Unidades de medida: o que são, tabelas e mais!

Aprenda quais são e como calcular cada uma das unidades de medida!

Unidades de medida: o que são, tabelas e mais!

Saber bem a matéria sobre unidades de medida é um bom caminho para quem quer ser aprovado no Enem, já que esse tipo de conteúdo pode aparecer em questões de Matemática, Física e Química. Por isso, aprender sobre todas as unidades de medida, bem como suas respectivas conversões, passa a ser essencial para todos os vestibulandos.

Em vista disso, para ajudar nos seus estudos, preparamos um conteúdo para falar sobre o que é unidade de medida, quais são as principais, como converter unidades de medida e de que forma elas podem aparecer na prova do Enem. Acompanhe!

O que é unidade de medida?

Podemos definir unidade de medida como sendo as grandezas que fazem parte do sistema métrico decimal, a partir das quais conseguimos medir com exatidão o tempo, comprimento, massa e outros tipos de grandeza presentes na natureza.

Unidades de medida de comprimento

Em nosso país, utilizamos o sistema métrico para ordenar a escala de comprimento, sendo ela disposta da seguinte forma:

Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm).

Deste modo, para converter algum valor da esquerda para a direita, devemos multiplicar por 10 a cada “pulo” de casa. Exemplificando, 10 km são 100 hm, 1000 dam e assim sucessivamente.

Já se caminharmos da direita para a esquerda, o raciocínio segue o mesmo, contudo, a operação matemática que deve ser feita é a divisão por 10.

Unidades de medida de massa

balança unidade de massa

A unidade de medida de massa no sistema internacional é representada de acordo com a escala abaixo:

Quilograma (kg) -> hectograma (hg) -> decagrama (dag) -> grama (g) -> decigrama (dg) -> centigrama (cg) -> miligrama (mg).

Já para a conversão, aplicamos a mesma lógica da conversão na escala de comprimento, multiplicando por 10 da esquerda para a direita e dividindo por 10 da direita para a esquerda.

Unidades de medida de volume

A grandeza volume é obtida ao elevarmos qualquer unidade de comprimento ao cubo, e sua escala no sistema internacional é a seguinte:

km³ -> hm³ -> dam³ -> m³ -> dm³ -> cm³ -> mm³.

Já neste caso a conversão da esquerda para a direita precisa ser multiplicada por 1000, e, caso você queira converter alguma unidade da direita para a esquerda, é necessário dividir por 1000 a cada “pulo” de casa.

Unidades de medida de tempo

As unidades de tempo geralmente são as mais conhecidas pela população, porque elas fazem parte do nosso dia a dia. São elas:

Segundos – minutos – horas – dias.

A conversão das unidades de tempo funciona assim:

  • 1 dia equivale a 24 horas, ou 1440 minutos ou 864.000 segundos.

Desse modo, de horas para minutos devemos multiplicar por 60 e, de minutos para segundos, também precisamos multiplicar por 60.

Dicas para estudar

Seja para resolver exercícios de Matemática, seja para solucionar questões de Física, há algumas conversões que você necessariamente precisa lembrar para fazer uma prova de vestibular. São elas:

Além disso, vale destacar que não podemos confundir a escala de tempo com a escala de comprimento, isso porque muitos estudantes misturam os conceitos e cometem equívocos do tipo:

  • 60 cm equivale a 1 metro;
  • 100 segundos equivale a 1 minuto.

As duas equivalências acima estão erradas. A conversão correta é:

  • 60 cm equivale a 0,6 metros;
  • 100 segundos equivale a 1 minuto e 40 segundos.

Exercícios sobre unidades de medida

1. Em uma maratona, os participantes precisam correr 45 km e ainda fazer o percurso no menor tempo possível para conquistar a vitória. Um corredor, após 2 horas e 50 minutos, completou 40,5 km e abandonou a prova devido ao cansaço.

Qual das opções abaixo representa a distância e o tempo que esse corredor obteve na prova imediatamente após seu abandono?

a) 40.500 metros e 10.200 segundos.

b) 405.000 milímetros e 10.200.000 segundos.

c) 450.00 metros e 12.000 segundos.

d) 405.000 decímetros e 12.000 segundos.

Resolução

Alternativa correta letra “a”. Passando 40,5 km para metros, encontramos 40.500 metros (devemos multiplicar por 1000); já passando 2 horas e 50 minutos para segundos, encontramos 10.200 segundos (devemos multiplicar 170 minutos por 60).

2. (Enem) Uma empresa especializada em conservação de piscinas utiliza um produto para tratamento da água cujas especificações técnicas sugerem que seja adicionado 1,5 ml desse produto para cada 1000 l de água da piscina. Essa empresa foi contratada para cuidar de uma piscina de base retangular, de profundidade constante igual a 1,7 m, com largura e comprimento iguais a 3 m e 5 m, respectivamente. O nível da lâmina d’água dessa piscina é mantido a 50 cm da borda da piscina.

A quantidade desse produto, em mililitro, que deve ser adicionada a essa piscina de modo a atender às suas especificações técnicas é:

a) 11,25

b) 27,00

c) 28,80

d) 32,25

e) 49,50

Resolução

Alternativa correta letra “b”.

Primeiramente calculamos o volume V:

V = altura x comprimento x largura

V = 1,20 x 5 x 3

V = 18 m³.

Como 1000 litros equivalem a 1 m³ e, sabendo que precisamos de 1,5 ml do produto por m³ de volume, temos:

Total da quantidade = 18 x 1,5

Total da quantidade = 27 mililitros.

Viu como a matéria unidades de medida tem bastante aplicação? Por isso, para se preparar para o Enem é fundamental praticar muitos exercícios para facilitar a fixação da matéria, para que assim, na hora da prova, você tenha mais agilidade no raciocínio e encontre as melhores soluções durante as conversões de unidades.

Achou legal estudar sobre as unidades de medida? Quer ter acesso a conteúdos ainda mais aprofundados? Então venha para a Stoodi e conheça nosso plano de estudos. Com ele, a sua aprovação no vestibular é certa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *