Vírus: o que são, estrutura, reprodução e mais!

Descubro tudo sobre os vírus: sua estrutura, reprodução, doenças e mais!

Vírus: o que são, estrutura, reprodução e mais!

Entender o que são vírus, quais são suas estruturas e o tipo de reprodução é algo importantíssimo para quem vai prestar vestibular, já que esses conteúdos caem constantemente na prova de Ciências da Natureza do Enem.

Mesmo sendo um conteúdo bastante exigido nas provas, nem todos os estudantes sabem de fato quais são os principais conceitos acerca dos vírus, bem como qual é o seu ciclo de vida.

Continue a leitura e esclareça pontos importantes sobre esse assunto que vai auxiliar nos seus estudos! Entenda tudo sobre os vírus.

O que são vírus

Os vírus nada mais são do que seres diminutos (simples e pequenos, biologicamente falando), formados por ácido nucleico (RNA ou DNA) e envolvidos por um complexo proteico conhecido como capsídeo — que tem a função de resguardar o material genético e reagir quimicamente com as células parasitas.

Estrutura dos vírus

Em relação à estrutura celular, os vírus são completamente diferentes das estruturas que são observadas nas células comuns. Isso acontece porque eles não têm organelas, tampouco realizam processos de produção de energia e respiração.

Sua estrutura é basicamente composta por ácido nucleico e uma membrana proteica chamada de capsídeo.

Os vírus são seres vivos?

Academicamente falando não há uma resposta correta para essa pergunta, isto é, existem cientistas que acham que sim e outros que pensam que não.

Argumentos que classificam os vírus como seres vivos

Como são seres que conseguem se reproduzir e aumentar a sua propagação dentro de uma célula hospedeira (parasitas intracelulares obrigatórios), há estudiosos que, com base nisso, classificam os vírus como sendo seres vivos.

Além disso, eles carregam em seu interior material genético, sendo RNA, DNA ou os dois tipos.

Argumentos que desclassificam os vírus como seres vivos

Por se tratarem de seres que não apresentam metabolismo próprio (conjunto de reações químicas), existe uma ala da ciência que não classifica os vírus como seres vivos.

Esse grupo de cientistas conceitua os vírus apenas como sendo partículas infecciosas dependentes de um hospedeiro, não sendo capazes de fazer atividades biossintéticas.

Reprodução dos vírus

A reprodução dos vírus é realizada a partir de um processo chamado de replicação, que acontece em seis etapas.

Adsorção

Ligação do vírus (por meio dos receptores) com a membrana celular do parasita.

Penetração

Processo pelo qual o vírus entra na célula parasitária.

Desnudamento

É quando o material genético do vírus, depois de sofrer ação de enzimas, é liberado no citoplasma da célula (ou dentro do núcleo).

Síntese viral

A síntese viral acontece quando o material genético do vírus começa a influenciar nas atividades celulares do parasita, resultando na produção de proteínas para a geração de novos vírus.

Montagem ou maturação

Processo que designa a formação de novos vírus após a produção das proteínas específicas.

Liberação

Após passar pelo processo de maturação, o vírus sai da célula parasitária (por brotamento ou quebra da membrana plasmática), finalizando o seu processo de reprodução.

Doenças causadas por vírus

Existem várias doenças causadas por vírus. Entre elas, podemos destacar:

  • Chikungunya;
  • Condiloma acuminado;
  • Aids;
  • Catapora;
  • Caxumba
  • Dengue;
  • Rubéola;
  • Sarampo;
  • Varíola;
  • Zika.

Vírus HPV

O HPV é um vírus que tem material genético DNA, capaz de infectar mucosas do corpo humano e a pele, ocasionando em verrugas e casos de câncer.

Atacando tanto homens quanto mulheres, atualmente existem catalogados mais de 150 tipos de HPV, sendo que em média 8% deles são classificados como de alto risco.

O grande problema do vírus HPV é que muitas vezes ele não manifesta sintomas após infectar as células parasitas, o que acaba aumentando a taxa de transmissão — principalmente por relações sexuais.

Zika vírus

aedes aegypti

O Zika vírus é transmitido por meio do mosquito Aedes aegypti, desenvolvendo nas pessoas sintomas parecidos com a dengue: febre, dores no corpo, diarreia e cansaço excessivo.

Ao contrário do vírus HPV, não existem vacinas contra o Zika vírus. Isso significa que uma das principais medidas preventivas é o combate à proliferação desenfreada de mosquitos portadores do vírus.

Diferença entre vírus e bactérias

São várias as diferenças entre vírus e bactérias, mas a principal delas é que bactérias são seres celulares, ou seja, têm em sua estrutura células (compostas pelas organelas e pelo citoplasma) capazes de realizar metabolismo próprio.

Os vírus são seres acelulares, e não passam de partículas infecciosas que dependem de um hospedeiro.

Vírus: exercícios

Veja agora como que esse assunto pode ser cobrado em uma prova de vestibular.

1) Unicamp/2020 – Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite.

A) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.

B) A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença.

C) É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio.

D) A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado uma pessoa contaminada na fase crônica da doença.

2) UECE/2018Atente ao que se diz a respeito de vírus, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Um vírus que se aproxima da célula hospedeira injeta seu material genético e multiplica-se com a ajuda das organelas da célula infectada tem ciclo lisogênico.

( ) Todo vírus possui uma cápsula proteica protetora denominada capsídeo que encerra um genoma de DNA ou RNA.

( ) No ciclo lítico, o vírus invade a célula hospedeira e agrega seu material genético ao genoma da mesma.

( ) Apesar de poder ser causada por fungos e bactérias, a pneumonia também pode ter origem viral.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) V, V, F, F

B) F, V, F, V

C) F, F, V, V

D) V, F, V, F

Agora que você já sabe o que é vírus, qual é a sua estrutura e os tipos de reprodução, é interessante praticar ainda mais exercícios sobre essa matéria, para que você possa memorizar os termos e conceitos com mais facilidade.

Vale ressaltar ainda que saber mais sobre esse conteúdo é fundamental para qualquer estudante que vai prestar vestibular, independentemente de escolher o curso de Ciências Biológicas ou a Engenharia Civil, por exemplo.

Gostou de aprender sobre vírus? Quer ter acesso a temas ainda mais aprofundados e poder assistir a várias videoaulas? Conheça nosso plano de estudos e fique por dentro de tudo sobre o mundo dos vestibulares!

Resolução

Exercício 1 – resposta A. Exercício 2 – resposta b.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *