Eletronegatividade: o que é, tabela e mais!

Você sabe o que é eletronegatividade? Aprenda neste post tudo sobre esse assunto tão presente no Enem!

Eletronegatividade: o que é, tabela e mais!

Quanto estudamos os elementos da Tabela Periódica, uma propriedade importante para se conhecer é a eletronegatividade. Trata-se de uma questão recorrente nas provas de Química do Enem.

Por isso, vamos apresentar seus conceitos básicos aqui, além de explicar como usar tabelas para inferir a eletronegatividade. Vamos lá?

O que é eletronegatividade?

Esse conceito refere-se a uma propriedade universal dos elementos químicos. Falamos em eletronegatividade para explicar a tendência que todo átomo tem, seja qual for sua composição, de atrair elétrons para si quando estiver ligado a um elemento distinto, por meio de uma ligação covalente.

Propriedades da eletronegatividade

  • Consultando a Tabela Periódica, a eletronegatividade aumentará da esquerda para a direita e de cima para baixo;
  • outro fator que indica o aumento dessa propriedade é a diminuição do raio de um átomo;
  • entre os elementos mais eletronegativos, podemos citar em ordem decrescente: flúor (F), oxigênio (O) e nitrogênio (N).

Tabela de eletronegatividade

Existem algumas formas diferentes para descobrir o valor da eletronegatividade de um átomo. O mais simples é localizá-los na Tabela Periódica. Como citamos acima, quanto mais para direita e para cima da tabela, maior será a quantia dessa propriedade no elemento.

Além dessa forma, é possível calcular o valor exato da eletronegatividade utilizando um recurso como o Diagrama de Pauling. Ele estabelece o valor de tal fator a partir da média aritmética das forças de ligação de dois ou mais átomos, representada pela letra D. A partir desse cálculo, os elementos são alocados na Tabela Periódica e ocupam suas respectivas posições.

Eletropositividade

É um fenômeno similar, só que funciona na direção oposta à eletronegatividade. Se antes falávamos da tendência que um átomo tem de atrair outros elétrons, nesse caso dizemos da tendência de um elemento em perder elétrons de acordo com suas ligações covalentes. Ou seja, na ligação entre dois elementos, o elemento mais eletropositivo é o que perderá mais elétrons ao se juntarem.

Entender a eletronegatividade é necessário para resolver diversos exercícios que envolvem a Tabela Periódica. Que tal testar seus novos conhecimentos em nosso site? Temos exercícios de Química para você ficar fera nessa matéria!

3 comments
  1. I was just looking for this info for a while. After 6 hours of continuous Googleing, finally I got it in your site. I wonder what is the lack of Google strategy that do not rank this type of informative websites in top of the list. Usually the top sites are full of garbage.

  2. Exatamente Anônimo, isso é perigoso pq quem não entende fica perdido, Eu aprendi que a eletronegatividade é contraria ao raio, quando ví escrito que era de cima para baixo, buguei, pois o raio aumenta de cima para baixo, então realmente há um erro, a eletronegatividade aumenta de BAIXO para CIMA e da ESQUERDA para DIREITA Î ->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *