Sistema tegumentar: o que é, função e mais!

Veja o que é o sistema tegumentar, quais são as partes do corpo envolvidas e quais doenças podem afetar esse sistema.

Sistema tegumentar: o que é, função e mais!

Quando alguém menciona os sistemas do corpo humano, o que passa primeiro pela sua mente? Independentemente de qual tenha sido sua resposta, é bem pouco provável que ela tenha sido o sistema tegumentar. No entanto, apesar de pouco falado, ele é um dos mais importantes de todo o organismo.

O sistema tegumentar se refere principalmente ao revestimento externo dos seres vivos. Por isso, engloba órgãos como a pele e estruturas como unhas, cabelos e pelos, penas, garras e muitas outras.

Hoje, portanto, esse será o tema de nossa conversa! Ao longo do post, abordaremos as funções, características e patologias do sistema tegumentar. Assim, você verá como ele é importante e também como pode ser cobrado em suas provas de vestibular e Enem. Boa leitura!

O que é sistema tegumentar?

Como mencionado no início de nossa conversa, o sistema tegumentar é aquele formado pelo conjunto de estruturas que participam do revestimento externo dos seres vivos. Por isso, ele é composto pela pele e por todos os seus anexos, como cabelos, pelos e muito mais. Mais à frente falaremos melhor sobre a questão anatômica.

A pele é, aqui (e em todo o organismo), o principal órgão. Ela é, portanto, a protagonista de nossos estudos. No entanto, é importante lembrar que o sistema tegumentar não se limita a ela, uma pegadinha comumente aplicada em testes variados.

Sistema tegumentar: anatomia

A anatomia do sistema tegumentar é formada por muitas estruturas. Cada uma delas tem uma (ou muito mais) função específica. Veja, a seguir, as principais:

  • pele (incluindo suas camadas, como derme e epiderme);
  • cabelos;
  • pelos;
  • unhas;
  • garras;
  • glândulas (sudorípara, sebácea, mamária etc.);
  • terminações nervosas.

Assim, podemos ver que o sistema tegumentar está diretamente relacionado a outros sistemas de nosso organismo, como o endócrino (por conta das glândulas) e o nervoso (especialmente devido ao sentido do tato). Ter isso em mente é muito importante para mandar bem nas questões!

Função do sistema tegumentar

Agora que já conhecemos a anatomia do sistema tegumentar e sabemos quais são as suas estruturas mais importantes, veremos algumas das suas principais funções para o organismo. Elas incluem:

  • proteção mecânica dos órgãos e demais estruturas do corpo;
  • proteção contra infecções e agentes patógenos;
  • redução e controle da perda hídrica pela transpiração;
  • trocas gasosas com o meio externo;
  • receptor para uma série de sensações, como a dor, o frio e muito mais;
  • proteção térmica do organismo;
  • função excretora, pelas glândulas;
  • função de armazenamento de gorduras e de água.

Além disso, podemos ir muito além e citar uma série de outras funções. As unhas, por exemplo, têm função protetora e nos ajudam em uma série de tarefas. As garras e os dentes dos animais também podem ajudá-los a se proteger e se alimentar no dia a dia, além de muitos outros pontos importantes.

Sistema tegumentar: doenças

Agora que já sabemos bastante sobre o tema, é hora de conhecer seu outro lado: as doenças do sistema tegumentar. Conhecer as enfermidades relacionadas a um grupo de órgãos é muito importante, especialmente para as questões de Ciências da Natureza nas provas.

Dermatite

Dermatite é o nome genérico dado a qualquer inflamação na região cutânea, ou seja, na pele. Ela pode ter diversas origens (como machucados, infecções sistêmicas, problemas com bactérias, vírus e muito mais) e, por isso, o tratamento pode ser bem variado, assim como os sintomas.

Apesar disso, na maioria das vezes, a dermatite é caracterizada por uma vermelhidão na área afetada, que pode ou não estar acompanhada por prurido (coceira) e descamação da pele. O tratamento normalmente envolve medicamentos tópicos (aplicados na pele) e orais (ingeridos).

Acne

acne sistema tegumentar

A acne é um problema conhecido pela grande maioria das pessoas. Ela é causada, normalmente, por desequilíbrios hormonais, que fazem com que ocorra uma produção exagerada de sebo pelas glândulas sebáceas e a consequente obstrução dos poros, orifícios pelos quais saem os pelos e as excreções da pele.

Tratar a acne nem sempre é fácil e, muitas vezes, esse é um problema que acompanha o paciente por muitos anos. No entanto, mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos específicos para combater a situação costumam ser eficazes em grande maioria dos casos.

Micoses

Esse também é um nome muito genérico que diz respeito aos mais diversos acometimentos da pele causados por fungos. Normalmente, os sintomas incluem coceira e a formação do “pano branco”, uma camada esbranquiçada que recobre a região cutânea do paciente afetado.

O tratamento para as micoses é bastante longo, mas muito eficaz. A chave para o sucesso aqui é utilizar os medicamentos de acordo com a prescrição médica, para evitar a proliferação das hifas dos fungos pela pele.

Escabiose

A escabiose é um outro problema do sistema tegumentar que pode ser relacionado com uma área distinta da Biologia. Aqui, há uma afecção do sistema por conta da presença e da proliferação de artrópodes. No caso, estamos falando especificamente dos ácaros.

Também conhecida como sarna, a escabiose afeta tanto os seres humanos como outros animais. O tratamento também consiste na utilização de medicamentos de uso tópico e oral, para atingir o problema de forma sistêmica.

Câncer

Por fim, falaremos sobre um problema bastante sério: o câncer. Aqui, a relação estabelecida com outras áreas está em temas ligados aos genes e à citologia, como o DNA, a mitose e a meiose. Nessa doença, células sofrem mutações e passam a se multiplicar, formando lesões que afetam todo o organismo.

O tratamento para o câncer de pele (ou em outras estruturas do sistema tegumentar) dependerá muito de uma série de fatores. Na maioria das vezes, a remoção de tumores, a radioterapia e a quimioterapia são utilizadas.

Ufa! São muitas informações, não é mesmo? Esse é, sem dúvidas, um dos sistemas que mais pode gerar questões que relacionam áreas distintas da Biologia, um tipo de pergunta queridinha dos vestibulares tradicionais. Agora que você sabe o que é o sistema tegumentar, prepare-se e treine bastante com os melhores professores: confira o Plano de Estudos Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *