Império Bizantino: o que foi, resumo e mais!

Império Bizantino: entenda o que foi, sua história, tudo sobre a cultura, política, economia e muito mais!

Império Bizantino: o que foi, resumo e mais!

Ao longo da História da humanidade vários grandes impérios dominaram enormes territórios, exercendo seu poder sobre diversos povos diferentes e espalhando sua cultura, suas práticas econômicas e políticas. E, sem dúvidas, um dos mais longevos e poderosos da História foi o Império Bizantino.

Quer saber mais sobre esse grande império? Neste artigo vamos contar para você o que foi o Império Bizantino, como sua sociedade se organizava, qual foi a sua História e quais as suas relações com o mundo árabe. Confira!

O que foi o Império Bizantino?

Também conhecido como Reinado Bizantino, o Império Bizantino foi uma organização política que sucedeu o domínio do Império Romano. Foi o Império que dominou o Mar Mediterrâneo durante séculos, até sucumbir na Idade Média.

Os historiadores consideram que o Império Bizantino atingiu o seu auge com o grande imperador Basílio II Bulgaroctonos (Mata-Búlgaros), da dinastia Macedônica, ainda no início do século IX.

Até o momento da queda do Império Bizantino, sua regressão territorial influenciou fortemente a história da Europa, delimitando territórios que hoje conhecemos como as nações europeias. Sua queda foi a responsável por marcar, historicamente, o fim da Idade Média.

Império Bizantino: resumo

Historicamente, o Império Bizantino é considerado como a continuação do Império Romano, que se dividiu e ruiu no ano de 395. Nesse ano, o grande Império Romano se dividiu em duas partes, sendo o Império Romano do Oriente, com a capital em Constantinopla (também chamado de Império Bizantino) e o Império Romano do Ocidente, cuja capital ficava em Milão.

O Império Bizantino foi uma das organizações políticas mais grandiosas e que durou mais tempo na história da humanidade, do mundo antigo ao período medieval. Se estendeu do ano de 395 ao ano de 1.453.

Seu início se deu a partir da fundação da cidade de Constantinopla sobre aquilo que, até o momento, era Bizâncio, uma colônia da Grécia que teve origem em 657 a.C. A cidade foi fundada por Constantino, o Grande, filho de Constâncio Cloro.

Constantino foi aclamado como um dos imperadores do Império Romano no ano de 306 d.C., após o falecimento de seu pai.

Nessa época, todo o Império Romano encontrava-se vulnerável aos ataques bárbaros dos povos do Norte e do Oriente, particularmente pelos Persas. Por conta dessa vulnerabilidade, o Império foi dividido e cada parte ficava sob a responsabilidade de uma autoridade diferente.

No entanto, quando Constantino assumiu, Maxêncio, o Augustus da mesma região do Império declarou-se como único imperador, o que levou a guerras civis que marcaram os anos posteriores.

Com grandes vitórias em sequência, Constantino publicou o Édito de Milão, declarando oficialmente a tolerância a qualquer credo religioso e inibindo a perseguição aos cristãos. Suas vitórias levaram à unificação do Império que, apesar de manter as características do anterior, incluíram diversos novos elementos, sendo o principal a mudança para a nova capital imperial no Oriente.

O Império Bizantino prosperou por muitos séculos, concentrando seu poder econômico e político principalmente no que antigamente era conhecido como o lado oriental do Império Romano.

Por fim, após diversos conflitos com cristãos ocidentais (Quarta Cruzada) e muçulmanos em expansão, o Império Bizantino encontrou seu fim, subjugado pelo sultão Mehmet II.

pintura império bizantino

Império Bizantino: cultura

Culturalmente, o Império Bizantino foi responsável por introduzir uma série de elementos que o distinguiram da tradição ocidental baseada nas premissas do antigo Império Romano. Entre eles, podemos citar:

  • oficialização do grego como a língua do império, substituindo o latim;
  • cesaropapismo, ou seja, a convergência dos poderes político e espiritual na figura do imperador;
  • tolerância religiosa, interrompendo anos de perseguição aos cristãos;
  • Cisma do Oriente, separando o cristianismo Bizantino (Igreja Ortodoxa) da Igreja Católica;
  • extinção do paganismo.

Império Bizantino: economia

A economia do Império Bizantino estava entre as mais avançadas da época, sendo que a própria Europa não conseguia corresponder à força econômica do Império até a sua queda, no fim da Idade Média.

Eixo central de uma vasta rede comercial, Constantinopla influenciou a Eurásia, o Norte da África e até mesmo a Rota da Seda. O comércio foi um dos pontos mais fortes da economia do Império Bizantino, florescendo perante a decadente organização ocidental.

Império Bizantino: política

Era muito comum que os imperadores fossem representados como santos no Império Bizantino, principalmente por conta da junção dos poderes políticos e religiosos.

Um dos imperadores de maior sucesso foi Justiniano que, ao longo do século VI, recuperou territórios invadidos e construiu grandes estradas que permitiram a retomada do comércio no Mar Mediterrâneo.

Império Bizantino e o mundo árabe

O reinado de Justiniano foi um dos mais importantes do Império Bizantino, principalmente por sua característica expansiva e pela conciliação com persas, além das retomadas de territórios no Norte da África, Itália e Espanha, reconstituindo o antigo Império Romano do Ocidente.

Com isso, anos de prosperidade e um convívio relativamente pacífico foram importantes para difundir uma cultura mista, além das práticas comerciais dominadas pelos povos árabes, que influenciaram muito no surgimento das sociedades modernas após a Idade Média.

Entretanto, com a morte de Justiniano e as invasões ao Império Bizantino, os conflitos entre bizantinos e árabes se acirraram, de modo que a queda de Constantinopla foi um dos marcos da queda da Idade Média e o seguinte domínio do Império Árabe onde, hoje, conhecemos como Turquia.

A partir de então, os costumes e a cultura da sociedade árabe passaram a dominar a região, aumentando a separação entre o que hoje é o Oriente Médio e os territórios que, posteriormente, deram origem aos estados europeus. Tais domínios ainda entrariam em diversos conflitos, principalmente com a unificação da Arábia e a expansão do islamismo.

O Império Bizantino foi, sem dúvidas, uma das organizações políticas e sociais mais importantes do mundo antigo, tendo dominado regiões muito valiosas na Europa, África e Eurásia durante séculos. Sua ascensão e sua queda marcaram a História da humanidade e, até hoje, refletem na forma como as sociedades se organizam onde antes prosperou um dos impérios mais grandiosos do mundo.

Curtiu esse post? Então não deixe também de acessar o nosso Plano de Estudos! Com ele você programa a sua rotina de estudos, aumentando a sua produtividade e as suas chances de conseguir uma vaga na faculdade! Corre lá para conferir e melhorar os seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *