Boa parte dos estudos da Química Orgânica é destinada às funções orgânicas das moléculas. Entre elas, podemos citar o fenol, um tipo especial que costuma ser tema de muitos exercícios no vestibular. Confira mais informações sobre ele!

O que é fenol?

O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila.

O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol. Ele conta com a seguinte fórmula molecular: C6H5OH.

Fenol: nomenclatura

Por se tratar de uma função orgânica particular, os fenóis também têm uma nomenclatura à parte. Ela é composta a partir das seguintes regras:

Localização do grupo hidroxila – Hidroxi + nome do anel aromático

Ou

Nome do anel aromático + terminação ol

Um bom exemplo é a substância conhecida como fenol, o C6H5OH. Ele também pode ser chamado pelos nomes de benzenol ou hidroxi-benzeno.

Fenol: exemplos

A seguir, veremos alguns exemplos de fenol muito comuns para que você conheça as principais aplicações em nosso cotidiano. Vamos lá?

Desinfetantes

Muitos desinfetantes, sejam eles domésticos, hospitalares ou industriais, são originados a partir de um fenol. Um exemplo clássico é a creolina.

Corantes

Diversos corantes, normalmente de uso industrial ou científico, são fenóis. O exemplo mais comum é a fenolftaleína, importante indicador de caráter ácido e básico que confere coloração rosa às substâncias.

Alimentos

Seja originada na natureza ou nos laboratórios, muitas substâncias comuns em nossa alimentação fazem parte da função orgânica dos fenóis. A vanilina, que dá o sabor característico da baunilha, é uma delas. Em sua molécula também há as funções aldeído e éter.

Medicamentos

Além disso, os fenóis também podem ser muito utilizados na fabricação de fármacos. A hidroquinona, por exemplo, é uma substância muito comum na dermatologia.

E então, gostou deste post sobre fenol? Quer mandar bem nas provas? Com as videoaulas e exercícios do Stoodi, você fica muito mais próximo da sua tão sonhada vaga!

Giovanna Pessoa

Estudante de Administração de Empresas, a Gi faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e adora escrever! Ela ama estar em contato com a natureza, ler sobre psicologia, mas acima de tudo, é apaixonada por um cãozinho. Conheça mais sobre os textos da Gi, essa grande escritora que procura crescer cada vez mais em marketing!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!