Alelos letais: o que são?

Geralmente cobrado em questões de Biologia, os alelos letais são genes capazes de causar a morte do seu portador. Saiba mais sobre o assunto neste minipost!

Alelos letais: o que são?

Você já ouviu falar em alelos letais? Como o próprio nome aponta, esses genes podem causar a morte do seu portador e são responsáveis, por exemplo, pelos abortos naturais. Por ser um tema complexo e relacionado à realidade humana, diversos vestibulares optam por cobrá-lo em questões de Biologia.

Neste artigo, explicamos o que são alelos letais para você mandar bem nas provas. Continue lendo!

O que são alelos letais?

Os alelos letais nada mais são do que genes capazes de causar o falecimento de quem os têm. Descobertos por Lucien Cuenot, eles apareceram no início dos anos 90 por meio de um cruzamento entre camundongos, o qual apresentou um número diferente de descendentes de acordo com as pesquisas de Mendel.

Alelos completos e semiletais

Cuenot não parou por aí e expandiu a pesquisa, classificando os alelos letais em dois grupos a partir do momento do surgimento do problema: alelos completos e semiletais. Enquanto os primeiros representam os genes que causam a morte do portador antes da idade reprodutiva, os segundos permitem sua sobrevivência por anos após essa idade.

Alelos letais recessivos

Indo mais além, Cuenot também descobriu os alelos letais recessivos, caracterizando-os como aqueles que provocam o falecimento do portador quando estão em homozigose. Assim, a morte acontece no momento em que o produto do gene precisa ser utilizado, ou seja, se o alelo letal está no gene responsável por uma síntese proteica da primeira infância, o indivíduo virá a óbito no momento em que ele for utilizado.

Alelos letais: exercícios

Você sabia que uma das melhores formas para potencializar a aprendizagem é por meio de exercícios? A seguir, separamos uma questão da instituição Fundação Getúlio Vargas sobre alelos letais. Confira!

(FGV-SP) Nas moscas-das-frutas (Drosophyla melanogaster), cromossomicamente os machos são XY e as fêmeas são XX. Duas moscas-das-frutas de aspecto normal foram cruzadas e produziram uma prole na qual havia 202 fêmeas e 98 machos. Considerando que o esperado seria uma proporção de 50% de machos e 50% de fêmeas, a mais provável explicação para esse resultado incomum é admitir que, no casal de moscas:

a) o macho é heterozigoto, portador de um alelo recessivo letal ligado ao sexo.

b) o macho é hemizigoto e a fêmea é heterozigota, ambos para um alelo recessivo ligado ao sexo.

c) o macho é hemizigoto para um alelo de herança restrita ao sexo.

d) a fêmea é homozigota para um alelo de herança restrita ao sexo.

e) a fêmea é heterozigota, portadora de um alelo recessivo letal ligado ao sexo.

Resposta: e.

Os alelos letais fazem parte da realidade dos seres humanos, por isso, compreender o que eles são é um passo importante para ter ótimos resultados no vestibular! Para garantir uma boa prova, não deixe de revisar o conteúdo com frequência e investir em exercícios a fim de fortalecer seu aprendizado.

Ainda, aproveite para conhecer o nosso plano de estudos para montar um planejamento eficiente e ter resultados ainda melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *