O que levar para comer no Enem?

A alimentação é muito importante para um bom desempenho no Enem e vestibulares. Saiba agora o que levar no dia da prova!

O que levar para comer no Enem?

É comum nos sentirmos ansiosos, especialmente quando estamos prestes a fazer aquela prova tão importante — como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesses casos, a alimentação pode ser uma grande aliada para aliviar esse nervosismo. Por isso, é importante pensar o que levar para comer no Enem.

O excesso de tensão pode trazer prejuízos sociais e para a saúde, além de prejudicar nosso bom desempenho no vestibular. Para contornar esse problema de forma natural, alguns alimentos contêm vitaminas e aminoácidos essenciais, que atuam diretamente na redução do estresse, combatendo a ansiedade e elevando os níveis de serotonina — hormônio responsável pelo relaxamento e bem-estar.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar o que levar para comer no Enem e o que evitar. Confira!

O que pode levar para comer no Enem?

Confira os principais alimentos para levar no dia da prova e ter um bom desempenho.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará, assim como nozes e amêndoas, é rica em selênio, nutriente que reduz a inflamação causada pelo estresse e melhora o humor. Ela também tem propriedades antioxidantes que ajudam a tratar a ansiedade e são benéficas para evitar danos celulares.

A vitamina E é outro nutriente importante encontrado nas castanhas. Baixos níveis dessa vitamina pode ser um fator para o desenvolvimento da ansiedade em algumas pessoas.

Como o consumo de selênio deve ser moderado, pois pode causar efeitos colaterais, basta levar apenas 3 ou 4 castanhas no dia da prova. Assim, você consome a quantidade diária recomendada, que é de 400 microgramas.

Sementes de abóbora

Sabia que você pode comer até as sementes da abóbora? Elas são uma excelente fonte de potássio e podem ajudar no gerenciamento da pressão arterial e na normalização do equilíbrio de eletrólitos. Além disso, alimentos ricos nesse nutriente (como a banana, fica a dica) também ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e estresse.

As sementes de abóbora também contêm zinco, fundamental para o desenvolvimento cerebral e nervoso. A deficiência nesse nutriente pode comprometer negativamente o humor, fazendo com que você se sinta mais desmotivado.

Você pode levar as sementes para comer como se fossem um snack. Para isso, basta lavar os grãos, temperá-los com sal e ervas desidratadas (como orégano) e colocar no forno por 15 minutos. Eles ficam sequinhos e crocantes!

Chás

O chá de camomila é muito utilizado como remédio por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e relaxantes. Além disso, os flavonoides presentes na bebida têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

O chá-verde é outra boa opção para combater a ansiedade durante os dias do Enem. A bebida tem um aminoácido chamado teanina, que apresenta potencial para controlar o humor e tem efeitos calmantes e relaxantes, sem causar sonolência.

Além disso, esse composto pode aumentar a produção de dopamina e serotonina (neurotransmissores que atuam diretamente no cérebro). Se você não estiver acostumado a beber chá-verde, não exagere.

No entanto, é muito importante que você não se hidrate apenas com os chás. Por isso, não se esqueça de levar uma garrafinha com água para beber durante a prova.

Chocolate meio amargo

O chocolate é fonte de flavonoides, substâncias que reduzem a neuro inflamação, melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem a morte celular no cérebro. Já a versão mais amarga, especificamente, é uma boa fonte de magnésio, capaz de reduzir os sintomas da ansiedade e do estresse.

Quanto mais cacau, maior é a capacidade de melhorar o humor. O chocolate meio amargo também tem alto teor de triptofano — aminoácido que o organismo transforma em neurotransmissores, como a serotonina, para melhorar o humor.

Por isso, se sentir falta de um docinho durante a prova, prefira comer um pedaço de chocolate meio amargo. As versões ao leite ou branca são ricas em açúcar e gordura e podem prejudicar seu desempenho no exame.

O que evitar comer no dia do Enem?

Alimentos gordurosos e de digestão lenta, como um belo prato de feijoada, podem interferir na concentração durante o exame e atrapalhar o seu desempenho cognitivo. O excesso de açúcar também deve ser evitado.

Os doces podem provocar desequilíbrio na glicemia, causando uma condição clínica que aumenta o cansaço e diminui a atenção e concentração durante o Enem, podendo prejudicar a sua performance na prova.

Outro problema é o consumo de alimentos ultra processados — como salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerante etc. Eles são pobres em nutrientes e ricos em corantes, conservantes artificiais e açúcares, o que promove o desequilíbrio do organismo e pode interferir no seu estado de raciocínio e cognição. Além disso, têm elevado teor de sódio e podem aumentar a retenção hídrica e gerar uma possível desidratação.

Não pule o café da manhã nos dias das provas. Essa refeição é importante para melhorar o bem-estar, repor os nutrientes e começar o dia com mais energia.

amêndoas O que levar para comer no Enem

Como a alimentação pode ajudar no Enem?

Não é fácil aguentar horas de prova sem se cansar e mantendo a concentração. Por isso, além de estudar, é fundamental contar com a alimentação para ter um bom resultado. Algumas pessoas tendem a comer demais por conta do nervosismo, o que acaba prejudicando seu rendimento no dia da prova.

Os alimentos fornecem os nutrientes que nosso corpo precisa para se concentrar e aprender. Além de causar doenças, uma alimentação desbalanceada pode afetar a memória, reduzir a energia e a capacidade de focar, prejudicar o sono e aumentar o estresse.

Por isso, não basta apenas se alimentar. É necessário fazer refeições equilibradas, completas e baseadas em alimentos naturais.

Ao escolher o que levar para comer no Enem, prefira alimentos que oferecem um bom valor nutricional. Para isso, associe as calorias com nutrientes essenciais, como carboidratos integrais, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Assim, você fica menos ansioso e garante uma boa nota na prova!

Além de uma boa alimentação, um Plano de Estudos é fundamental para a sua aprovação no vestibular! Não deixe também de ficar por dentro dos assuntos mais relevantes do Enem por meio do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *