Vestibular Ulbra: o que é, inscrição e mais!

Saiba todos os detalhes do vestibular da Ulbra, e prepare-se da melhor maneira possível!

Vestibular Ulbra: o que é, inscrição e mais!

Tradicional no Rio Grande do Sul e com unidades em Goiânia, Pará e Tocantins, a Universidade Luterana do Brasil é uma boa escolha para você cursar uma faculdade seja presencial ou a distância.

Como cada polo tem uma dinâmica diferente, o Ulbra vestibular pode ser agendado e as unidades contam com datas diferenciadas. Portanto, vale a pena fazer o cadastro no site da instituição para você ficar por dentro dos cronogramas mais interessantes.

A Instituição conta com mais de 45 anos de história, é bem tradicional e tem boa avaliação por parte do Ministério da Educação (MEC) em algumas graduações. Para você saber tudo sobre o vestibular Ulbra, os cursos existentes e as formas de ingresso, preparamos este post com dicas imperdíveis. Confira!

O que é o vestibular da Ulbra?

O vestibular Ulbra é um processo seletivo realizado por meio de uma prova que visa à entrada nos inúmeros cursos superiores oferecidos pela Instituição, seja na modalidade presencial ou a distância (EAD).

As provas são realizadas a cada semestre, mas o candidato deve observar as vagas disponíveis em cada curso. A principal dica é você acessar o site do vestibular Ulbra e selecionar o campus de interesse, pois existem unidades em:

  • Manaus (AM);
  • Itumbiara (GO);
  • Santarém (PA);
  • Palmas (TO);
  • várias cidades do Rio Grande do Sul.

Ao preencher o cadastro, a instituição vai fornecer os detalhes do processo seletivo de seu interesse via e-mail.

Vestibular contínuo Ulbra

A maior parte dos cursos superiores da Universidade Luterana do Brasil conta com vestibulares contínuos ao longo do ano.

A avaliação tem duração de duas horas e é realizada por meio de uma redação. É proposto um tema da atualidade e o candidato precisa elaborar um texto argumentativo.

Além disso, há uma prova com 15 questões objetivas contemplando as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

A inscrição é feita pela internet, com pagamento de taxa e escolha de um dos dias pré-estabelecidos pela Ulbra para a prova, com seu respectivo horário.

Ulbra vestibular com Enem

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos quatro anos pode utilizar a nota conquistada como meio de ingresso na Ulbra. Dessa maneira, o candidato é dispensado do vestibular nos cursos presenciais ou a distância, exceto no caso de Medicina (abordaremos logo mais).

Para isso, é preciso se inscrever pela internet, em um dos campi e pagar a taxa de inscrição, além de apresentar os documentos necessários. Uma das exigências é a de que o candidato tenha obtido uma nota igual ou superior a 200 na redação do Enem.

Ulbra vestibular EAD

Quem optar pelos mais de 20 cursos de graduação na modalidade a distância pode escolher o dia e o horário da prova. Os requisitos são a inscrição no site e o pagamento da taxa.

São duas horas de duração para o candidato escrever a redação, sempre com um tema referente à atualidade. Por isso, a leitura de jornais, sites, revistas e livros é fundamental para você se sair bem na avaliação.

Outra boa dica para escrever uma redação nota 10 é praticar. Portanto, escolha determinados temas e escreva. Quanto mais você praticar, maiores serão as chances de se sair bem tanto nos vestibulares quanto no Enem.

Ulbra vestibular Medicina

O processo seletivo referente ao curso de Medicina é diferente dos demais. Isso porque a concorrência é bem maior. Nesse caso, além da redação, são aplicadas 65 perguntas objetivas de:

  • Português;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

O candidato precisa fazer a inscrição no site da unidade de Canoas, no Rio Grande do Sul e comparecer ao local do exame no dia e horário selecionados pela instituição, após o pagamento da taxa.

O candidato tem quatro horas para concluir o Ulbra vestibular. Trata-se do curso mais concorrido da instituição, com mais de 35 candidatos por vaga.

Atualmente, o curso de Medicina tem mais de 750 alunos e 106 professores. Há um Hospital Universitário que faz atendimento à população e estágios monitorados, aliando a teoria à prática.

Curso conceituado

ulbra

Fundado em 1996, o curso de Medicina da Ulbra conta com nota 4 de uma escala que vai até 5 na avaliação do MEC.

Entre os critérios avaliados, estão:

  • organização didático-pedagógica;
  • corpo docente;
  • infraestrutura (laboratórios e monitorias, por exemplo).

Além de Medicina, outros cursos superiores são bem avaliados. Podemos citar:

Todos esses também obtiveram nota 4 na avaliação do MEC nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Resultado Ulbra vestibular

Os resultados do Ulbra vestibular são divulgados no próprio site da instituição. Geralmente, os gabaritos saem no mesmo dia da realização das provas.

Quem fizer a prova poderá conferir se passou ou não no botão listão dos aprovados, disponibilizado no site oficial.

Conheça a Universidade Luterana do Brasil

Inaugurada há mais de quatro décadas, a Universidade Luterana do Brasil sempre contou com cursos nos níveis fundamental, médio, profissionalizante e superior. A primeira escola foi fundada na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, em 1911.

No ensino superior, a primeira experiência foi em 1972, mas a transformação em universidade mesmo aconteceu em 1988, quando foi decretada sua criação, tendo o reconhecimento do Conselho Federal de Educação.

A partir daí houve a expansão para outros estados. Atualmente, há unidades em seis municípios do norte e centro-oeste, transformando a Ulbra em uma universidade multicampi.

Veja alguns cursos existentes

São 37 cursos de bacharelado com ensino presencial, 11 de licenciatura, 15 cursos superiores de tecnologia, quatro a distância de bacharelado, oito EAD licenciatura e novos cursos superiores EAD em tecnologia.

Como você vê, há muitas oportunidades para quem faz o Ulbra vestibular. Portanto, empenhe-se nos estudos e faça de sua preparação o início de uma carreira bem-sucedida!

Está interessado em conseguir uma boa nota no Enem? Então conheça agora mesmo o nosso plano de estudos e se prepare adequadamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *