Virose: o que é, sintomas, tipos e mais!

Descubra o que é a terapia gênica!

Virose: o que é, sintomas, tipos e mais!

Nos tempos em que vivemos, é muito importante entender sobre virose, um tipo de doença causada por vírus, que já era algo bastante recorrente em nosso país muito antes de problemas como a COVID-19. Além disso, assuntos que se destacam, chamando tanta atenção da sociedade, costumam ser pautas de vestibulares e para o Enem.

Sendo assim, neste artigo separamos uma série de informações importantes para você manter seus conhecimentos atualizados. Mostraremos o que é virose, quais os tipos de manifestação, seus principais sintomas e como é feito o tratamento. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é virose?

A virose, como o próprio termo já sugere, é uma infecção que afeta o organismo e tem como causa alguma espécie de vírus. Sua característica mais marcante é o fato de o sistema imunológico da pessoa acometida ser afetado, baixando as defesas do corpo. A CID virose, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é classificada pelo código CID 10 – B34.

Levando em consideração o que foi dito no parágrafo anterior, em teoria, podemos afirmar que existem diversos tipos de virose, já que muitas doenças são causadas por vírus, como uma simples gripe, a dengue e até mesmo enfermidades mais graves como a Aids, causada pelo HIV, e a própria COVID-19, que causou a pandemia em 2020. Contudo, na prática, os profissionais da área da saúde se referem às viroses especificamente quando são infecções no trato gastrointestinal (sistema digestivo) ou respiratório.

Outro aspecto bastante característico da virose é que esse tipo de infecção costuma durar um período determinado, apresentar, em geral, sintomas discretos e evoluir para uma cura sem que o paciente acometido sofra complicações mais graves. O termo virose é utilizado pelos médicos até que o agente causador específico (vírus) da doença seja descoberto.

É claro que, com uma classificação tão ampla, muitos sintomas que se manifestam em diferentes tipos de enfermidades acabem abrangendo viroses, que podem afetar diferentes regiões do corpo conforme o tipo do vírus. No próximo tópico, mostraremos as viroses mais comuns.

Tipos de virose

Agora que você já tem um conhecimento mais aprofundado sobre o que o termo virose representa, mostraremos quais são os tipos de manifestação da doença mais comumente associados a esse tipo de infecção.

Virose respiratória

As viroses respiratórias são mais caracterizadas pelos tipos de gripe, pois como o próprio nome sugere, afetam o sistema respiratório do paciente. Por isso, o novo coronavírus, a gripe influenza, entre tantas outras doenças são consideradas viroses, já que têm estas duas características em comum: vírus como agentes causadores e acometem o trato respiratório. Entre os sintomas mais comuns nesse tipo de enfermidade, podemos citar:

  • dores no corpo;
  • fraqueza;
  • febre;
  • corrimento nasal;
  • espirros;
  • dores de cabeça;
  • congestão nasal;
  • dores ou irritação na garganta;
  • inchaço dos gânglios.

Virose gastrointestinal

Trata-se da virose que afeta o sistema digestivo do paciente, causando distúrbios e problemas ligados ao trato gastrointestinal. Em geral, esse tipo de virose ocorre com mais frequência no verão e costuma durar de três a sete dias. Entre os sintomas mais comuns, podemos citar:

  • diarreia;
  • dor abdominal;
  • febre;
  • vômito;
  • inchaço dos gânglios.

Sintomas da virose

virose

Como já foi dito, muitas doenças são consideradas viroses, como a febre amarela, malária, Zika Vírus, coronavírus, febre Chikungunya e a própria dengue, que é muito comum em nosso país. Dito isso, até que o médico chegue ao vírus causador específico da doença, a virose em sua abrangência pode apresentar uma variedade de sinais ligados à redução da imunidade do organismo, como:

  • hemorragias e pele amarelada (icterícia) — comuns na febre amarela;
  • ligeira rigidez na nuca e calafrios — comuns na malária;
  • fortes dores nas articulações e pelo corpo — comuns em gripes e febres como Mayaro e Chikungunya;
  • manchas na pele — característica marcante no Zika Vírus e possivelmente da COVID-19.

Como a virose é diagnosticada?

Em geral, o médico solicita alguns exames clínicos para poder chegar a um diagnóstico mais específico sobre qual é o tipo de virose que acomete o paciente. Além disso, ele se baseia no histórico da pessoa e nos sintomas que ela está apresentando.

Alguns tipos de vírus podem ser identificados pela sorologia, porém não existem exames ainda que possam diagnosticar todos os tipos de virose, o que acaba causando, em muitos casos, complicações para os profissionais da saúde chegarem a uma conclusão precisa.

Um exame muito utilizado para definir que o paciente tem uma virose é o hemograma, que apresenta aumento nos glóbulos brancos (linfócitos), responsáveis pelas defesas no organismo.

Tratamento da virose

Para concluirmos este conteúdo sobre o que é virose, é importante mencionar que não existe uma tratamento específico, já que, como você pôde entender até aqui, a virose é apenas o termo para se referir à manifestação sintomática do que pode ser uma grande variedade de doenças.

Como a principal característica da virose é afetar o sistema imunológico do paciente, a melhor forma de tratar é minimizar os sintomas e fortalecer as defesas do corpo. Dito isso, é comum que sejam prescritos medicamentos para amenizar os sintomas como remédios para diminuir dor e febre, por exemplo, além de orientações e cuidados para melhorar os hábitos de vida da pessoa, como:

Como você pôde contemplar neste post sobre o que é virose, trata-se de uma termo amplo utilizado pelos profissionais da área da saúde para se referir a uma série de doenças causadas por vírus. Como a redução da capacidade do sistema imunológico é uma das características mais comuns, os sintomas apresentados costumam ser parecidos, ainda que em diferentes enfermidades.

Se você gostou deste artigo e quer manter seus conhecimentos gerais sobre saúde e bem-estar atualizados, aproveite para ler também nosso conteúdo sobre o doenças causadas por bactérias! Aproveite e conheça também nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *