UEA Vestibular: inscrição, resultados e mais!

Saiba tudo sobre o vestibular da Universidade do Estado do Amazonas!

UEA Vestibular: inscrição, resultados e mais!

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem a missão de promover a educação e desenvolver o conhecimento científico, especialmente sobre a Amazônia. Para fazer um dos cursos de graduação — nas modalidades tecnológico, licenciatura ou bacharelado —, é importante conhecer como funciona o UEA vestibular.

Suas atividades começaram em 2001, e hoje a universidade visa ampliar os cursos de pós-graduação em diferentes áreas de pesquisa. Durante a graduação, você terá a oportunidade de participar de iniciação científica, intercâmbio, mobilidade acadêmica, monitoria, entre outros projetos que vão prepará-lo ainda mais para o mercado de trabalho.

Continue a leitura e confira as principais informações sobre o vestibular da UEA!

Vestibular da UEA: como funciona?

A UEA conta com duas modalidades de ingresso: pelo vestibular tradicional e pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS). No primeiro caso, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e a seleção consta de uma prova de conhecimentos gerais, uma de conhecimentos específicos e uma redação.

Já o vestibular seriado é uma das formas mais simples de conseguir uma vaga no Ensino Superior. Os alunos que optam por essa modalidade avaliativa fazem provas tradicionais, entretanto, elas têm início ainda no primeiro ano do Ensino Médio.

A maior diferença é que o estudante deve fazer três exames, um ao final de cada ano de estudo. A vantagem é que você só escolhe o curso que quer fazer no terceiro ano, ou seja, é possível pensar com calma e decidir a melhor graduação para o seu perfil.

O Sistema de Ingresso Seriado é uma avaliação que impõe menos pressão nos candidatos. Afinal, o conteúdo é limitado ao que foi estudado naquele ano, ao contrário do modelo tradicional de vestibular, que exige o que foi aprendido nos três anos do Ensino Médio.

Após realizar as três provas, a instituição faz uma média com os resultados alcançados pelos candidatos ao final de cada ano. As vagas são preenchidas de acordo com a ordem decrescente de pontuação.

Nesta edição, a Universidade do Estado do Amazonas vai oferecer 1.150 vagas para o SIS e 1.727 vagas para o vestibular. Os cursos acontecem em Manaus e em cidades do interior do Amazonas.

Dia da prova do vestibular da UEA

As provas do vestibular tradicional acontecem nos dias 27 e 28 de outubro de 2019. Já o exame para o Sistema de Ingresso Seriado acontece no dia 29 de outubro de 2019.

Os candidatos aos cursos de Dança, Música e Teatro devem fazer uma prova de habilidades específicas. Ela será realizada no dia 15 de setembro de 2019.

Inscrição vestibular UEA

As inscrições para o vestibular UEA e SIS acontecem até o dia 30 de agosto de 2019. Para isso, é necessário acessar o site da instituição e ter em mãos o seu número de cadastro de Pessoa Física (CPF) e um e-mail pessoal.

Para realizar a inscrição, você deve preencher o formulário, imprimir a guia de recolhimento e fazer o pagamento da taxa até o dia 2 de setembro. O valor para o vestibular é de R$ 100 e para o SIS é de R$ 70. Também é importante ler o edital com atenção. Nele, você encontra todas as informações necessárias para o exame.

Resultado vestibular UEA

Os resultados do vestibular UEA e do SIS serão lançados no dia 17 de dezembro de 2019. Para saber se você foi aprovado, é necessário acessar o site da Fundação Vunesp — órgão responsável pela realização do concurso.

No caso do vestibular, você pode conferir o resultado neste link. Se for candidato pelo Sistema de Ingresso Seriado, acesse este link para mais informações.

Gabarito vestibular UEA

O gabarito do vestibular UEA é divulgado após o término do processo de seleção, no mesmo site em que você vai consultar o resultado. É interessante usar essa informação para conferir as suas respostas e descobrir quantas questões você acertou em cada disciplina.

No entanto, fique tranquilo! O número de acertos não é determinante para a sua aprovação. Esse valor pode variar de acordo com o curso e a concorrência. Além disso, o vestibular é dividido em três etapas e você pode recuperar os pontos perdidos em alguma delas.

Assuntos que mais caem no vestibular da UEA

Como esse processo é realizado após a conclusão do Ensino Médio, é importante dominar todos os conceitos aprendidos nos três anos de estudo. Para que você possa direcionar melhor seu aprendizado, manter o foco e se preparar para a prova, selecionamos os principais assuntos do vestibular UEA. Confira:

  • Língua Portuguesa e Arte: variação linguística e estilística, morfossintaxe, processos sintático-semânticos, interpretação de texto, Literatura Portuguesa e Brasileira e concepção de arte;
  • Matemática: conhecimentos numéricos, trigonometria, geometria analítica e espacial, estatística, polinômios, matrizes e sistemas;
  • Física: leis de Newton, mecânica dos fluidos, física térmica, ondulatória, óptica, eletromagnetismo, eletrodinâmica e magnetismo;
  • Química: materiais, modelos atômicos, elementos químicos e tabela periódica, ligações químicas, funções inorgânicas, gases, soluções, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico, eletroquímica, química orgânica, biomoléculas, mecanismos de reações orgânicas;
  • Biologia: biologia molecular, histologia, sistemas, citologia, embriologia animal, genética, classificação dos seres vivos, zoologia, evolução, ecologia;
  • Geografia: linguagem cartográfica, solo, bacias hidrográficas, questões ambientais, pluralidade cultural, economia global, distribuição geográfica e crescimento populacional, produção de energia, urbanização brasileira e atualidades;
  • História: mundo medieval, mundo moderno, mundo da indústria, revoluções e guerras, guerra fria e novos desafios mundiais;
  • Filosofia: origens, pensamento racional e pensamento lógico, ética, política e estética, filosofia na atualidade, pensadores e métodos;
  • Língua Estrangeira (inglês ou espanhol): habilidades de leitura e domínio da gramática.

O UEA vestibular oferece a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades do Amazonas. As provas visam selecionar os candidatos mais preparados para os cursos. O exame requer bons conhecimentos em todas as áreas, por isso, não deixe de se preparar para obter sucesso na seleção!

Para otimizar o seu aprendizado, é fundamental contar com um bom Plano de Estudos! Além disso, você pode acessar e conferir todo o material disponível no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *