Tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal!

Aprenda a diferenciar os três tipos de predicado, como eles se constituem e coloque em prática com exercícios!

Tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal!

Tipos de sujeito e predicado — qual estudante nunca se deparou com esses termos da Gramática? Tem gente que foge só de ouvir qualquer coisa relacionada à análise sintática, não é verdade?

Se esse é o seu caso, não corra! Você já está lendo o segundo parágrafo deste post e ele vai te mostrar, de forma simples, como entender os tipos de predicado. Por isso, vá até o fim e surpreenda-se ao perceber que você venceu mais um conteúdo relevante para o Enem e os vestibulares!

O que é predicado?

Antes de entrar no assunto, um lembrete: as orações são constituídas por sujeito e predicado. Esses são os dois termos essenciais da oração. Logo, um se constitui em relação com o outro.

Enquanto o sujeito é o termo sobre o qual se diz alguma coisa, o predicado é justamente o que é dito sobre o sujeito. Veja os exemplos:

  • Ana comeu um pedaço de torta na festa.
  • As melhores férias da minha vida foram aqui.

Observe que os termos grifados correspondem ao predicado da oração: àquilo que se diz sobre o sujeito, respectivamente, “Ana” e “As melhores férias da minha vida”. Ficou fácil? A dica é identificar o verbo na frase e sua transitividade. Depois, você localiza o sujeito. Veja:

  • verbo: comeu; quem comeu? Ana.
  • verbo: foram; o quê? As melhores férias da minha vida.

A partir daí, é só identificar os tipos de predicados de acordo com o núcleo desse termo.

Tipos de predicado

Afinal, quais são os tipos de predicado que podemos encontrar? Como falamos acima, isso vai depender da constituição do núcleo: um verbo, um nome ou ambos. Veja a seguir.

grifando cadernos tipos de predicado

Predicado nominal

Quando o verbo é considerado de ligação, ou seja, indica estado ou mudança de estado (ficar, ser, estar, permanecer, tornar-se etc.), o predicado é classificado como nominal. Isso ocorre porque a palavra mais importante do termo não é o verbo, mas sim o predicativo (que acrescenta uma característica ao sujeito).

Observe:

  • Maria está feliz.
  • João tornou-se obeso.
  • A cidade permanece muda.

Nos 3 exemplos, o verbo (em negrito) não acrescenta informação substancial ao sentido da frase. Prova disso é que poderiam ser retirados, dependendo do contexto:

  • Maria, feliz, agradeceu a Deus pela graça alcançada.

Então, com verbos de ligação + predicativo do sujeito (PS), o predicado é nominal.

Predicado verbal

Quando o verbo é transitivo direto, transitivo indireto ou intransitivo (VTD, VTI ou VI), ou seja, é significativo, dizemos que o predicado é verbal. É o verbo a palavra de maior importância na frase:

  • Maria fechou a torneira;
  • João fez exercícios;
  • a cidade acolhe os desabrigados.

Nos exemplos acima, os verbos estão negritados. Além disso, como não podem ser retirados da frase sem que haja prejuízo de sentido, são também o núcleo do predicado.

Predicado verbo-nominal

Ora, se você está acompanhando direitinho a explicação, já pode deduzir: o predicado verbo-nominal é aquele composto por dois núcleos, sendo que um é um verbo e o outro, um nome, que qualifica o sujeito ou, então, o objeto direto (chamado predicativo do objeto, PO).

Essa estrutura se forma com um verbo significativo + predicativo do sujeito ou do objeto. Os exemplos vão ajudar a compreender:

  • Maria deixou a cidade feliz (VTD + OD + PS);
  • João julgou a vítima culpada (VTD + OD + PO);
  • a cidade espera ansiosa por um novo dia (VI + PS).

Perceba como, nessas frases, as duas informações são importantes para a construção do sentido. Na primeira, é como se disséssemos que Maria deixou a cidade e estava feliz.

Antes que você pense que as coisas estão se complicando, faça as atividades sobre tipos de predicado que separamos. Volte às explicações e exemplos se necessário.

Exercícios de predicado

Preparado? Vamos ver se você entendeu os tipos de predicado nestes exercícios! Você pode conferir as respostas no fim da página.

1. (CEGALLA – adaptado) Identifique o núcleo dos predicados e classifique-os:

a) As araras de cores vistosas posavam para os turistas.

b) No inverno as noites são mais longas.

c) Ao longo da praia sucediam-se hotéis, restaurantes, casas luxuosas.

d) As geadas e as secas deixam os lavradores preocupados.

e) À noite, Anselmo voltou para casa exausto.

f) Suas palavras soavam ocas.

2. (CEGALLA) Identifique e classifique os predicados:

(a) nominal

(b) verbal

(c) verbo-nominal

( ) Soa um toque áspero de trompa.

( ) Os estudantes saem das aulas cansados.

( ) A distância alimenta o sonho (Aníbal Machado).

( ) No município paulista de Bragança existem belíssimas grutas.

( ) Devido às fortes chuvas, os rios estavam cheios.

É muito comum, no Enem, encontrar atividades com tirinhas sobre tipos de predicado, entre outros temas, já que elas, assim como as charges, compõem um gênero textual verbovisual de fácil assimilação.

3. Assinale a alternativa que analisa corretamente a sintaxe na frase “Os pesadelos de aniversário já começaram”:

a) O sujeito é “os pesadelos” e o predicado é “de aniversário já começaram”.

b) O núcleo do predicado é um verbo, “começaram”, por isso o predicado é verbal.

c) O núcleo do predicado é um verbo, “aniversário”, por isso o predicado é verbal.

d) O verbo é de ligação, por isso o predicado é nominal.

Entender como são estruturadas as orações em Língua Portuguesa, conhecer a transitividade dos verbos e os tipos de predicado é muito importante para a leitura e a escrita de suas redações. Agora você não erra mais!

Para fazer mais exercícios, consulte o nosso banco de questões. Todas as matérias estão lá! E se quiser se organizar para não esquecer nenhum conteúdo, conte com o Plano de Estudos do Stoodi!

Gabarito: 1. a) posavam/verbal; b) longas/nominal; c) sucediam-se/verbal; d) deixam, preocupados/verbo-nominal; e) voltou, exausto/verbo-nominal; f) soavam, ocas/verbo-nominal. 2. bcbba. 3. b.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *