República e democracia: qual a diferença?

Descubra a diferença entre república e democracia!

República e democracia: qual a diferença?

Ao longo dos estudos sobre História, é muito comum nos depararmos com uma série de conceitos que são, à primeira vista, muito semelhantes. Entre eles, podemos citar as ideias de república e democracia. Para tirar de uma vez por todas as dúvidas sobre esse assunto, preparamos um texto para ajudá-lo!

O que é república?

O termo república é originado da Roma Antiga. Por isso, seu significado vem do latim res publica, que significa, em tradução literal, “uma coisa pública”.

De modo simplificado, a república nada mais é do que uma organização política em esferas. Ela conta com vários poderes e tem características próprias, como a temporalidade dos cargos, a eletividade e a pluralidade das ações de cada membro.

Vale a pena ressaltar que, apesar do senso comum, as repúblicas também podem ser aplicadas em regimes monárquicos. É o que ocorre, por exemplo, no Reino Unido. Apesar de existir um representante real, há um parlamento responsável por conduzir aquela nação.

O que é democracia?

A democracia, por sua vez, teve origem na Grécia Antiga. Seu nome vem do grego demos e kratos, que significam algo como “o poder do povo”.

Aqui, o conceito é o seguinte: de acordo com os princípios democráticos, todos os cidadãos podem participar da eletividade de seus representantes políticos.

Isso, no entanto, é algo que gera muita polêmica. Afinal, um regime democrático pode, sim, ser excludente. É o que acontecida, por exemplo, em Atenas, cidade na qual os “cidadãos” eram apenas homens atenienses de boa condição social. Fique de olho!

Qual é a diferença entre república e democracia?

Apesar de até caminharem juntas, a república e a democracia são conceitos diferentes. Aqui, é necessário filosofar um pouquinho para compreender bem essa diferença!

A democracia é, de certa forma, um ideal. Ela não é algo palpável, mas sim um conjunto de ideias que podem ou não ser aplicados em regimes políticos. A república, por sua vez, é uma organização política que utiliza conceitos que vêm dos pensamentos democráticos.

Agora que você já conhece a diferença entre democracia e república e sabe também como esses conceitos estão interligados, é hora de aprofundar ainda mais seu aprendizado! Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda do Plano de Estudos Stoodi. Confira nossos diferenciais e mande ver no vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *