Briófitas: o que são, características, reprodução e mais!

Mergulhe no mundo da Botânica e descubra tudo sobre as Briófitas!

Briófitas: o que são, características, reprodução e mais!

O estudo do Reino Plantae é um dos temas mais importantes para a Biologia. Esse é, também, um dos assuntos mais complexos, com muitos detalhes e informações novas. Por isso, estudá-lo é fundamental! Hoje, portanto, falaremos sobre as briófitas, o primeiro dos grupos dos vegetais.

Conhecer bem as características e particularidades das briófitas é essencial para que possamos, assim, passar para o próximo grupo de plantas e dar continuidade aos estudos. Lembre-se de que a Botânica é uma das áreas que mais caem nas provas de vestibulares e que, portanto, é essencial ter tudo na ponta da língua!

Mas não precisa se desesperar e não há razão para temer esse conteúdo! Com calma e paciência, tudo vai ficar bem e você verá que as plantinhas não são um bicho de sete cabeças. Vamos começar os estudos sobre o assunto? Respire fundo e separe o que for necessário para dar início às suas anotações. Vamos lá!

O que são briófitas?

As briófitas são o primeiro grupo de plantas, consideradas como as mais simples entre as quatro subdivisões do reino. Por conta disso, elas são as primeiras a serem estudadas. A partir delas, conseguimos observar a evolução dos próximos seres, identificando o surgimento de características importantes, como os frutos, as sementes e as flores.

As briófitas, por sua vez, não têm nenhum desses anexos. Ela são plantas de pequeno porte e têm, por natureza, uma forte ligação com o ambiente aquático (entenderemos melhor esse conceito no tópico sobre a reprodução!). Ao longo do texto, conheceremos mais sobre esses seres!

Briófitas e pteridófitas

O grupo das pteridófitas é o que vem logo depois das briófitas. Por conta disso, ele traz algumas novidades em relação à divisão anterior, algo que acontece em todos os grupos que estão por vir.

De modo geral, briófitas e pteridófitas compartilham várias semelhanças, como o porte mais reduzido (elas não costumam crescer tanto) e a ausência de flores, frutos e sementes. Essa última característica, inclusive, faz com que elas sejam classificadas como plantas criptogramas.

No entanto, elas também têm diferenças importantes. A principal delas é a presença de vasos condutores. Além disso, as pteridófitas apresentam tecidos verdadeiros, algo que não é observado nas briófitas. Por fim, outra diferença marcante é a dominância da fase esporofítica, no caso das pteridófitas.

Características das briófitas

Agora, chegou o momento de conhecer as principais características das briófitas. Mantenha o que foi dito no tópico anterior em mente, mas, neste momento, foque apenas em compreender a estrutura do grupo de plantas que estamos estudando hoje. Certo?

Veja as principais características das briófitas:

  • são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva;
  • têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente);
  • têm cauloide (análogo ao caule, é um eixo pequeno que serve para a fixação dos filoides);
  • têm filoides (pequenas lâminas cuja principal função é a realização da fotossíntese);
  • habitam, normalmente, ambientes terrestres úmidos (com água doce);
  • têm reprodução com alternância de gerações.

As briófitas são extremamente abundantes no planeta Terra e, portanto, muito importantes para a sobrevivência dos seres humanos. A seguir, descobriremos ainda mais sobre essas plantas!

briófitas no paralelepípedo

Reprodução

A reprodução das briófitas é extremamente dependente da água, um processo conhecido pelo nome de oogamia. Isso ocorre por conta de sua dominância particular, que é feita pela fase do gametófito (n).

O gametófito tem as seguintes características:

  • é clorofilado;
  • tem sexos separados;
  • o gameta é chamado de gametângio e se forma por mitose.

Já o esporófito (2n) é a fase secundária. Ele é caracterizado por uma pequena haste que se dispõe sobre o gametófito feminino. Suas características são:

  • têm uma estrutura chamada de opérculo, uma espécie de tampa que recobre o esporângio e que, quando está madura, cai, liberando os esporos;
  • esporos são produzidos por meiose;
  • esporos se dispersam pelo ar.

O ciclo referente ao gametófito, mais longo e dominante, ocorre exclusivamente com a presença da água. Esse meio é fundamental para que os gametas se encontrem e, assim, ocorra a fecundação.

Briófitas: exemplos

Antes de partir para os exercícios, que tal descobrir alguns exemplos de briófitas?

Esse grupo de plantas é dividido em outros subgrupos, que são:

  • musgos;
  • hepáticas;
  • antóceros.

Cada um deles tem características bem particulares, normalmente mais estudados pelos biólogos e estudiosos dessa área. Para nós, que estamos lidando com o conteúdo do ensino médio, basta conhecer os musgos, tudo bem?

Briófitas: exercícios

Para finalizar, vamos resolver algumas questões sobre esse tema? Fazer exercícios é sempre o melhor caminho para o aprendizado! Confira!

!. (Unisc) Com relação às briófitas, é correto afirmar que são:

a)     criptógamas vasculares, com gametófito haploide e independente do esporófito diploide.

b)     criptógamas vasculares que apresentam esporófito diploide e independente do gametófito.

c)      criptógamas avasculares, com esporófito haploide e independente do gametófito.

d)     criptógamas avasculares, com esporófito diploide e dependente do gametófito haploide.

e)     criptógamas avasculares, com esporófito diploide e de vida livre.

Resposta: D

2. (PUCRS) Responder à questão preenchendo com V (verdadeiro) ou F (falso) nos parênteses correspondentes às afirmativas sobre os musgos.

( ) Pertencem ao grupo das briófitas.

( ) São seres vivos heterotróficos absortivos.

( ) São desprovidos de traqueídeos.

( ) Preferem solos secos e frios.

( ) São parentes das hepáticas.

A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a)     F – F – V – V – V.

b)     F – V– F – V – F.

c)      V – F – V – F – V.

d)     V – V – F – V – V.

e)     V –V – V – F – F.

Resposta: C

Agora que você já conhece as particularidades das briófitas, suas características e as diferenças mais notáveis entre elas e as pteridófitas, você está pronto para prosseguir! Para isso, recomendamos o auxílio de bons professores e de um cronograma eficiente. Para ter tudo isso, confira o Plano de Estudos do Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *