Interação gênica: o que é, exercícios e mais!

Veja como os conceitos sobre Genética são cobrados no vestibular e aprenda ainda mais sobre interações gênicas.

Interação gênica: o que é, exercícios e mais!

Todos os anos, os conceitos de Genética são cobrados em praticamente todos os vestibulares. Por isso, entendê-los é parte fundamental para sua preparação! Saiba mais sobre a interação gênica, um tópico muito importante dentro dessa disciplina.

O que é interação gênica?

Aprender Genética é um processo gradual. É preciso conhecer os conceitos da Primeira Lei de Mendel, na qual estudamos a interação de dois fatores na formação de uma característica. Depois, passamos para a Segunda Lei, na qual mais componentes são estudados simultaneamente. O próximo passo, então, é conhecer as interações gênicas.

Esse é o nome dado ao controle de uma característica (fenótipo) condicionada por dois ou mais genes, que podem ou não estar locados no mesmo cromossomo. Em suma, portanto, é o estudo da formação de caracteres por meio da interação de genes diversos.

Dica: os cálculos das proporções são feitos da mesma maneira que na Segunda Lei de Mendel!

Há vários tipos de interação gênica, mas dois deles são mais comumente cobrados nos vestibulares. Falaremos sobre eles a seguir!

Interação epistática

Na interação epistática, também conhecida como epistasia, um gene inibe (gene epistático) a “ação” de outro gene (gene hipostático). Ela pode ser dominante ou recessiva.

Pleiotropia

A pleiotropia é um conceito que tem tanto relação com a Segunda Lei de Mendel quanto com a Primeira. Aqui, um único gene determina várias características em um indivíduo. Um bom exemplo é o gene Merle em cães, que faz com que os cãezinhos tenham olhos azuis, pelagem com manchas, cegueira e surdez, tudo simultaneamente.

Exercícios de interação gênica

Agora, chegou o momento de treinarmos um pouco! Vamos resolver um exercício de interação gênica e conferir se realmente entendemos o conceito:

(Mack) Suponha que em uma planta a altura seja condicionada por 3 pares de genes, a, b e c, com efeito aditivo. Os indivíduos de genótipo aabbcc medem 3 cm e cada gene dominante acrescenta 1 cm à altura da planta. Do cruzamento entre um indivíduo de genótipo AABbCc e um de genótipo aaBbcc, a proporção de indivíduos com 5 cm em F1 é de:

a)   3/8.

b)   1/2.

c)   1/8.

d)   7/8.

e)   5/8.

Resposta: A

Este é o seu ano! Aprenda mais sobre interações gênicas e outros conteúdos de Biologia em nossas videoaulas! Você também pode se preparar para o vestibular com o Plano de Estudos Stoodi e ficar mais perto da tão sonhada aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *