ITA Vestibular: como é, inscrição e como estudar!

Quer entender mais como funciona o concurso do ITA? Vem com a gente que explicamos tudo sobre o vestibular!

ITA Vestibular: como é, inscrição e como estudar!

Se você está se preparando para os vestibulares no final do ano, com certeza já ouviu falar do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. Uma das instituições de ensino superior com maior prestígio do Brasil, o ITA atrai milhares de candidatos todos os anos em um dos vestibulares mais difíceis do país.

Quer saber como funciona o ITA vestibular, quais são os períodos e procedimentos para realizar sua inscrição, os cursos disponíveis na instituição e ter acesso às provas anteriores? Então, continue lendo este post para descobrir tudo isso e muito mais!

Como é o vestibular do ITA?

O ITA é um dos centros de educação mais respeitados e bem avaliados do país, principalmente para as carreiras ligadas às áreas das engenharias. Fundado em 1950, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica tem como principal objetivo formar e capacitar engenheiros aeronáuticos voltados, principalmente, para a atuação na carreira militar.

O vestibular do ITA é considerado um dos mais difíceis do país, principalmente por conta da sua exigência de conhecimentos nas disciplinas de Ciências Exatas. As provas acontecem anualmente e são divididas em primeira e segunda fase.

O ITA vestibular, em suas provas, aborda temáticas de português, matemática, física, química e inglês. Para ser aprovado na seleção do ITA, o candidato deve atingir uma média mínima de 5.

A primeira fase do vestibular do ITA é considerada mais tranquila, apesar de ainda manter o alto nível de cobranças que fizeram a fama do instituto. Composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, o exame distribui igualmente o número de questões por disciplina, sendo 12 de cada uma.

Já a segunda fase do vestibular do ITA dura dois dias e traz em sua prova questões dissertativas das disciplinas de Exatas (matemática, física e química), além da redação.

O cálculo da média geral e a nota de corte

Como explicamos anteriormente, para ser aprovado no ITA vestibular é necessário que o candidato atinja uma nota média mínima de 5. Ela é calculada da seguinte maneira:

  • 20% do total sendo composto pela nota da primeira fase;
  • 20% da nota de química da prova da segunda fase;
  • 20% da nota de matemática da prova da segunda fase;
  • 20% da nota de física da prova da segunda fase;
  • 20% da nota da redação (desde que não seja zerada, sob pena de desclassificação).

Já a nota de corte varia de ano a ano, de acordo com a dificuldade da prova e a competitividade dos candidatos. Para se ter uma ideia, no processo de seletivo de 2018 era necessário conseguir uma nota entre 6,75 e 7,00 na primeira fase para ter o direito de ter as questões dissertativas analisadas pelos corretores.

A redação do ITA

Assim como a maioria dos concursos vestibulares, o ITA cobra em sua redação uma proposta no modelo dissertativo-argumentativo, seguindo o modelo do Enem, por exemplo.

A redação recebe uma nota que varia de 0 a 10, sendo que a pontuação é dividida de acordo com quatro critérios diferentes, sendo eles: tema (0 a 3 pontos), tipo de texto (0 a 3 pontos), coesão e coerência (0 a 2 pontos) e, por fim, conformidade com a norma-padrão (0 a 2 pontos).

Com um peso de 20% na nota final, a redação ganhou ainda mais importância que nos anos anteriores, de modo que a nota da produção textual corresponde à nota atribuída a toda a primeira fase do vestibular.

Inscrição vestibular ITA

A inscrição do vestibular do ITA 2020 vai até o dia 15 de agosto de 2019. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 1º de dezembro e a segunda fase ocorrerá nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. Para os alunos que estão cursando o segundo ano do Ensino Médio, apenas a modalidade de treineiro está disponível.

Outro ponto importante é que o ITA limita a idade dos alunos que ingressam na instituição. Assim, apenas aqueles que tenham no máximo 23 anos no dia 31 de dezembro do ano do vestibular podem participar do concurso.

Para se inscrever no vestibular do ITA é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 140,00. Quem não tem condições de arcar com esse valor pode solicitar a isenção, desde que a renda familiar per capita seja igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

fios elétricos ITA Vestibular

ITA vestibular: cursos

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é voltado para os cursos de engenharia. No seu departamento de graduação, o ITA oferece 6 cursos diferentes, sendo eles:

O ITA ainda oferece cursos de Mestrado e Doutorado no seu programa de pós-graduação. São cinco programas de pós-graduação que se dividem em 20 áreas diferentes.

Provas do ITA

Uma das melhores maneiras de se preparar para o vestibular do ITA é conhecendo as provas anteriores. E, graças ao site da instituição, isso é muito fácil, uma vez que ele disponibiliza todas as provas de primeira e segunda fase, bem como os gabaritos correspondentes, de 2008 a 2019. É só clicar aqui para ter acesso.

Como se preparar para o vestibular do ITA

Como não poderia deixar de ser, a preparação para o vestibular do ITA é tão difícil quanto o próprio concurso. Por isso, é fundamental conhecer bem o edital e analisar quais são os assuntos abordados nas provas, principalmente na segunda fase.

É comum que alguns dos temas não caiam em vestibulares mais tradicionais, como o Enem. Isso faz com que a exigência de temas mais avançados possa dificultar um pouco os estudos, mas nada que um bom planejamento não resolva.

Para quem vai estudar sozinho, nada melhor do que disciplina e uma rotina de estudos bem elaborada. Como são muitos assuntos de grande complexidade, é fundamental se organizar para conseguir cobrir todos, principalmente aqueles que você tiver mais dificuldade.

O ITA vestibular é um dos mais concorridos do Brasil, mas é possível conseguir a sua tão sonhada vaga no ensino superior! Basta se dedicar escolher as melhores fontes para estudar que as suas chances aumentam consideravelmente!

Curtiu esse post? Então, não deixe também de acessar o nosso Plano de Estudos! Com ele você consegue programar a sua rotina de estudos e aumentar a sua produtividade e as chances de conseguir a sonhada vaga na faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *