Reação de combustão: entenda!

Entenda o que é a reação de combustão e quais são as características dessa reação!

Reação de combustão: entenda!

Você sabe sobre o que é uma reação de combustão? Ela faz referência a uma das reações básicas, apresenta diferentes características e, por isso, é um dos assuntos mais importantes para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, vale muito a pena ficar atento em relação a esse assunto.

Pensando na importância do tema, neste minipost explicaremos o que é a reação de combustão e informaremos quais são as características dessa reação. Acompanhe a seguir.

O que é reação de combustão?

Trata-se de uma reação exotérmica, ou seja, há a liberação de calor para o ambiente. Essa reação química é muito comum, pois grande parte da energia que consumimos é derivada da queima de materiais: os combustíveis. Alguns exemplos são gasolina, óleos, gás de cozinha etc.

É importante ressaltar ainda que as reações de combustão ocorram é necessário ter oxigênio e, no final dela, há a formação de gás carbônico (CO2) e água.

Quais são as características de uma reação de combustão?

Destacamos anteriormente que as reações de combustão precisam de oxigênio para que aconteçam. Além disso, elas precisam de um combustível (pode ser o etanol, por exemplo) e uma fonte de energia externa.

Na reação de combustão do etanol e da gasolina, é necessária uma faísca elétrica para começar a reação. Por outro lado, a energia liberada na combustão já é suficiente para manter a reação, que continuará até que um ou os dois reagentes acabem.

Gostou deste post sobre a reação de combustão? Então, aprofunde seus estudos em Química com o plano de estudos do Stoodi e arrase nos principais vestibulares do país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *