Como cancelar a inscrição do Enem?

Saiba se é possível cancelar a inscrição do Enem, como alterar seus dados, senha e muito mais!

Como cancelar a inscrição do Enem?

Você saberia dizer como cancelar a inscrição do Enem? Muitos têm dúvidas a respeito do assunto, até mesmo sobre a viabilidade desse cancelamento. Pensando na relevância desse processo seletivo para muitos estudantes país afora, criamos este guia para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Por sua magnitude e alcance, o Enem consequentemente tem muitas regras e detalhes que podem passar despercebidos pelo candidato. Geralmente, estamos mais preocupados em conhecer e estudar os conteúdos cobrados, que não são poucos.

Entretanto, saber um pouco sobre o funcionamento do processo de inscrição pode te poupar tempo e salvar de algumas enrascadas no futuro. Sendo assim, vamos resumir aqui alguns pontos sobre a inscrição do Enem. Vamos lá?

Tem como cancelar a inscrição do Enem?

Tecnicamente, não é possível fazer um cancelamento formal da inscrição por parte do estudante. Isso não significa que você será obrigado a fazer a prova; existem algumas saídas possíveis que podem poupar de gastos indevidos e problemas futuros.

Você realmente precisa cancelar a inscrição?

Antes de optar por esse recurso, vale pensar se é realmente necessário desistir dessa prova. Ainda que não tenha certeza de que poderá comparecer, pode ser útil mantê-la como um recurso, caso resolva mudar de ideia.

Afinal de contas, existe um prazo para que as inscrições sejam validadas. Depois disso, você necessariamente deverá esperar até o próximo ano para fazer o exame. Ainda assim, é um tempo bastante amplo para fazê-lo. Portanto, não deixe para a última hora.

Prestar o Enem é uma porta de acesso a muitos institutos de ensino e até mesmo a programas de financiamento públicos. Pode valer a pena se esforçar um pouco para comparecer a essa que pode ser a avaliação mais importante da sua vida.

Refazer a inscrição do Enem

Caso não efetue o pagamento no prazo, seu nome estará fora da lista de inscritos no local da prova escolhido. Isso significa que a sua única chance de efetivar-se como candidato é inscrever-se no site do Ministério da Educação (MEC) e pagar a taxa de participação no tempo estipulado.

Como sabemos, é possível solicitar a gratuidade desse custo, a depender da situação socioeconômica de cada aluno. Para isso, basta preencher, no momento da inscrição, o questionário respondendo algumas informações pessoais como: renda pessoal e familiar, dificuldades de acesso etc.

Após o preenchimento desse documento, você receberá da comissão organizadora do Exame uma resposta se a gratuidade foi ou não concedida em seu caso. Nesse sentido, não é possível refazer a avaliação socioeconômica, restando apenas a opção de pagar a taxa exigida.

Como alterar os dados da sua inscrição Enem?

Como dissemos, os dados fornecidos para requerer a gratuidade de acesso a prova não podem ser modificados pelo estudante no ano em questão. Entretanto, basicamente qualquer outra informação pode ser preenchida novamente no perfil online do candidato.

Dados como endereço, telefone, e-mail e outros campos podem ser alterados a qualquer momento durante o período das inscrições abertas. Basta fazer o login na página do participante do Enem utilizando seu CPF e senha, e depois é só modificar os dados em seu perfil!

pessoas mexendo no computador inscrição Enem

Como recuperar a senha do Enem

Perder ou esquecer a senha de acesso à página do estudante é um problema bastante comum. Entretanto, não é preciso se desesperar. A solução é bem simples e não altera em nada seu processo de inscrição.

Para acessar novamente sua página de perfil, basta criar uma nova senha a partir das informações pessoais que você já possui. Para isso, você irá acessar a página do Enem e clicar na opção para o requerimento de uma nova senha.

Depois, você será orientado a fornecer alguns dados, como CPF e e-mail utilizado no ato da inscrição. Portanto, ressaltamos a importância de escolher um endereço de e-mail que você tenha acesso, preferencialmente que utilize no cotidiano, para facilitar seu novo registro, caso precise.

Por fim, você pôde perceber que não há como cancelar a inscrição do Enem. Caso esteja em uma situação de real impossibilidade de fazer a prova neste ano, basta não pagar o boleto gerado para confirmar a inscrição.

Caso tenha recebido o benefício da gratuidade no ano em questão e não comparecer no dia da prova, sua penalidade será a de não poder requisitar esse recurso no ano seguinte.

Vale mencionar também que, se tiver necessidade de prestar o exame em um lugar diferente do fornecido na hora da inscrição, isso não impossibilita de fazer a prova! Como dissemos anteriormente, qualquer dado pessoal pode ser modificado na área do inscrito no site durante o período de inscrições abertas.

Viu só como organizar-se com antecedência é importante? Se quiser dar mais um passo nesse sentido, confira a função exclusiva do Stoodi: o plano de estudos! Você poderá preparar-se com videoaulas, exercícios e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *