos conceitos 

A vida de um estudante não é fácil. Constantemente é preciso aprender novos conceitos e como aplicá-los em diversas situações. Por isso, nem sempre apenas memorizar datas, fatos e frases são suficientes para tirar uma nota alta.

Além disso, esperamos que você queira de fato entender o que está estudando, para poder aplicar o que aprendeu quando for necessário. 

 

cérebro

Um mapa mental pode ser criado para descrever como um conceito se divide em suas partes, o que essas partes significam e como elas se ligam umas às outras. Essa abordagem ajuda entender o que está sendo estudado de uma maneira que faça mais sentido para o aluno, criando conexões e ajudando a reter as novas informações por muito mais tempo.

2. Gera mais envolvimento do aluno com a matéria estudada 

Ao criar um mapa mental você estará colocando em prática a sua criatividade e se expressando de maneira não estruturada os conceitos que precisam ser abordados. Fugir de modelos tradicionais de estudo, como memorização e repetição, é uma ótima alternativa de aprendizado. 

Além disso, esse tipo de atividade cria um maior envolvimento do aluno com a matéria, do que se ele apenas criasse uma lista de tarefas para serem cumpridas ou tivesse que repassar o que foi estudado sem um processo lógico.

lousa mapa mental

Um outro ponto positivo de se utilizar um mapa mental é que com ele você consegue aumentar a compreensão sobre o que está sendo estudado e assim, descobrir quais pontos ainda precisam de mais dedicação. 

3. Incentiva um aprendizado constante

Criar uma mapa mental não precisa ser uma tarefa que você deve correr para concluí-la. Para aproveitar todo o aprendizado que esse material pode proporcionar é importante vê-lo como algo que sempre estará em processo de criação, dependendo da abordagem do estudo.

post it

A cada novo conhecimento adquirido, você pode criar novas ramificações. Se optar por criar o mapa mental de forma online, aproveite para incluir links para outros documentos e materiais relacionados. Assim, ele será possível ter informações ainda mais detalhadas e absorvê-las por meio de conexões. 

4. Proporciona um conhecimento mais duradouro

Essa abordagem é uma excelente maneira para o próprio aluno criar o hábito do pensamento crítico. Procurar entender o que está sendo estudado, chegar a conclusões importantes e não ficar preso apenas a velha e conhecida tática de “decoreba”.

escrevendo

Esse tipo de preparação, especialmente, quando envolve muito conteúdo, como ENEM e outros vestibulares, é fundamental para absorver o que foi estudado e evitar o “branco” de esquecer tudo no momento da prova.

5. Oferece um método eficaz de anotações

Você é daquele tipo de aluno que adora anotar tudo? Como você faz para assistir os vídeos das aulas, escrever e destacar os pontos mais importantes?

Se você já se complicou a tentar fazer isso, o mapa mental pode ajudá-lo. Com ele você pode tomar notas, organizar diferentes conceitos e criar relações de uma forma mais prática e rápida.

O próprio formato do mapa ajuda a priorizar o que anotar sobre uma aula, já que não é possível escrever em formato de texto corrido. Ao utilizá-lo, você precisa selecionar o que quer é uma algo relevante e, novamente, estabelecer uma hierarquia para essas informações.

Deseja criar um para os seus estudos de Biologia? O modelo abaixo é um ótimo exemplo que você pode utilizar!

mapa mental biologia

6. Ajuda no estudo de obras literárias

Normalmente, a leitura de poemas, contos e romances requer a compreensão de vários conceitos e idéias. Se for uma obra clássica, pode dificultar ainda mais.

Ter conhecimento de todos personagens, as metáforas utilizadas, contexto histórico, narrador e outros elementos não é algo fácil. Precisa de uma ajuds para estudar Literatura? O mapa mental facilita a visualizar as conexões entre tudo isso de uma maneira simples, além de poder proporcionar a comparação de diferenças entre personagens e detalhar os temas explorados na obra.

7. Auxilia a escrever redações

O momento da redação é temido por vários estudantes. Dependendo do tema, você pode enfrentar dificuldades para organizar todas as suas ideias. Com a ajuda de um mapa mental é possível organizar o pensamento, ao dividir idéias amplas em tópicos específicos, separar argumentos favoráveis e contas, para em seguida, propor uma solução a ser abordada na conclusão.

Antes do exame, pratique esse método antes de começar a escrever o texto. Já na hora da prova, aproveite um espaço livre de alguma página e rascunhe um modelo de mapa metal para ajudar na visualização da sua dissertação. 

Você se sentirá mais tranquilo para começar a redação e poderá aproveitar melhor o tempo que tem disponível.

lápis mapa mental

Neste artigo, você pode conhecer alguns dos benefícios que um mapa mental pode desempenhar no processo de aprendizado. 

Esse formato é muito valioso pela sua versatilidade. Ele permite que os estudantes raciocinem, pensem e resolvam problemas de maneiras que façam sentido para eles. Isso estimula a criatividade e, por ser algo visual, é mais fácil de ser lembrado.

Para criá-lo tudo o que você precisa é de um computador, celular ou apenas um lápis e papel. Seja ele digital ou tradicional, o resultado no final das contas será o mesmo. Portanto, crie já os seus vários mapas mentais e confira os resultados!  

Guest post escrito pela equipe da Venngage.

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!