Diferenciação celular: o que é, como ocorre e mais!

Aprofunde os estudos sobre células e veja como ocorre o processo de diferenciação celular!

Diferenciação celular: o que é, como ocorre e mais!

Apesar de muitos estudos, ainda sabemos muito pouco acerca das células e de suas incríveis propriedades. No entanto, já temos uma boa ideia de como alguns processos ocorrem, como a diferenciação celular. Confira mais informações sobre esse conceito!

O que é diferenciação celular?

Você já reparou que nosso organismo (e, claro, o de todos os outros seres vivos) é formado por diferentes tipos de células? Os seres humanos, por exemplo, são constituídos de tecidos muito variados, que formam órgãos e sistemas distintos.

A isso, dá-se o nome de diferenciação celular, ou seja, a capacidade que temos de formar diferentes tipos de célula a partir da chamada “especialização celular”. A seguir, veremos como isso ocorre!

Como ocorre a diferenciação celular?

A palavra-chave para compreendermos o processo de diferenciação celular é inibição gênica. As células, apesar de terem o mesmo código genético, têm a capacidade de desligar ou ligar determinados grupos de genes, especializando-se em funções distintas.

Isso ocorre com as chamadas células-tronco, que são indiferenciadas. Por essa razão, elas são comumente utilizadas em pesquisas científicas, já que permitem o estudo da formação de muitas estruturas e podem, no futuro, ser a resposta para a cura de muitas doenças.

Diferenciação celular: exercícios

Gostaria de saber como a diferenciação celular é cobrada nos principais vestibulares do Brasil? Confira, então, um exemplo de questão sobre esse tema tão atual:

(UFES) Desde que a criação da ovelha “Dolly ” foi anunciada há dois anos, cientistas de todo o planeta prometem empreender uma verdadeira reforma genética na natureza. Querem usar a clonagem para salvar pandas em extinção, criar animais com órgãos humanos e produzir bichos que funcionem como farmácias ambulantes (“Veja”, 4/8/99).

Agricultores britânicos que produzem alimentos transgênicos preveem novos conflitos com ambientalistas, uma vez que o governo britânico divulgou ontem o anúncio, pela internet, de locais das novas plantações.

O uso da técnica tem criado receio entre a população, que teme pelos danos ao meio ambiente e à saúde. Alguns manifestantes, como forma de protesto, estão destruindo as plantações de transgênicos do país (“O Estado de São Paulo,” 17/8/99).

Tendo em vista as vantagens e limitações das técnicas comentadas nos textos acima, considere as seguintes afirmativas:

I – Os cientistas ainda precisam compreender melhor os mecanismos de controle de diferenciação celular, para um maior aproveitamento dessas técnicas.

II – Os estudos de clonagem podem ser proveitosos para o estabelecimento de relações filogenéticas entre os organismos fósseis e os atuais.

III – A introdução de um material genético exógeno (transgene) em organismo vivos pode determinar um risco ecológico, ainda não totalmente avaliado.

IV – A clonagem poderá auxiliar no esclarecimento dos mecanismos de envelhecimento e morte celular. São corretas:

a)   Apenas I, II e III.

b)   Apenas I, II e IV.

c)   Apenas II, III e IV.

d)   Apenas III e IV.

e)   I, II, III e IV.

Resposta: E

O estudo de diferenciação celular e da Biologia em geral pode ficar melhor com conteúdos deste tipo! Capriche em sua preparação para o vestibular: confira o nosso Plano de Estudos e se prepare com os melhores professores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *