No nosso organismo, há reações ocorrendo o tempo todo. A grande parte delas é comandada pelo sistema nervoso, que funciona de maneira bastante particular. Listamos informações importantes sobre a sinapse, um tema que frequentemente está presente nas provas de vestibular.

O que é sinapse

O conceito de sinapse é um pouco abstrato. De certo modo, esse pode ser considerado um espaço especializado no qual ocorrem as transmissões de impulsos nervosos entre os neurônios. Além disso, o termo é largamente utilizado como a denominação de uma ação ocorrida nesse espaço.

Como ocorre a sinapse

A sinapse ocorre, principalmente, quando os terminais dos axônios liberam neurotransmissores (que nada mais são do que substâncias químicas) a alguma estrutura vizinha.

Elas podem ser de dois tipos: químicas ou elétricas. A seguir, falamos mais sobre essa diferenciação!

Tipos de sinapse

Agora que já sabemos o que é uma sinapse e como ela ocorre, chegou o momento de conferirmos as suas subdivisões. Acompanhe!

Química

É o tipo de sinapse mais comum nos seres humanos e outros animais mais complexos. Ocorre no contato entre o terminal do axônio e um receptor químico (composto por proteínas).

Alguns dos neurotransmissores mais comumente ativos nesse tipo de sinapse são a acetilcolina, a serotonina e a epinefrina.

Elétrica

Nos mamíferos, esse tipo de sinapse ocorre apenas em células musculares (como no caso do coração) ou gliais (componentes do sistema nervoso).

Aqui, neurotransmissores não são participantes. Em seu lugar, atuam íons, o que faz com que a reação seja praticamente instantânea nesse tipo de sinapse.

Conhecer o processo de sinapse é essencial para os estudos, mas ainda há muito para aprender! Conheça o Plano de Estudos do Stoodi e descubra todo o universo da Biologia e de outras matérias fundamentais para o vestibular!

Giovanna Pessoa

Estudante de Administração de Empresas, a Gi faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e adora escrever! Ela ama estar em contato com a natureza, ler sobre psicologia, mas acima de tudo, é apaixonada por um cãozinho. Conheça mais sobre os textos da Gi, essa grande escritora que procura crescer cada vez mais em marketing!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!