O que são ácidos graxos?

Saiba mais sobre os ácidos graxos e como ele pode afetar a saúde se muito consumido.

O que são ácidos graxos?

Há um temor em relação aos lipídios por parte de muita gente, pois eles são um dos principais vilões da alimentação de muitas pessoas. Essa realidade não é diferente em relação ao ácido graxo. Isso porque, quando consumido em exagero, pode ocasionar diversas doenças. Entre elas, estão os problemas cardíacos, diabetes e colesterol.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, explicaremos o que são os ácidos graxos, e quais são as funções e as características deles. Acompanhe a seguir.

Ácidos graxos: o que são?

Trata-se de um tipo de lipídio ou gordura que é formada por cadeias de carbono e um grupamento carboxila ( —COOH) nas extremidades. Esse nutriente é utilizado como combustível pelas células e se constitui como uma das principais fontes de energia juntamente com as proteínas e a glicose.

Há diversos alimentos que apresentam uma grande quantidade de ácidos graxos. Entre eles, estão óleos vegetais, óleos de oliva, azeite de oliva, amendoim, nozes, castanhas, açaí, soja etc.

Quais são as características dos ácidos graxos?

Podem ser saturados (quando os carbonos apresentam ligações simples) ou insaturados (quando apresentam pelo menos uma ligação dupla). Na maioria das vezes, as gorduras já apresentam ácidos graxos saturados e os óleos, insaturados.

Isso pode ser percebido por meio do estado físico desses compostos à temperatura ambiente. Quanto mais sólido for componente, maior tende a ser a concentração de ácidos graxos saturados.

Qual a função dos ácidos graxos?

Esses nutrientes são utilizados como uma das principais fontes de energia para o funcionamento do nosso organismo. Inclusive em alguns animais que hibernam e os pássaros migrantes, essa é a única fonte de energia.

Gostou deste artigo sobre ácidos graxos? Está interessado em se aprofundar nos conteúdos de Ciências da Natureza? Conheça o nosso plano de estudos para passar no Enem ou em outros vestibulares!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *