Oxidação: o que é, nomenclatura e mais!

Saiba tudo sobre oxidação e veja como esse assunto pode cair nos vestibulares!

Oxidação: o que é, nomenclatura e mais!

Seja qual for a matéria, quando estudamos algum fenômeno que é facilmente perceptível no nosso dia a dia, a compreensão do conteúdo acaba sendo muito mais simples, até porque a matéria extrapola a teoria e a identificamos na prática em nossa rotina. Desse modo, podemos destacar a oxidação na Química como um ótimo exemplo, principalmente pelo fato de ela ser constantemente cobrada na prova de Ciências da Natureza do Enem.

Em vista disso, preparamos um conteúdo abordando as principais questões acerca desse tema, explicando o que é oxidação, quais os principais óxidos, as reações de oxidação e redução e muito mais. Boa leitura!

O que é oxidação?

Oxidação nada mais é do que uma reação química caracterizada pela perda de elétrons por parte de um átomo (ou íon) e o ganho destes mesmos elétrons para um outro elemento químico da reação em questão.

Oxidação e redução

A redução é um processo químico totalmente contrário ao da oxidação, em outras palavras, a redução é identificada pelo processo que aumenta o número de elétrons de uma espécie. Sendo assim, podemos logo constatar que sempre que uma substância química oxida (perdeu elétrons), obrigatoriamente haverá uma outra que reduziu (ganhou elétrons).

Inicialmente pode parecer estranho afirmar que um elemento reduziu e assim ganhou elétrons. Contudo, o sentido da palavra reduzir, neste caso, está associado com o número de oxidação (nox), o qual explicaremos mais abaixo.

Como é a nomenclatura dos óxidos?

O nome dos óxidos na natureza não é dado de forma aleatória. Há algumas regrinhas para que possamos identificar um elemento químico que passou pelo processo de oxidação.

São três regras de nomenclatura.

Óxido + de + nome do elemento

Aplicado somente em óxidos iônicos, quando o elemento apresenta número de oxidação fixo, como exemplo, veja o óxido de cálcio CaO: seguindo a regra, utilizamos o termo “óxido”, depois, basta juntarmos com a preposição “de” e o nome do elemento “cálcio”.

Óxido + de + nome do elemento + algarismo romano do nox

Aplicado também em óxidos iônicos, porém, para aqueles que não têm nox fixo, como exemplo, veja o óxido de ferro III Fe2O3: primeiramente colocamos o termo “óxido”, depois, adicionamos a preposição “de”, o nome do elemento “ferro” e o algarismo romano III.

Prefixo + óxido + de + prefixo (quando houver necessidade) + nome do elemento

Pode ser aplicado em elementos iônicos e moleculares, como exemplo, veja o dióxido de enxofre S02: o prefixo “di” está associado com o número de oxigênios presente na substância, juntamos agora com o termo “óxido”, com a preposição “de” e, por último, o nome do elemento, neste caso o “enxofre”.

Como é a reação de oxidação?

laboratório

Na Química, existem várias reações de oxidação e, como aprendemos acima, nesta mesma reação há um elemento que perde elétrons e outro que ganha elétrons.

Para exemplificarmos, veja a reação de oxidação do elemento ferro (popularmente conhecida como “enferrujar”):

Fe(s) → Fe2+ + 2e

O2 + 2H2O + 4e → 4OH

2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral da reação)

Percebemos, assim, que nessa reação o ferro Fe perde elétrons (oxida) e o oxigênio ganha elétrons (reduz).

O que é número de oxidação?

O número de oxidação, também conhecido por nox, é a carga elétrica real do íon, isto é, o verdadeiro número de elétrons que o átomo em questão ganhou ou perdeu durante a reação de oxidação. Deste modo, já podemos perceber que o nox de todas as substâncias simples é zero, pois, neste caso, não há processo nenhum de perda ou ganho de elétrons.

Seguindo essa linha de raciocínio, o número nox do ferro na equação de oxidação destacada acima é – 2 (perdeu 2 elétrons). Já o nox do oxigênio é + 2 (ganhou 2 elétrons).

Como o tema oxidação pode cair no Enem?

1. (Unesp 2008) O nitrogênio pode existir na natureza em vários estados de oxidação. Em sistemas aquáticos, os compostos que predominam e que são importantes para a qualidade da água apresentam o nitrogênio com números de oxidação -3, 0, +3 ou +5. Assinale a alternativa que apresenta as espécies contendo nitrogênio com os respectivos números de oxidação, na ordem descrita no texto.

a) NH3, N2, NO2, NO3.

b) NO2, NO3, NH3, N2.

c) NO3, NH3, N2, NO2.

d) NO2, NH3, N2, NO3.

e) NH3, N2, NO3, NO2.

Resolução

Alternativa correta letra “A”.

NH3 tem o H com nox +1, como são 3 elementos, obriga assim o N a ter nox – 3.

N2 é uma substância simples, nox 0.

NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3.

NO3- tem o oxigênio com nox -2, como são 3 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o N precisa ter nox +5.

2) (Uerj 2008) O nitrogênio atmosférico, para ser utilizado pelas plantas na síntese de substâncias orgânicas nitrogenadas, é inicialmente transformado em compostos inorgânicos, por ação de bactérias existentes no solo.

No composto inorgânico oxigenado principalmente absorvido pelas raízes das plantas, o número de oxidação do nitrogênio corresponde a:

a) 0.

b) + 1.

c) + 2.

d) + 5.

Resolução

Alternativa correta letra “D”. Neste caso, temos que analisar o nox do nitrogênio no nitrato NO³+, sendo ele + 5, já que o nox do oxigênio é -2 e ainda sobram 3 cargas positivas.

Logo, agora que você já sabe sobre o que é oxidação, bem como de que maneira acontecem as reações de oxidação e redução, é importante focar nos exercícios e se concentrar para as provas do Enem e dos vestibulares!

Quer ter acesso a conteúdos ainda mais aprofundados? Conheça o plano de estudos Stoodi. Com ele, você pode assistir a várias videoaulas , aperfeiçoar o seu planejamento de estudos e se preparar com qualidade para o Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *