Linkage: o que é, resumo e exercícios!

Entenda o conceito de Linkage e suas aplicações na genética.

Linkage: o que é, resumo e exercícios!

Estudar genética é algo que não pode passar batido na sua preparação para os vestibulares, afinal, é muito comum nos depararmos com questões sobre esse tema nas provas. Um dos assuntos cobrados é o linkage, tema de nossa conversa de hoje.

Vamos aprender mais sobre isso?

O que é linkage

Linkage é um conceito que se refere a genes que estão fisicamente ligados, ou seja, que pertencem a um mesmo cromossomo.

Linkage: resumo

Veja, a seguir, um resuminho sobre o assunto!

Genes unidos no mesmo cromossomo

A ligação gênica pode ser do tipo cis (quando genes dominantes estão em um cromossomo e recessivos em outro) ou trans (quando ocorre uma intercalação deles).

A segunda lei de Mendel não se aplica a esse tipo de conceito.

Como reconhecer o linkage

Reconhecer o conceito de linkage em um exercício é bem simples: basta identificar a presença de genes vinculados em um mesmo cromossomo. Com a meiose, eles não se separam, continuando juntos.

Crossing over ou permutação

Durante a meiose, os genes ligados (linkage) tendem a permanecer juntos, exceto quando ocorre o crossing over. Esse é um processo que acontece na prófase I da meiose, em uma etapa específica chamada de paquíteno.

Exercícios de linkage

Para fechar o nosso bate-papo, que tal fazemos um exercício sobre o assunto? Em relação à genética, a dica é sempre investir na prática para pegar o jeito. Vamos lá!

(Unicamp) Considere um indivíduo heterozigoto para três genes. Os alelos dominantes A e B estão no mesmo cromossomo. O gene C tem segregação independente dos outros dois genes. Se não houver crossing-over durante a meiose, a frequência esperada de gametas com genótipo abc produzidos por esse indivíduo é:

a) ½

b) ¼

c) 1/6

d) 1/8

Gostou de aprender mais sobre o linkage? Agora, chegou a hora de expandir seus conhecimentos e aprofundá-los! Conheça o Plano de Estudos Stoodi e se prepare para as provas com os melhores professores!

Resposta do exercício: B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *