Aplicativo Enem: o que é, como funciona e mais!

Venha entender como funciona o Aplicativo Enem, como baixar, dicas para estudar e muito mais!

Aplicativo Enem: o que é, como funciona e mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, hoje, a principal forma de ingressar no ensino superior para os estudantes no Brasil. Por meio dele, é possível concorrer a vagas em praticamente todas as grandes universidades públicas do país.

Nesse contexto, foi inevitável que os responsáveis pelo exame investissem em sua evolução, acompanhando a era da internet móvel. Assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, lançou a nova versão do Aplicativo Enem.

Quer saber mais sobre este app? Então, continue a leitura para descobrir como ele funciona e como pode ajudar na sua preparação!

O que é o aplicativo Enem?

Disponível para celulares iOS e Android desde a versão 2016 do Enem, o Aplicativo Enem tem como objetivo facilitar a vida dos vestibulandos, reunindo todas as principais informações sobre o exame para que possam ser acessadas diretamente pelo celular.

A cada ano, a usabilidade do aplicativo melhora, de modo que a sua versão 2019 encontra-se no seu auge. Com o aplicativo Enem, é possível ver notícias sobre o exame, conferir informações de situação da inscrição, ver o cronograma de provas com datas e locais e ter acesso ao cartão de confirmação.

Além dessas funcionalidades, o aplicativo do Enem 2019 ainda traz o gabarito das provas e o resultado individual após o exame ser realizado, e até mesmo o espelho da redação.

Vestibulandos podem definir alertas sobre informações específicas e atualizações do cronograma do exame, evitando perder novidades do Enem.

O app oferece a função de checklist das etapas concluídas, facilitando o acompanhamento e a resolução de possíveis pendências. Já a função de Mural de Avisos dá ao candidato a possibilidade de acessar avisos e notificações oficiais do próprio Inep, o que é muito útil para acompanhar alterações na edição do Enem.

Por fim, caso ainda haja alguma dúvida, o aplicativo do Enem traz uma seção de FAQ – Perguntas Frequentes, que reúne as dúvidas mais comuns entre os vestibulandos.

Como baixar o aplicativo Enem?

O aplicativo Enem está disponível para as duas principais plataformas mobile do mercado: Android e iOS. Para garantir a segurança na utilização do app, procure sempre as lojas oficiais de aplicativos do seu celular.

Dessa forma, você evita disponibilizar suas informações de inscrição e dados pessoas a fontes desconhecidas. A melhor maneira de verificar a confiabilidade do aplicativo é conferir se o nome do desenvolvedor, na App Store ou na Play Store está definido como Inep.

Atualmente em sua versão 3.1.11 (para Android), o aplicativo do Enem já conta com mais de um milhão de downloads e quinze mil avaliações.

celular aplicativo enem

Aplicativo Enem: como funciona?

Como não poderia deixar de ser, o aplicativo do Enem é voltado apenas para aqueles candidatos inscritos no exame do ano corrente. Dessa forma, a cada ano o Inep libera para download uma versão específica do app, de modo que você só consegue fazer o cadastro no aplicativo correspondente ao ano do exame em que está inscrito.

Cadastro no aplicativo Enem: passo a passo

Fazer o cadastro no aplicativo Enem é muito fácil. É só seguir o passo a passo descrito a seguir:

  1. Baixe o aplicativo para o seu celular;
  2. Após entrar no aplicativo, toque em “Pular”, no canto esquerdo superior, para passar pelas telas de apresentação;
  3. Toque na faixa amarela na qual está escrito “Fazer Login”;
  4. Para realizar o login no aplicativo, basta inserir o seu CPF e a senha que você cadastrou no momento da inscrição no Enem. Caso você tenha esquecido a senha, é necessário entrar no sistema de chat do Inep;
  5. Aceite os termos de uso do aplicativo para prosseguir.

Funcionalidades do aplicativo Enem

O aplicativo do Enem 2019 traz uma série de funcionalidades interessantes. A seguir, você verá como acessar cada uma delas:

  • cronograma completo – na aba “Participante”, é só tocar em “Ver cronograma completo” para verificar as datas mais importantes do Enem;
  • perguntas frequentes – na aba “Informações”, toque em “acessar perguntas” e escolha o filtro que melhor se adéqua à sua dúvida. As opções disponíveis são: “antes da inscrição”, “depois da inscrição”, “no dia da prova” e “depois da prova”;
  • busca – o campo de buscas da parte superior do aplicativo permite pesquisar respostas para as perguntas mais frequentes. Para encontrar a resposta, é só tocar nos itens dos resultados para expandir o texto;
  • informações da inscrição – na aba “Perfil” você encontra todos os dados sobre a sua inscrição. No menu “Gabarito” estão os gabaritos oficiais da prova por cor de caderno, por exemplo. Quem já realizou o exame antes, ainda consegue conferir os resultados anteriores no item “Histórico de notas”;
  • senha – o aplicativo do Enem oferece a possibilidade de alterar a senha do seu cadastro no item “Alterar senha”, da aba “Perfil”.

Infelizmente, uma função muito aguardada, mas que não foi disponibilizada na versão do aplicativo Enem deste ano é a de realização da inscrição no Exame. Para se inscrever, ainda é necessário acessar o site do Inep pelo navegador, preferencialmente em um computador.

Aplicativos para estudar para o Enem

Além do aplicativo oficial do Enem 2019, você pode contar com ferramentas especiais para se preparar para o exame esse ano — a principal delas é o aplicativo Stoodi – Enem 2019!

Disponível para celulares Android e iOS, o app do Stoodi traz uma base de dados completa com videoaulas de todas as disciplinas cobradas no exame. Além disso, o aplicativo conta com vários exercícios selecionados especialmente nos moldes do Enem para você praticar os seus conhecimentos e se preparar da maneira mais completa!

Com o app do Stoodi, você ainda consegue acesso a uma das funcionalidades mais interessantes da nossa plataforma: fazer o download das videoaulas para assistir onde quiser, a hora que quiser, sem gastar o seu plano de dados. Assim, você consegue estudar sem se preocupar com o limite da sua internet!

Curtiu esse conteúdo? Então não deixe também de acessar o nosso Plano de Estudos! Com ele, você consegue programar a sua rotina de estudos, aumentando sua produtividade e as chances de conseguir uma vaga na universidade em que deseja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *