Data do Enem: datas, inscrições e mais!

Fique por dentro das principais datas do Enem com o Stoodi!

Data do Enem: datas, inscrições e mais!

O segundo semestre do ano tradicionalmente é o período de estudos mais importante na vida dos vestibulandos, isso porque a data do Enem 2019 se aproxima e, muitas vezes, exige do estudante um planejamento muito bem feito (principalmente se ele ainda está cursando o ensino médio).

Neste contexto, como sabemos que é comum o aluno se sentir sobrecarregado devido à alta carga de estudos e leitura diária, preparamos um conteúdo que esclarece acerca das principais datas do Enem. Além disso, vamos dar algumas dicas valiosas para quem deseja fazer uma boa prova em novembro. Acompanhe!

Data da prova do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep definiu as datas do Enem para os dias 3 e 10 de novembro de 2019, ou seja, novamente as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos.

Deste modo, como essas datas dificilmente serão modificadas (só se ocorrer algo muito sério, como exemplo vazamento da prova ou outro imprevisto incontornável), é fundamental que você elabore todo o seu planejamento de estudos baseado nesses dias, para que assim não precise correr com a matéria no mês de outubro.

Horário do Enem

Para ficar mais simples a compreensão, destacamos abaixo os principais horários para a prova do Enem 2019, veja:

Dia 3 de novembro: primeiro domingo de prova

No primeiro dia de prova, a ordem cronológica será a seguinte:

  • 12h abrem os portões de todos os locais de prova;
  • 13h pontualmente os portões serão fechados;
  • 13h a 13h30 iniciam-se os procedimentos de segurança na sala de aplicação;
  • 13h30 o estudante começa a fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e mais uma proposta de redação dissertativa;
  • 19h tempo máximo para o término de todas as provas.

Dia 10 de novembro: segundo domingo de prova

No último dia de prova, a dinâmica do exame ocorrerá conforme abaixo:

  • 12h abrem os portões de todos os locais de prova;
  • 13h pontualmente os portões serão fechados;
  • 13h a 13h30 iniciam-se os procedimentos de segurança na sala de aplicação;
  • 13h30 o estudante começa a fazer as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias;
  • 18h30 tempo máximo para o término de todas as provas.

Vale ressaltar que todos os horários acima são de Brasília, ou seja, para os estudantes que moram em regiões que não seguem o fuso horário da capital brasileira, é extremamente importante ficar atento para não se confundir e perder a prova.

Data de inscrição Enem

O prazo para inscrição Enem foi de 6 a 17 de maio, e as isenções para a taxa de pagamento poderiam ser solicitadas de 1 a 10 de abril de 2019.

Todos esses processos são realizados de forma online, no próprio site do Inep; sendo assim, o estudante precisa ter acesso à internet para acompanhar todos os procedimentos de inscrição.

Data do resultado Enem

Já o resultado do Enem será divulgado pelo Inep praticamente 2 meses após a aplicação do exame, no dia 17 de janeiro de 2020.

Dicas para o dia da prova Enem

Seja no caso de estudantes que já fizeram a prova e estão bem situados, seja para aqueles que nunca realizaram o Enem: é muito importante pensar previamente em alguns detalhes, e, com base neles, traçar sua estratégia de prova.

Deste modo, confira algumas dicas valiosas para o Enem 2019.

Vá para a prova com o planejamento já definido

Não tem como estabelecer para todos os estudantes uma única estratégia de prova, isso porque tem aqueles que gostam de iniciar o exame pela parte mais difícil e outros que preferem fazer inicialmente o que acham mais fácil.

Portanto, é você que definirá seu perfil de prova e, para chegar a essa conclusão, é preciso fazer muitos simulados.

Desta forma, é importante chegar ao dia 3 de novembro e apenas replicar a estratégia já adotada nos simulados (a qual o aluno constatou que é compatível com seu perfil), evitando assim ser surpreendido (principalmente pelo fator tempo).

Atenção com a carga horária de estudos dias antes da prova

estudando datas do enem

Para fazer uma boa prova, obrigatoriamente você precisa:

  • ler e interpretar 180 questões (sendo muitas delas com enunciados grandes);
  • fazer uma redação a caneta;
  • passar todas as respostas das 180 questões para o gabarito.

Em outras palavras, mesmo sendo um desafio totalmente alcançável, exige fisicamente muito do estudante. Por isso, é aconselhável que, no dia da prova (e até mesmo alguns dias antes), o estudante diminua a carga de estudos, poupando assim energia e fôlego para encarar os dois dias de exame.

Não deixe o gabarito para a última hora

Novamente é relativo aqui afirmar qual o momento ideal para preencher a folha de respostas: cada aluno adota a estratégia que achar melhor.

Porém, para passar as repostas (no caso 90 questões em cada domingo) sem pressa e com tranquilidade, são necessários por volta de 15 a 30 minutos, ou seja, não espere os 5 minutos finais de prova para preencher o gabarito, já que as chances de deixar questões em branco ou errar são altíssimas.

Alimente-se bem

Por fim, é expressamente aconselhável evitar refeições consideradas “pesadas” (aquelas com alto índice calórico e que demandam muito esforço do corpo para a digestão) no dia da prova.

Dê preferência para uma alimentação balanceada, com nutrientes de fácil digestão e os quais você já está habituado a comer.

Portanto, agora que você já sabe a data do Enem, bem como leu algumas dicas importantes para o dia do exame, é fundamental ir se preparando com calma para a prova. Deste modo, como temos mais de 30 dias para chegar em 3 de novembro, ainda dá tempo para você identificar e definir todos os detalhes da sua estratégia de prova.

Você quer ficar por dentro de tudo sobre os vestibulares e o Enem? Conheça o nosso plano de estudos. Com ele, você tem acesso a videoaulas e ainda pode testar seus conhecimentos a partir de vários exercícios que a plataforma disponibiliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *