Como organizar seus estudos no ensino a distância e ter bom aproveitamento

Saiba como você pode se organizar estudando em casa!

Como organizar seus estudos no ensino a distância e ter bom aproveitamento

Se o ensino a distância já era uma tendência que crescia, ele foi introduzido à força com a pandemia do COVID-19. Desde os alunos mais novos até quem está na graduação, pós e mestrado acompanha o material com o professor pela internet. Alunos que estão prestes a realizar o Enem e os vestibulares também estão tendo que se virar nos 30.

Por isso a organização é fundamental, já que o fluxo de informações é enorme e não faltam assuntos para estudar. Neste texto vamos dar algumas dicas.

Comece pelos arquivos

Cada pessoa tem o seu método para estudar. Algumas preferem anotar as aulas em um caderno ou fichário. Outras já gravam diretos em arquivos no Word. Há uso de apostilas nas escolas, mas as mais modernas investem em arquivos de PDF para passar o conhecimento.

Pensando nos PDFs, aqueles arquivos com textos e imagens que são muito usados para digitalizações, apresentações e simples textos, não controlar o acúmulo deles pode fazer seu computador parecer um quarto. Tudo bagunçado, difícil de entender onde está o que e dificultando seus estudos.

É importante ter um programa que organize isso, como o Wondershare PDFelement, para juntar todos esses arquivos em uma pasta e poder abri-los diretamente e rapidamente com poucos cliques. Você também pode editá-los na plataforma, unir vários para criar uma apostila digital e assim facilitar seus estudos. Se os arquivos ficarem pesados, você tem a solução de 

Um programa como esse funciona como uma estante onde você pode colocar seus cadernos, livros e dispor eles de uma forma que faça sentido para sua rotina de estudos.

Crie rotinas (inclusive de descanso e diversão)

Pessoas que trabalham em casa apreciam a liberdade que isso traz, mas uma reclamação está quase sempre presente: é difícil criar rotinas com as paradinhas, distrações e a falta de “barreiras” casa-trabalho.

O mesmo serve para os estudantes. Começar a estudar e concentrar-se é difícil com celular do lado, videogame perto, televisão na sala, cama ao lado…

Por isso é importante criar rotinas e ser rígido com elas. Há hora para tudo e ter distrações e se divertir faz parte do aprendizado e é positivo para os estudos. Emendar 10 horas de estudo pode até ser contra produtivo, já que uma mente cansada não absorve tão bem conhecimento.

Tente acordar cedo, ter duas ou três horas focadas nos estudos pela manhã, fazendo intervalos a cada hora para alongar, ir ao banheiro, tomar uma água. Volte do almoço e repita esse processo. Você pode escolher se prefere distrair e fazer outras atividades depois do jantar ou no meio da tarde. Aí está a liberdade de poder estudar online: você pode potencializar seus estudos. Mas não confunda a liberdade com a falta de foco.

Toda ajuda é bem-vinda

Com o isolamento social o aspecto do convívio foi severamente limitado. Mas isso não quer dizer que você está sozinho. Com o Stoodi você pode criar seu cronograma de estudos de forma fácil e ter uma rotina preparada para você. Isso ajuda demais a visualizar o que está por vir e o que já foi feito, melhorando também a motivação de ver que existem avanços.

A ajuda de professores também pode ser de enorme importância, mas pense que eles estão sobrecarregados neste momento. Entre em contato com as dúvidas já anotadas para agilizar os processos. Todo minuto precisa ser aproveitado.

Já grupos de estudos com amigos e colegas também pode ser uma ótima. É possível fazer transmissões via programas como Skype ou Zoom com excelente conexão e qualidade. Trocar dúvidas, ajudar na correção de exercícios e até se motivar e jogar conversa fora são aspectos positivos. Tudo no seu tempo certo.

Reunindo as dicas

Para finalizar, vamos reunir as dicas para você ter o máximo de aproveitamento possível ao estudar em casa neste período único e desafiador.

  • Organize seus arquivos PDF com programas especializados. Seu computador precisa ser como uma mesa de escritório. Evite bagunças.
  • Crie uma rotina. Pode ser hora a hora ou mais liberal, mas tente focar sempre em uma tarefa e eliminar distrações.
  • Separe tempo do dia para relaxar, se exercitar e se divertir. Uma mente descansada é fundamental para os estudos
  • Confira o plano de estudos do Stoodi e suas aulas para reforçar seus estudos pré-vestibular e pré-ENEM.
  • Procure seus professores para eliminar dúvidas e reúna-se com seus amigos para formar grupos de estudos produtivos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *