Treineiros Enem: quem são, inscrições e mais!

Treineiros Enem: saiba tudo sobre o que é preciso para fazer sua inscrição, como ver seu resultado e mais!

Treineiros Enem: quem são, inscrições e mais!

Você sabia que é possível fazer a prova do Enem mesmo sem ter terminado o ensino médio? A categoria de treineiros Enem existe justamente para suprir essa demanda! Esse tipo de inscrição permite aos alunos que tenham a verdadeira experiência da avaliação, facilitando a vida de quem quer se preparar da melhor forma possível.

Ainda que não sirva como entrada para um curso de graduação, é um treinamento que pode ser muito útil, principalmente para quem nunca fez um vestibular. Durante o ensino médio e em cursinhos é comum que sejam oferecidos simulados aos alunos. Entretanto, nada se compara a estar lá no dia da avaliação com os outros estudantes!

Pensando na relevância desse formato de prova para quem está pensando no futuro, criamos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre os treineiros Enem! Tire suas dúvidas sobre o tema na leitura, esse pode ser o empurrão que precisava para ter mais segurança e confiança na hora de fazer a prova pra valer! Vamos lá, então?

O que é um treineiro Enem?

Bom, como já deu para perceber, o termo remete à ideia de treinamento. Fazer a prova nessas condições não é uma exclusividade do Enem, sendo disponibilizada por muitos dos grandes processos seletivos em todo o país.

Nesse caso, o inscrito poderá fazer a prova normalmente, com os mesmos critérios de avaliação que os demais candidatos. Ela não serve como entrada para uma faculdade, mas pode ser muito útil no sentido de preparar você para uma prova que geram anseios em muitos estudantes, principalmente os marinheiros de primeira viagem.

Diferença entre treineiros e os demais participantes

Sobre a prova em si, não existe diferença alguma entre treineiros e o resto dos vestibulandos. Como dissemos, vocês serão tratados como os demais estudantes, recebendo os mesmos cadernos de perguntas, tempo disponível etc.

A única diferença real entre os casos é o fato de que os treineiros não poderão utilizar as notas para qualquer fim que não seja o de autoavaliação e experiência pessoal.

Segundo as regras do ministério da educação (MEC), aqueles que ainda não estão para concluir o ensino médio e tiverem menos de 18 anos não podem submeter seus pontos para nenhuma instituição de ensino superior.

caneta livro treineiro enem

Como funciona a inscrição para treineiros?

Na verdade, a realização da prova é permitida para basicamente qualquer pessoa que tenha interesse em fazê-la, sem limite máximo de idade ou formação anterior exigida. Os estudantes que não completaram a idade mínima ou ainda não estão próximos de conseguir o diploma podem fazer a prova nas condições que descrevemos anteriormente.

Usamos a terminologia treineiros por ser a palavra mais conhecida para se referir a esses casos. Entretanto, vale ressaltar que o próprio MEC não a utiliza nos editais e processos de inscrição.

Qual é o custo da inscrição para ser treineiro no Enem?

O valor pago é o mesmo tanto para quem fará apenas o treinamento quanto para os demais inscritos. Pode parecer estranho, mas faz sentido quando pensamos que os investimentos envolvidos — pagamento de materiais, equipe avaliadora e infraestrutura — serão os mesmos em ambos os casos para o MEC.

Um aluno que faz a prova “valendo”, portanto, tem o mesmo custo para o estado do que um treineiro. No ano de 2019, o valor cobrado será de R$ 85,00. Entretanto, existem formas de garantir a isenção em casos de dificuldades socioeconômicas para efetuar o pagamento. Para tal, você precisará fazer um requerimento no ato da inscrição, detalhando o seu caso.

Conheça um pouco da história e relevância do Enem

Ano após ano, o Enem se mantêm como uma das instituições mais importantes em termos de avaliação do ensino brasileiro. Desde sua primeira edição, a prova foi ganhando mais atenção das universidades e faculdades, até atingir o patamar que tem hoje, servindo como porta de entrada em muitos cursos de graduação no país.

Caso não saiba, o Exame Nacional do Ensino Médio era, inicialmente, apenas um instrumento de avaliação das escolas do território brasileiro. Ou seja, mesmo para os estudantes que estavam terminando o último ano, ele não tinha efeitos de vestibular.

Ainda assim, era uma experiência interessante para medir o nível do conhecimento dos estudantes, pois trata-se de uma prova feita com o mais alto padrão que qualidade, segurança e isenção. Não é por acaso que ela foi adotada em quase todo o país como uma possibilidade de entrada na graduação.

Pensando do ponto de vista do treineiro, é uma oportunidade interessante de ter seus conhecimentos avaliados por um instrumento com alto grau de complexidade para ser construído. Além disso, você terá a chance de ter sua redação corrigida pela equipe de professores avaliadores, testando também suas habilidades de escrita com profundidade.

Resultado para treineiros do Enem

Acreditamos que a maneira mais simples de conferir seu desempenho é consultando o gabarito divulgado pelo MEC. Normalmente ele é disponibilizado online de dois a três dias depois do dia do exame. Portanto, lembre-se de anotar suas respostas com atenção, depois de ter finalizado todas as questões!

Também é possível ter acesso ao seu desempenho individual, com os valores exatos das notas em cada caderno e a correção da redação, já que o gabarito não dará tal informação. Para isso, você precisará esperar um pouco mais.

Três meses depois do exame são publicados os resultados individuais de cada participante regular. No caso dos treineiros, como a pontuação não pode ser utilizada para outros fins, eles serão divulgados apenas dois meses após esse primeiro informe.

Já deu para entender que ser um dos treineiros Enem é uma maneira eficiente de ser impactado pelo formato de avaliação que a prova se propõe a ser. É bem fácil de achar as avaliações antigas do Enem, mas outra coisa é ir no dia marcado e ter a mesma experiência de quem estará lá prestando o vestibular.

Nesse momento, é possível vivenciar alguns dos pontos que geram dúvidas para os alunos: como: gerenciar o tempo da prova, regras de transcrição e outras emoções comuns nesse dia. Diante de um preparo como esse, suas chances de se sair bem no ano seguinte é muito maior.

Compreende-se que pode parecer árduo demais fazer uma prova que não tem valor “real”. Porém, se pararmos para pensar, o momento da sua avaliação oficial no Enem pode ser a prova mais importante para sua trajetória acadêmica. Por isso, vale a pena se esforçar um pouco mais.

Para ajudá-lo, conheça essa ferramenta única criada pela nossa equipe: o plano de estudos! Nessa área do site, você consegue planejar suas rotinas por temas, para que você foque apenas no que realmente importa!

Por fim, deixamos aqui disponível gratuitamente o nosso guia sobre o Enem! É um texto completo com tudo o que você precisa saber para se preparar adequadamente para o vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *