Como estudar em casa? Veja 8 dicas valiosas!

Suas aulas foram suspensas? Veja como você pode criar uma rotina de estudos organizada estudando em casa!

Como estudar em casa? Veja 8 dicas valiosas!

O mês de março de 2020 tem sido difícil para qualquer pessoa, já que em tempos da pandemia do coronavírus, ficar em casa e evitar aglomerações são recomendações essenciais para a não proliferação da doença.

Por consequência disso, diversas escolas tiveram que suspender suas aulas com o objetivo de proteger os alunos e, com isso, milhares de crianças e adolescentes estão em processo de adaptação ao novo modelo de estudos que é estudar em casa.

Se você precisa de dicas de como estudar online em casa e como organizar melhor sua rotina de estudos, veja este post até o final e aprenda como fazer isso de uma forma eficiente e disciplinada. Acompanhe!

1. Escolha um local para estudar

O primeiro passo para uma boa rotina de estudos em casa é escolher um bom lugar para estudar. Esse local precisa ser bem iluminado, arejado, silencioso e bem equipado para que a sua produtividade seja melhor.

É importante também que você estude todos os dias no mesmo lugar, assim você passa a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos, além disso esse espaço sempre vai ter uma destinação única: estudar.

2. Estabeleça horários fixos

Para combater uma possível procrastinação é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos.

O ideal é separar sempre os mesmos horários para estudar. Uma boa dica é você continuar estudando nos mesmos horários que está acostumado na escola e definir o tempo que você vai dedicar em cada matéria. Siga esses horários todos os dias que logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.

3. Monte um cronograma de estudos

Uma das diferenças de ir à escola e de estudar em casa é que agora você mesmo que deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias vai estudar em dias específicos.

Montar um cronograma de estudos é fundamental para sua disciplina em estudar em casa. Para fazer isso, você pode selecionar quais conteúdos você quer estudar na semana e distribuí-los no seu cronograma.

Coloque essas informações em uma tabela para seguir na sua rotina e também faça anotações sobre quais matérias você já está mandando bem e quais precisa dedicar um tempo maior para compreender mais a fundo essa matéria.

4. Faça anotações

Enquanto você assiste as videoaulas e faz exercícios, é muito importante ir fazendo anotações no seu caderno.

Separe sempre essas anotações por matérias, assim, caso você precisar revisá-las, ficará muito mais fácil de encontrar no caderno. Além disso, com as anotações, também fica mais fácil de entender e fixar o conteúdo passado pelo professor.

5. Mantenha-se organizado

Por um lado, estudar online em casa é possível ter muito mais liberdade e flexibilidade, já que não há a presença do professor ali o tempo todo, certo? Mas por outro, fica mais difícil manter a organização nos estudos e o foco sem pensar no próximo episódio da série favorita.

Mas se você deseja ser produtivo e organizado, precisa começar a repensar a forma como você está organizando seus estudos.

Vamos começar pelo lugar em que você está estudando: Ele é bem iluminado? A mesa está organizada e sem distrações, como o celular, por exemplo? Esse lugar é realmente silencioso?

Comece a observar essas pequenas coisas e vá ajustando seu cantinho de estudos para que a organização sempre esteja em primeiro lugar. Além disso, verifique se o seu material está todo no mesa, assim você pode evitar se locomover para buscar algum livro ou material e se distrair com outras coisas.

Com tudo isso pronto, é hora de colocar a mão na massa e partir para os estudos!

6. Afaste-se de distrações

menina mexendo no celular estudando em casa

Por muitas vezes se concentrar já é difícil, ainda mais estando em casa que é um lugar cheio de distrações como a televisão, videogame, celular, as pessoas que moram com você e por aí vai.

Com tantas coisas favoráveis à distração, a única solução é se afastar ao máximo delas (por isso é tão importante escolher um bom cantinho de estudos).

Comece deixando o celular em outro cômodo, evite deixar as redes sociais abertas no computador enquanto você estuda e não deixe a televisão ligada. Se você gostar e preferir, pode deixar um som ligado (não muito alto), mas só se isso não te atrapalhar, ok?

Seguindo essas dicas, garantimos que sua produtividade e foco aumentarão muito mais!

exercícios

7. Reserve um tempo para descansar

Para uma maior eficiência em estudar em casa é importante que haja um equilíbrio para que o aprendizado seja mais proveitoso. 

Para isso, defina um tempo de descanso entre as matérias e evite pular de uma matéria para a outra sem antes ter tirado uns 10 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água.

Quando você começar a desenvolver esse hábito de pausas e descansos durante os estudos, vai perceber que sua rotina de estudos ficará mais fácil e que você vai conseguir assimilar os conteúdos muito mais rápido do que se não tirasse esse tempinho para você relaxar.

Afinal de contas, ninguém consegue fazer nada sem saúde mental!

8. Estude com o Stoodi!

Depois de ter tantas dicas importantes em mãos para aumentar sua produtividade estudando em casa é hora de pensar por onde começar a estudar.

Como nós já comentamos, diversas escolas tiveram que suspender as aulas por conta do novo coronavírus. Para que os alunos não fossem prejudicados com essa decisão, o Stoodi está de porta abertas e liberou o acesso na plataforma para todas as videoaulas e exercícios, dessa forma os alunos podem continuar estudando normalmente.

O acesso às videoaulas e exercícios estarão disponíveis por 30 dias, podendo ser prorrogado caso essa situação não melhore.

Se você quer continuar seus estudos de uma forma organizada e com professores incríveis, faça seu cadastro gratuito no Stoodi e estude com a gente! Veja também como vai funcionar essa liberação.

Se você também já estiver pensando na sua carreira, não deixe de tirar um tempo para conhecer mais sobre diversos cursos e profissões no Blog da Orientu e fique por dentro de tudo!

2 comments
  1. As dicas apresentadas são extremamente úteis para quem busca aperfeiçoar seus métodos de estudo em um ambiente caseiro. Adorei a sugestão de manter um horário fixo de estudos e a importância de se criar um ambiente adequado e confortável para se concentrar. Além disso, as dicas de como lidar com distrações e manter o foco foram muito úteis. Com certeza, esse artigo será de grande ajuda para todos que desejam melhorar seu desempenho nos estudos em casa. Parabéns novamente ao blog Stoodi por mais um conteúdo excelente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *