Texto descritivo: o que é, como fazer e exemplos!

Saiba como fazer descrições no seu texto utilizando as técnicas do modelo textual descritivo!

Texto descritivo: o que é, como fazer e exemplos!

Narrar, descrever e dissertar são os tipos textuais mais trabalhados na escola, e você deve se lembrar deles. Porém, com a proximidade do vestibular e do Enem, passamos a dar mais atenção ao texto argumentativo do que à narração e à descrição, não é verdade?

Embora a dissertação argumentativa seja predominante nos exames, as técnicas de elaboração de textos descritivos e narrativos não devem ser deixadas de lado, pois ajudam a compor a redação, enriquecendo a argumentação.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você aprenda como fazer um texto descritivo e ampliar a qualidade da sua redação. Antes, vamos definir esse tipo textual para saber como integrá-lo à sua argumentação.

O que é texto descritivo?

Saber o que é um texto descritivo pode ser útil na hora de elaborar uma redação. Enquanto na narração contamos com o relato de uma sequência de ações, como um filme, na descrição não há transformação do objeto ou do ser, e por isso ela pode ser comparada a uma fotografia.

A descrição, portanto, consiste em enumerar as características de uma pessoa, um local ou um objeto, de forma detalhada.

Machado de Assis, autor de crônicas, contos e romances — gêneros literários predominantemente narrativos —, fez uso da descrição para elevar o nível de sua produção textual, chegando a ser reconhecido internacionalmente. Veja exemplos de trechos descritivos do escritor:

Era uma moça de dezesseis a dezessete anos, delgada sem magreza, estatura um pouco acima de mediana, talhe elegante e atitudes modestas. A face, de um moreno-pêssego, tinha a mesma imperceptível penugem da fruta de que tirava a cor; naquela ocasião tingiam-na uns longes cor-de-rosa, a princípio mais rubros, natural efeito do abalo. As linhas puras e severas do rosto parecia que as traçara a arte religiosa. (Helena, 1876)

Tipos de texto descritivo

O texto descritivo é uma exposição de algo ou de alguém, de forma oral ou escrita, a fim de conhecer sua composição. A descrição pode ser objetiva ou subjetiva, isto é, seu foco pode estar no objeto ou ser descrito, sem juízo de valor, ou, ainda, no julgamento da pessoa que a produz.

Retomando o exemplo da personagem Helena, o autor acrescenta o ponto de vista, as impressões que a moça causa ao irmão na primeira vez em que se encontram:

Se os cabelos, castanhos como os olhos, em vez de dispostos em duas grossas tranças lhe caíssem espalhadamente sobre os ombros, e se os próprios olhos alçassem as pupilas ao céu, disséreis um daqueles anjos adolescentes que traziam a Israel as mensagens do Senhor. Não exigiria a arte maior correção e harmonia de feições, e a sociedade bem podia contentar-se com a polidez de maneiras e a gravidade do aspecto. Uma só coisa pareceu menos aprazível ao irmão: eram os olhos, ou antes o olhar, cuja expressão de curiosidade sonsa e suspeitosa reserva foi o único senão que lhe achou, e não era pequeno. (Helena, 1876)

Nos trechos grifados, podemos perceber o uso de adjetivos e figuras de linguagem, criando uma imagem completa da personagem e como ela é vista por outras pessoas. Essa é a chamada descrição subjetiva.

Um exemplo de descrição objetiva seria a técnica, presente em manuais de instrução e artigos científicos, por exemplo. Nesses gêneros textuais, a objetividade é responsável por expor as características do objeto com a máxima clareza e precisão, fazendo uso preferencial de linguagem denotativa.

Observe um exemplo de texto descritivo encontrado na página de venda de um smartphone:

Cores: Branco-prisma, Preto-prisma, Azul-prisma, Branco-cerâmica*, Preto-cerâmica*

Tamanho de tela: 6,4 pol.

Tipo de display: Borda

Leitor de impressão digital: Ultrassônico (na tela)

Câmera frontal: Câmera de selfie, Câmera de profundidade RGB

Câmera traseira: Câmera teleobjetiva, Câmera grande angular; Câmera ultra-ampla

Capacidade da bateria: 4.100 mAh (padrão)

* A versão de cerâmica está disponível em modelos de Galaxy S10+ com memória RAM de 8 GB e armazenamento interno de 512 GB, ou com memória RAM de 12 GB e armazenamento interno de 1 TB.

Aqui predominam as frases nominais, há presença de períodos mais curtos e uso de verbos no presente.

árvore no campo descritivo

Como fazer um texto descritivo?

A grande dica que temos para você fazer um texto — ou um trecho — descritivo é pensar na ideia de simultaneidade. Lembra-se quando fizemos uma comparação entre filme e fotografia? Pois bem, no primeiro, há movimento, passagem de tempo; na segunda, o conjunto é visto ao mesmo tempo. A princípio, o geral, e, depois, o olho vai percebendo os detalhes.

A escrita do texto descritivo pode partir do todo para as partes ou o contrário: começar pelos detalhes e compor a obra, como quem pinta um quadro. Na redação, não use a descrição apenas como “enfeite”. Ela é um poderoso recurso argumentativo à medida que ilumina pontos da argumentação que passariam despercebidos, levando o leitor ao convencimento.

Sua visão de mundo, suas perspectivas e olhares são revelados pela descrição. Por isso, inclua adjetivação em seus textos e faça uso de figuras de linguagem como metáforas e metonímias.

Exemplo de texto descritivo

É difícil encontrar exemplos de textos descritivos puros, que não tenham outros tipos textuais em sua composição. Por isso, podemos falar em predominância de descrição, argumentação ou narração.

Leia o poema Cidadezinha qualquer, de Drummond (Alguma poesia, 1930):

Casas entre bananeiras

Mulheres entre laranjeiras

Pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Devagar… as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

É predominante a descrição da paisagem de uma “cidadezinha”, mas, ao término do poema, com a personificação das janelas e a avaliação subjetiva do cenário, pode-se afirmar que a descrição é utilizada para defender a opinião do eu lírico a respeito da vida do interior.

Você viu que é possível elaborar texto descritivo de uma pessoa, um lugar ou um objeto, de forma objetiva ou subjetiva. Se você quer ter seu texto entre as melhores redações do Enem, faça uso desse recurso e inclua a descrição para enriquecer a defesa de seu ponto de vista.

Para saber mais sobre texto descritivo e melhorar suas produções textuais, leia muito e faça redações semanalmente! Temos várias propostas e modelos à disposição, além de um plano de estudos que contempla todo o conteúdo das provas. Acesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *