Mercosul: o que é, países e mais!

Aprenda tudo sobre o Mercosul com o Stoodi!

Mercosul: o que é, países e mais!

Com o firmamento desse grande acordo com a União Europeia, o Mercosul tem ganhado destaque na mídia e nas discussões acadêmicas. Trata-se de um dos maiores blocos econômicos do mundo, com grande relevância no continente americano.

Sua importância varia muito de acordo com o governo de cada país, mas existe uma expectativa de que o bloco cresça nos próximos anos, tanto em capacidade de atuação quanto no número de países integrados.

Já deu para perceber a importância desse assunto para quem quer se manter informado sobre atualidades, não é mesmo? Para você que está estudando, saiba que esse é um tema já recorrente nas provas de vestibular, tanto nas provas de Geografia e História quanto na escrita da redação.

Pensando na importância dessa discussão, criamos esse panorama com tudo o que você precisa saber sobre o Mercosul. Vamos falar um pouco da história do bloco, assim como suas funções, objetivos e perspectivas para o futuro. Vamos lá?

O que é Mercosul?

Basicamente, o Mercosul é um bloco econômico formado por países da América do Sul, em um processo de negociações que se deram na década de 80. Brasil e Argentina, protagonistas das negociações, são os pilares que sustentaram a criação do bloco.

Sempre houve uma disputa histórica entre esses países, o que mudou na década de 80. O processo de redemocratização vivenciado tanto pela Argentina quanto pelo Brasil, nesse período, abriu-se uma nova onda de parcerias entre as nações.

São assinados acordos importantes entre eles, em temas como cooperação nuclear, hídrica e econômica. Houve uma percepção de que uma cooperação bilateral entre Brasil e Argentina seria fundamental para resolver os outros problemas sociais e econômicos oriundos da famosa crise da dívida na América latina.

Por fim, em 1991, foi assinado o Tratado de Assunção, fundando o bloco, que recebe esse nome como uma abreviação de “Mercado Comum do Sul”.

Nesse processo, foram adicionados também Paraguai e Uruguai, como forma de integrar esse pedaço importante da América do Sul. Esse grupo de países integram o chamado Cone Sul, nome que até mesmo é usado para se referir ao bloco.

Havia uma intenção de integrar outros países como Chile, Bolívia e Venezuela, na intenção de integrar as economias sul-americanas como um todo, numa tentativa de replicar a experiência da Europa com a União Europeia.

Características do Mercosul

Ele é uma organização intergovernamental que já tem 28 anos de história. Ainda que houvesse um interesse de expandir o alcance desse bloco, tornando-o uma organização supranacional como a União Europeia, isso ainda não chegou a ocorrer.

Isso significa que o Mercosul não é uma estrutura plenamente autônoma: a organização não se sobrepõe às vontades dos estados membros do bloco. Entre suas características, temos uma facilitação no trânsito de pessoas entre os países, com a existência de um passaporte integrado.

Está também em curso a adoção de um sistema único de placas para veículos entre os países, facilitando também essa circulação entre os membros do bloco. Existem também acordos alfandegários importantes entre as nações, criados com o objetivo de estimular e fortalecer o comércio na região.

Objetivos do Mercosul

bandeiras mercosul

Na sua concepção em 1991, o objetivo principal era formar uma união aduaneira, que é basicamente garantir tarifas comuns para os países do bloco, de forma que facilitasse o comércio com o resto do mundo.

E havia também um interesse secundário de transformá-lo em uma zona de livre comércio. Ainda assim, o bloco não passou de uma união aduaneira. Isso ocorreu por conta das constantes instabilidades na economia argentina e na brasileira.

Resumindo, o objetivo final do bloco é econômico. É uma união aduaneira intergovernamental composta por quatro membros: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

A Venezuela chegou a fazer parte, mas foi expulsa do bloco em 2017 pelo que foi considerado uma ruptura com o pacto democrático realizada pelo governo venezuelano nos últimos anos.

Países do Mercosul

Como estudante, é uma informação básica e importante para você ter em seu repertório os países que fazem parte do Mercosul:

  • Brasil;
  • Argentina;
  • Uruguai;
  • Paraguai.

Perspectivas para o Mercosul

A grande crítica que tem se feito ao Mercosul nos últimos anos é o fato de que ele deixou de ser um bloco puramente econômico e acabou se politizando demais. O bloco deixou de ser funcionalmente econômico e passou a ser um fórum de alinhamentos e debates.

Ainda assim. não se pode negar o caráter importante político que o Mercosul construiu nesse período. A questão aqui é todo o potencial ainda não aproveitado que essa organização pode ter em benefícios dos países da América do Sul.

Como dissemos, o Mercosul muda de características e orientações diante das atuações dos governos vigentes. Por não ser uma organização com autonomia, ela acaba por perder sua evidência em alguns momentos de crise no Brasil ou na Argentina.

É nesse contexto que recentemente foi anunciado um grande acordo com a União Europeia. Ainda não se sabe exatamente quais serão os termos e como se efetivará esse acordo na prática.

Entretanto, é possível conjecturar que esse acordo terá grande impacto na produção brasileira, transformando nossa organização industrial e abrindo portas também para a entrada de produtos estrangeiros a preços mais acessíveis.

Que tal expandir outros conhecimentos sobre o nosso mundo? Em nosso site, você tem acesso gratuito a ferramentas exclusivas para melhorar seu rendimento.

Recomendamos que teste o nosso plano de estudos! Com ele, é possível elaborar estratégias e obter resultados concretos na busca pela vaga no curso desejado!

Dê também uma olhada em nosso blog! Além de artigos e informações importantes, você terá ao seu alcance um extenso banco de videoaulas e exercícios. É só clicar e conferir, nem é preciso se cadastrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *