Renda extra para estudantes: melhores opções para 2020!

Fique por dentro das melhores opções de renda extra para o próximo ano!

Renda extra para estudantes: melhores opções para 2020!

Texto feito pela Núcleo Expert.

Só quem já tentou trabalhar e estudar ao mesmo tempo sabe o quanto essa pode ser uma tarefa difícil.

Encontrar emprego tendo que reservar um tempo para os estudos é difícil, bem como encontrar uma oportunidade justa. Enquanto não se tem um diploma, a grande maioria das empresas acaba oferecendo salários abusivos e condições precárias.

Sendo assim, procurar por alternativas acaba sendo a melhor solução. Sabendo disso, separamos aqui 6 dicas de renda extra para estudantes no ano de 2020. Confira abaixo!

Tutoria particular e reforço

Estar fazendo um curso de graduação é sinônimo de estudar vários assuntos ao mesmo tempo. Na grande maioria dos cursos, as matérias não se atém a apenas conteúdos semelhantes aos da área, mas abrangem vários aspectos e vão muito além.

Sendo assim, o estudante acaba adquirindo conhecimentos de diversas matérias, o que resulta em boas oportunidades de oferecer tutoria particular. O conteúdo independe, pois há chances em todas as áreas.

Acadêmicos da área de exatas, por exemplo, possuem facilidade para dar aulas de Matemática. Já os da área de Linguagens podem focar em Gramática e até mesmo redação.

O que importa é ter domínio do conteúdo e um pouco de didática para saber como repassar os conhecimentos. Caso você não se ache pronto para ministrar aulas em nenhum conteúdo específico, pode dar aulas de reforço para crianças menores.

Em relação a valores, professores particulares costumam cobrar cerca de 50 reais a hora aula. Sendo assim, com uma agenda bem organizada e um bom planejamento, fica fácil tirar uma boa quantia por mês.

Outra dica importante e que pode ser bem legal para ajudar a adquirir uma renda extra para estudantes são as aulas de Inglês.

Como o custo de um curso nas escolas grandes está cada vez mais alto, muitos estudantes buscam por alternativas, como aulas particulares. Sendo assim, caso você tenha um bom domínio da língua, essa também pode ser uma boa opção.

Revenda de produtos

A revenda de produtos é um tipo de negócio muito comum em todo o Brasil. Todos nós conhecemos alguém que trabalhe com catálogos e que fornece produtos diferenciados. Dessa forma, essa pode ser uma ótima opção para os estudantes.

Uma das melhores partes da revenda de produtos é que ela não exige uma carga horária diária. Ou seja, pode-se trabalhar conforme a demanda, sem preocupações com atrasar os estudos.

Os ramos disponíveis para ingresso são muitos, sendo os mais famosos e comuns:

  • Cosméticos (cremes, maquiagens);
  • Roupas (infantil, masculino e feminino);
  • Perfumes;
  • Cama, mesa e banho.

Em todos esses nichos é bem fácil encontrar empresas que trabalham por catálogo. 

A melhor parte dessa modalidade é que é possível montar um negócio lucrativo, com pouco investimento inicial. Para começar, basta contatar a empresa e fazer seu cadastro.

Outra opção para revenda é trabalhar de maneira independente. Caso você prefira essa alternativa, uma boa ideia é comprar em atacados, onde o valor unitário por produto é menor. 

Além disso, fazer uma pesquisa por fornecedores da região até encontrar o mais barato também pode ajudar a criar uma boa margem de lucro.

Estágios em empresas

Como citamos anteriormente, conseguir um emprego de carteira assinada antes de estar com o diploma em mãos é uma tarefa complicada. No entanto, a situação muda um pouco quando falamos de estágios.

De maneira geral, as empresas costumam ser bem abertas a contratação para estagiários. Eles possuem uma carga horária menor e, consequentemente, um salário menor.

Sendo assim, caso você seja aluno de algum curso de graduação, procurar por um estágio pode ser uma ótima opção para você. Cada área possui seus ramos específicos, sendo assim, busque aqueles que se encaixarão com seu perfil.

Acadêmicos de licenciaturas, por exemplo, podem procurar por estágios em escolas. Os de áreas administrativas em empresas e os de design e criação em agências de publicidade. As possibilidades são muitas em várias áreas.

Um ponto bem legal de conseguir um estágio é que, além de conseguir aquela tão desejada renda, ele ainda possibilita aprender na prática aqueles conteúdos que se está estudando a teoria. Dessa forma, fica muito mais fácil se inserir no mercado de trabalho depois, com mais bagagem e conhecimento no currículo.

Além disso, em grande parte dos estágios, é possível abater horas complementares para a faculdade. Sendo assim, elimina-se dois problemas de uma vez.

Para conseguir o seu, mande currículo diretamente para a área de Recursos Humanos da empresa que você deseja entrar. 

Caso ainda não saiba exatamente qual, plataformas como o LinkedIn podem ajudar bastante, proporcionando uma maior rede de contatos e oportunidades.

Empreenda naquilo que você faz de melhor

O empreendedorismo é o grande tema desta década. Todos os dias centenas de pessoas abrem seus próprios negócios tentando o sucesso em um novo meio.

Sabendo disso, descobrir o nicho no qual você pode se encaixar e criar sua própria empresa com toda a certeza é uma ótima opção. 

Abrir um negócio nem sempre é aquela tarefa cara e burocrática que costumamos pensar. De início, basta encontrar um produto de qualidade e oferecê-lo ao grande público.

Por exemplo, se você é um bom cozinheiro, fazer a venda de alimentos é uma ótima opção. Com um pequeno investimento para a compra dos ingredientes torna-se possível ganhar uma quantia mensal.

Alguns exemplos de alimentos fáceis de produzir e de vender são:

  • Brigadeiros;
  • Brownies;
  • Bolo de pote;
  • Salgadinhos assados (opções vegetarianas sempre são um diferencial);
  • Mini pizzas;
  • Trufas.

As possibilidades são muitas e você não precisa se ater apenas aquilo que lhe é comum. Pegue aquilo que você faz de melhor, crie uma divulgação legal e consiga clientes rápido.

Se tratando de faculdade, uma boa alternativa é criar até mesmo marmitas para a venda. Como muitos estudantes não têm tempo para fazer suas refeições, oferecer algumas prontas e a um preço justo é venda na certa.

Ofereça produtos personalizados

Todos nós temos um pouco de artista dentro de nosso íntimo. São muitas as pessoas que são ótimas em artes como desenho, pintura e fotografia. Sabendo disso, porque não aproveitar isso e fazer dessas habilidades um negócio?

Oferecer produtos personalizados e por encomenda é um trabalho que exige um pouco de tempo, mas que pode proporcionar um bom retorno financeiro. Para isso, é necessário montar um portfólio de qualidade e que exiba todas as características do que está sendo oferecido.

Depois disso, é só divulgar muito e começar a produzir. Em datas especiais, presentes personalizados costumam fazer bastante sucesso. Sendo assim, aproveite e faça promoções, como descontos para quem indicar novos clientes.

Além disso, outra boa alternativa é criar perfis nas redes sociais que sejam separados do seu pessoal. Com isso, você pode pedir ajuda dos amigos para divulgar e fica bem mais fácil fazer com que seu público te encontre.

Canecas, produtos de decoração ou de uso pessoal, como camisetas, vale tudo, desde que seja produzido com qualidade e originalidade.

Ofereça serviços de freelancer

Os serviços independentes, popularmente conhecidos como “freelas” tem sido bastante procurados no mercado e bem úteis para os estudantes que precisam de um trabalho mais tranquilo.

Nessa categoria as pessoas são contratadas por um serviço específico, que na maioria das vezes é entregue de casa mesmo, sem nenhum investimento ou gastos com transporte. Dentro do meio, são várias as oportunidades, sendo as mais famosas:

trabalho de freelancer renda extra

Respostas de formulários e pesquisas

Responder formulários parece ser algo bem simples, não é? E se você soubesse que é possível fazer isso online, dedicando algumas poucas horas do dia e ainda receber uma remuneração bem legal?

Pois é. Atualmente são muitas as plataformas que procuram por freelancers para preencher formulários e pesquisas de determinados produtos. Em alguns casos você até mesmo recebe em sua casa os itens para testar, sem custo nenhum.

Nesse tipo de trabalho, os valores variam entre 40 e 60 reais por pesquisa preenchida e são pagos via transferência bancária. Ou seja, de maneira rápida e prática é possível ganhar aquele dinheiro extra para ajudar nas contas do mês.

Produção de conteúdo online

O produtor de conteúdo é a profissão do século XXI. Estamos vivendo na era digital e, por conta disso, esse tipo de trabalho tem se tornado cada vez mais comum e necessário.

A produção de conteúdo online funciona de maneira bem simples: o profissional é contrato para escrever textos para diferentes nichos, com técnicas do ramo e de estrutura bem produzida.

O valor recebido depende de cada caso, mas normalmente é pago por quantidade de palavras.

A partir do momento que os materiais começam a ser entregues, é possível criar uma cartela de clientes ampla e que estará sempre precisando de demandas. Ou seja, consegue-se quase um trabalho fixo, mas com a vantagem de não precisar sair de casa e cumprir com horários pré-determinados.

Uma boca dica antes de ingressar nesse nicho é fazer um curso de escrita com foco em Search Engine Optimization (SEO). Essa técnica é o principal pilar da produção de conteúdo e ter em mente essas técnicas e conceitos vai permitir alcançar um público ainda maior. 

Criação de planilhas

Possui habilidade com excel e criação de planilhas, mas não sabe muito bem como torná-la útil? Trabalhar como criador freelancer é uma ótima maneira de ganhar dinheiro gastando apenas algumas horas por dia.

Esse serviço pode ser oferecido a todo tipo de pessoa, mas as principais clientes são as empresas que buscam ter um maior controle de sua administração.

O preço cobrado pode ser por unidade produzida, bem como por tamanho e nível de dificuldade. Além disso, você pode ofertar pacotes promocionais, oferecendo quantidades e valores que possuam um bom custo benefício ao cliente.

Depois de todas essas dicas, com toda a certeza vai ser mais fácil encontrar um meio em que você se encaixa. 

Sendo assim, comece hoje mesmo o seu plano de negócios e garanta aquela renda extra que tanto necessita!

1 comment
  1. Você ja conhece o renda página? É uma página de internet
    muito boa para quem trabalha com marketing digital, da
    uma espiada como funciona.
    Para começar a ganhar dinheiro de verdade é só ler e por
    em prática.
    Eu Deixei o link ai no campo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *