Polialelia: o que é, exercícios e mais!

Entenda o que é o fenômeno genético Polialelia!

Polialelia: o que é, exercícios e mais!

Quando falamos em Genética, o estudo da transmissão de características hereditárias é um dos processos mais importantes a serem aprendidos por estudantes que estão se preparando para o Enem. Nesse campo, a polialelia é um fenômeno singular, responsável pelo surgimento de determinados traços em seres vivos a partir de múltiplos genes.

Por aqui, iremos explicar as características da polialelia, de forma que consiga se sair bem nas questões sobre o assunto na prova de Biologia do vestibular. Vale mencionar que esse é um assunto muito cobrado, por isso a vale pena se deter sobre ele! Vamos lá?

O que é polialelia?

Resumidamente, a polialelia é um fenômeno genético que explica a transmissão de certas características individuais, quando elas são condicionadas por mais de dois tipos de alelos. Por conta disso, ela também é conhecida como teoria dos alelos múltiplos. O exemplo mais comum é a definição do tipo sanguíneo em seres humanos, fator que explicaremos logo a seguir neste texto.

Quando aprendemos sobre genética, primeiramente conhecemos a transmissão genética que é determinada por dois alelos, como ocorre normalmente na definição do caráter genético do sexo dos indivíduos — um alelo X e o outro X ou Y.

Polialelia em grupos sanguíneos

Na escola e nas provas, o exemplo mais comum de alelos múltiplos é a tipificação sanguínea e suas classificações. Você já deve ter ouvido falar que os tipos sanguíneos em seres humanos podem ocorrer em diversas maneiras, definidos por combinações de letras e uma valoração negativa ou positiva: A+, B-, O+, AB+ etc.

Essa variação se dá justamente por conta de que os alelos que determinam o tipo sanguíneo fazem parte de uma mesma família genética. São os seguintes: Ia, Ib e i. A partir das combinações entre eles, podemos gerar os tipos sanguíneos:

  • sangue A;
  • sangue B;
  • sangue AB;
  • sangue O.

As relações entre os alelos funcionam da seguinte forma: os do tipo Ia e Ib exercem dominância sobre o tipo i. Já nos casos da relação entre Ia e Ib, existe uma situação de codominância, isso significa que não existe predominância de um sobre o outro na determinação de um traço. Por conta disso, é muito mais comum que existam pessoas com os tipos sanguíneos A, B e AB.

Polialelia em coelhos

Polialelia em coelhos

Outro exemplo bastante usado para definir a polialelia é o traço genético da pelagem de coelhos. Assim como no sangue, existem múltiplos tipos de alelos que podem ser combinados para gerar os pelos de padrões diferentes.

Os tipos definidos são: C, cch, ca e ch. Como as próprias letras indicam, o gene C tem dominância sobre todos os outros tipos.

As relações entre eles estabelecem as seguintes formas de pelagem para os coelhos:

  • CC, Ccch, Cch, Cca – selvagem, o tipo mais comum;
  • cchcch, cchch, cchca – chinchila;
  • chch, chca – Himalaia.
  • caca – albino, mais raro na natureza, mas comum de ser encontrado por conta do cruzamento genético intencional, feito pela ação humana.

Anomalia nos cromossomos sexuais

Como já mencionamos, os cromossomos sexuais são normalmente estabelecidos por um pareamento de dois alelos. Entretanto, podem acontecer anomalias genéticas que adicionam um cromossomo extra, gerando algumas síndromes médicas com sintomas pronunciados, mais comuns em mulheres. A diferença nesse caso acaba por ser um fenômeno similar da polialelia, mas não é exatamente o mesmo.

Vimos anteriormente que a polialelia ocorre apenas quando existem múltiplos alelos responsáveis pela determinação de certa características: o cromossomo X, correspondendo ao sexo feminino, e o cromossomo Y, que aparece apenas no sexo masculino.

Quando um cromossomo X se encontra com um Y , temos o nascimento de um indivíduo de sexo biológico masculino. Já um encontro de X com X vai gerar um indivíduo do sexo biológico feminino.

No caso das anomalias nos cromossomos sexuais, o que acontece é a adição de mais um cromossomo, mas ele será um dos já conhecidos X ou Y. Isso gera o fenômeno que conhecemos como trissomia, bastante raro, que pode gerar complicações médicas a depender das combinações.

A Síndrome de Klinefelter, por exemplo, pode ocorrer apenas em mulheres e acontece quando há uma combinação do tipo XXY. Vale lembrar também que essas anomalias sempre ocorrem no mesmo cariótipo do genoma humano, responsável pelas características sexuais, seu número é o 47.

Até aqui vimos as características principais da polialelia, um importante conceito para a Genética, pois explica a variação de uma mesma característica entre mesmas espécies de indivíduos. Além disso, descobrimos que é um fenômeno diferente das anomalias cromossômicas dos traços sexuais.

Agora, que tal testar seus conhecimentos em questões já respondidas sobre o assunto? Tente resolver por si só primeiro, depois confira as respostas no fim do texto.

Exercícios de polialelia

Questão 1 – (UFU 2015)

O quadro abaixo apresenta a distribuição de cinco alelos cujas combinações fenotípicas são responsáveis pela cor do olho em uma certa espécie de abelha.

Padrão de Coloração – Genótipo

Marrom –

Neve –

Pérola –

Neve –

Amarelo –

Creme –

Marrom –

Pérola –

Creme –

Marrom –

Neve –

Com base nas informações do quadro, qual a ordem de dominância dos diferentes alelos?

a. .

b. .

c. .

d. .

2. (UFRGS 2016) Em uma espécie de peixes de aquário, aparecem três padrões distintos de coloração na nadadeira dorsal: negra, rajada e amarela. Esses padrões são resultantes das combinações de três diferentes alelos de um mesmo loco. No quadro a seguir, estão representados três cruzamentos entre peixes com padrões de coloração distintos para nadadeiras e suas respectivas gerações F1 e F2.

Se um macho da F1 do cruzamento 3 cruza com uma fêmea da F1 do cruzamento 1, quais as proporções de coloração das nadadeiras dorsais esperadas para os descendentes?

a. 50% de indivíduos com nadadeiras negras e 50% de indivíduos com nadadeiras rajadas.

b. 75% de indivíduos com nadadeiras negras e 25% de indivíduos com nadadeiras amarelas.

c. 75% de indivíduos com nadadeiras negras e 25% de indivíduos com nadadeiras rajadas.

d. 50% de indivíduos com nadadeiras negras e 50% de indivíduos com nadadeiras amarelas.

e. 100% de indivíduos com nadadeiras negras.

Como podemos ver até aqui, a polialelia é um fenômeno conhecido e natural na transmissão de características entre diferentes tipos de seres vivos. Ela ocorre quando um determinado traço, como o tipo sanguíneo em humanos ou a coloração da pelagem em coelhos, é determinado por três ou mais alelos, por isso ela também é conhecida como alelos múltiplos.

Quer aproveitar muito mais seu tempo de aprendizado? Conheça nossa ferramenta de Plano de Estudos e personalize seus estudos de acordo com o seu objetivo!

Resposta dos exercícios

1 . b; 2. a.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *