Energia potencial gravitacional: entenda!

Entenda a aplicação, fórmula e conceito Energia potencial gravitacional!

Energia potencial gravitacional: entenda!

Não há como negar: a Física é uma das matérias que mais trazem dificuldade para os estudantes. Afinal, essa disciplina associa conteúdos matemáticos e físicos, exigindo mais foco e concentração dos vestibulandos para resolver as questões com perfeição. Um dos temas que aparece com frequência nas provas é a energia potencial gravitacional, você a conhece?

Neste artigo, separamos as melhores informações sobre esse conteúdo para você. Continue lendo!

O que é energia potencial gravitacional?

Como você já deve saber, a Terra apresenta um campo gravitacional que permite nossa movimentação na superfície. Dessa maneira, como existe uma força de atração, quando nos afastamos da atmosfera, a tendência é que sejamos atraídos de volta. Então, o que acontece quando um objeto é separado da superfície?

É necessário aplicar uma força externa para tirá-lo da zona de atração, você concorda? Essa força é chamada de energia potencial, que depende da posição que o objeto ou corpo apresenta em relação a certo nível de referência.

Fórmula

Para que a energia potencial gravitacional seja aplicável, precisamos mensurá-la de alguma forma. Por isso, ela foi confirmada por meio de fórmulas matemáticas que traduzem os conceitos físicos em números. Assim, a equação aparece da seguinte forma: Epg = m . g . h, sendo que:

  • Epg é a energia potencial gravitacional;
  • m é o valor da massa do corpo;
  • g é o valor da aceleração da gravidade, e;
  • h é a distância do corpo ao seu nível de referência.

Energia potencial gravitacional: exercícios

Para concluir este artigo, não poderíamos deixar de fora alguns exercícios de energia potencial gravitacional que fortalecem sua aprendizagem! Aproveite para separar o lápis e o papel para colocar a mão na massa:

Um peso de 2,0 kg de academia está em uma varanda, no segundo andar de um prédio (ponto A). A distância em relação ao lobby é de 6,0 metros. Considerando a aceleração gravitacional de 10m/s2, responda:

a) Qual o valor da energia potencial gravitacional do peso quando está na sacada?

b) O banco que sustentava o peso se quebra e ele começa a cair. Nesse cenário, qual é o valor da sua Epg quando passa pelo primeiro andar, que apresenta um vão de 0,2 metros e uma distância de 3,0 metros do lobby?

Compreender o que é energia potencial gravitacional e sua importância é um passo fundamental para ter um bom desempenho no Enem e em outros vestibulares. Portanto, aproveite para conhecer nosso plano de estudos para montar um planejamento eficiente e estudar todos os conteúdos para as provas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *