Para os alunos que estão na fase pré-vestibular, decidir qual curso fazer costuma ser uma das questões mais desafiadoras. No entanto, a escolha da faculdade também é muito importante e pode fazer toda a diferença na hora de garantir uma formação superior de qualidade.

Se identifica com essa situação? Então, continue a leitura porque este artigo foi feito para você! Nele, vamos falar um pouco mais sobre o Udesc vestibular, o processo seletivo da Universidade do Estado de Santa Catarina, além de trazer algumas informações interessantes sobre a instituição de ensino.

Neste conteúdo você vai conhecer:

  • O que é a Udesc;
  • O vestibular de inverno Udesc;
  • O vestibular de verão Udesc;
  • A inscrição para o Udesc vestibular;
  • O resultado do vestibular da Udesc;
  • O edital do vestibular da Udesc.

Vem com a gente e aproveite a leitura!

O que é a Udesc?

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma instituição pública de ensino superior que oferece mais de 50 cursos de graduação e mais de 45 opções de mestrados e doutorados nas diferentes áreas do conhecimento (Humanas, Exatas e Biológicas).

Criada em 1965, hoje a universidade conta com 12 unidades presenciais em 9 cidades catarinenses, além de 32 polos de ensino a distância (EAD) que oferecem mais flexibilidade para os alunos que não conseguem frequentar as aulas presenciais.

Além de uma boa infraestrutura com bibliotecas, laboratórios e equipamentos com alta tecnologia, podemos listar como diferenciais que destacam a Udesc como uma boa opção para quem busca uma instituição de ensino superior de excelência:

  • clínica-escola de fisioterapia;
  • hospital veterinário;
  • laboratório de DNA;
  • museu da escola catarinense;
  • editora universitária;
  • escritório de direitos autorais;
  • emissoras de rádio FM em Florianópolis, Joinville e Lages;
  • intercâmbio com outras universidades nacionais e estrangeiras;
  • grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq);
  • projetos de extensão que atendem à comunidade interna e externa da universidade.

Por fim, ainda dentro dos tópicos de diferenciais de qualidade, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017 classificou a Udesc com o conceito 4, garantindo uma posição de destaque no ranking das instituições de ensino superior do Brasil.

Como funciona o vestibular da Udesc?

Todos os anos, a Udesc oferece duas oportunidades de ingresso na instituição de ensino: o vestibular de inverno e o vestibular de verão. São mais de 2,6 mil vagas para os diferentes campus e, neste tópico, vamos fazer um rápido detalhamento de cada um deles. Veja a seguir!

O vestibular de inverno Udesc

Esse é o famoso vestibular do meio do ano e é realizado sempre no primeiro semestre. As inscrições geralmente têm início no mês de abril e as provas acontecem por volta dos primeiros dias do mês de junho.

A vantagem é que, se aprovados, os candidatos não têm que esperar até o ano seguinte e poderão iniciar a sua graduação já no segundo semestre do mesmo ano.

​O vestibular de verão Udesc

Geralmente mais concorrido do que o vestibular de inverno, o de verão acontece no segundo semestre para que os aprovados ingressem nos cursos escolhidos no início do ano seguinte.

Na Udesc, as inscrições já iniciam no mês de agosto e as provas são aplicadas em novembro, com as primeiras chamadas e abertura das matrículas já realizadas antes do encerramento do ano.

É importante destacar ainda que, em ambas as fases, a Udesc adota o sistema de cotas raciais e para alunos de escolas públicas, além de disponibilizar 25% das vagas para preenchimento por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

menina na biblioteca udesc

Inscrição para o vestibular Udesc

As inscrições para o Udesc vestibular — tanto o de inverno, quanto o de verão — são divulgadas no site da própria universidade ou, ainda, em outros portais voltados à educação e ao ensino superior.

Aqui, a dica é ficar de olho não apenas nas datas para a realização da inscrição em si, mas também nas taxas e nos dados requeridos para quem pretende solicitar a isenção desses valores.

Com essas informações em mãos, é só acessar o site da Udesc, selecionar, na aba “ingresso”, as opções de vestibular de inverno ou de verão e clicar sobre a edição do vestibular à qual você pretende se candidatar.

Ali, você vai encontrar todas as datas importantes, bem como o link para se inscrever, além de uma listagem completa dos cursos disponíveis juntamente ao edital e à lista de obras literárias para leitura obrigatória.

O resultado do vestibular da Udesc

Depois que você se inscreveu, investiu nos estudos e já fez a sua prova, qual é o próximo passo? Conferir o resultado!

Assim como acontece com as datas de inscrição, existem diversos portais ligados ao universo dos vestibulares que divulgam as listas com os nomes dos candidatos aprovados nos processos seletivos de diversas instituições de ensino no país.

Porém, no site da Udesc, além da aprovação, é possível conhecer também o boletim de desempenho e conferir toda a programação do período de matrícula, com datas, dúvidas mais frequentes e a documentação exigida pela universidade.

O edital do vestibular da Udesc

Por fim, chegamos ao tópico sobre o edital do vestibular da Udesc, um dos documentos mais importantes para qualquer vestibulando e que também pode ser encontrado no site da universidade.

Ali você vai conferir toda a relação de cursos oferecidos para aquele processo seletivo junto com informações como vagas disponíveis, turno e campus no qual a graduação é oferecida, condições para solicitação da isenção de taxas e outras orientações relevantes para a inscrição no vestibular.

Além disso, é no edital que os candidatos vão conferir a dinâmica de realização das provas — quantidade de questões, períodos de realização, disciplinas abordadas em cada dia etc. —, critérios de pontuação e outras orientações importantes para o momento do vestibular.

Agora que você já está bem informado sobre o Udesc vestibular, é só ficar de olho no calendário para não perder as datas de inscrição e focar nos estudos! Ah, aproveite para conferir o nosso plano de estudos e acesse todos os materiais que os professores do Stoodi preparam para dar uma força à sua preparação!

Giovanna Pessoa

Estudante de Administração de Empresas, a Gi faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e adora escrever! Ela ama estar em contato com a natureza, ler sobre psicologia, mas acima de tudo, é apaixonada por um cãozinho. Conheça mais sobre os textos da Gi, essa grande escritora que procura crescer cada vez mais em marketing!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!