Eletrosfera: o que é, camadas e mais!

Descubra o que é a eletrosfera, quais as camadas existentes e mais!

Eletrosfera: o que é, camadas e mais!

A eletrosfera é um dos assuntos básicos de Ciências da Natureza e, por conta desse motivo, trata-se de um dos temas mais recorrentes nos principais exames do país na parte de Química, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste minipost, explicaremos o que é eletrosfera e quais são as camadas dela. Acompanhe a seguir.

O que é eletrosfera?

A eletrosfera faz referência à região externa do núcleo de um átomo na qual se localizam os elétrons (parte do átomo que apresenta carga negativa). Eles giram em torno do núcleo, que é composto por prótons (parte do átomo que apresenta carga positiva) e nêutrons.

Quais são as camadas da eletrosfera?

A eletrosfera é dividida em sete camadas e elas são identificadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q conforme a distância em relação ao núcleo. A camada K é a mais próxima do centro e a menos energética. Por outro lado, a Q é a mais distante e também a que apresenta uma maior quantidade de energia.

De acordo com o físico dinamarquês Bohr, os elétrons giravam em torno do núcleo (composto por prótons e nêutrons) em níveis de energia ou camadas eletrônicas. Afirmou ainda que os elétrons podem ganhar ou perder energia se mudarem de camada. Caso se direcionem a uma camada mais externa, ganham energia. O oposto também é verdadeiro, nesse caso soltam a energia adquirida sob a forma de fótons que liberam energia luminosa.

Gostou de aprender mais sobre eletrosfera? Quer se aprofundar nos conteúdos de Ciências da Natureza? Confira as nossas videoaulas de Química e fique preparado para o Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *