Região Sul: estados, clima e muito mais!

Entenda mais sobre a região sul!

Região Sul: estados, clima e muito mais!

Composta por apenas 3 estados, a Região Sul é uma parte fundamental do país, seja quando o assunto é economia, seja em relação à sua rica cultura e aos costumes locais. Por se tratar de um relevante polo nacional, questões e temáticas sobre essa região comumente aparecem nos vestibulares. Com o intuito de auxiliar seus estudos e esclarecer detalhes sobre a Região Sul do Brasil, preparamos um conteúdo que destaca os principais pontos desse local, tais como: economia, comidas típicas, características dos estados que compõem a região, clima, vegetação e ainda questões de vestibular.

Acompanhe!

Estados da Região Sul

Como já destacamos aqui, são 3 os estados dessa região, sendo o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Rio Grande do Sul

  • Capital: Porto Alegre.
  • População em cerca de 11,2 milhões de habitantes.
  • Estado que faz fronteira com o Uruguai, a Argentina e Santa Catarina.
  • Tem cerca de 497 municípios.
  • Estado mais populoso de sua região.

Paraná

  • Capital: Curitiba.
  • Tem cerca de 11 milhões de habitantes.
  • Estado que faz fronteira com São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina.
  • Tem aproximadamente 399 municípios.

Santa Catarina

  • Capital: Florianópolis.
  • Estado menos populoso da região, com cerca de 7 milhões de habitantes.
  • Faz fronteira com o Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina.
  • Também é o estado com menos municípios da região, com cerca de 295.

Totalizando, a Região Sul tem uma população de aproximadamente 28 milhões de habitantes, representando cerca de 13% da população total brasileira (que são quase 210 milhões de pessoas).

Clima da Região Sul

Essa região está situada na Zona Climática Temperada do Sul, apresentando um clima subtropical, caracterizado essencialmente pelas baixas temperaturas (as menores do país).

Vale lembrar que o norte do Paraná é uma exceção, já que seu clima se aproxima mais do que é encontrado na Região Sudeste (clima Tropical).

Vegetação da Região Sul

Nessa região, destacam-se dois tipos de vegetação: as matas de araucária (predominantes nos planaltos) e os famosos campos (encontrados tanto nos planaltos quanto na Campanha Gaúcha).

Cultura da Região Sul

Essa é a região do Brasil que mais abrigou europeus que fugiam da 1ª e da 2ª Guerra Mundial, por isso sua cultura tem fortes traços europeus (principalmente de alemães, italianos e poloneses).

Tal influência pode ser facilmente observada na arquitetura e na linguagem, já que em várias escolas desses 3 estados é comum os alunos aprenderem alemão.

Comidas típicas

região sul

Como comidas típicas dessa região, destacam-se:

  • barreado — prato que leva carne de boi, de borco e temperos;
  • boi, porco e carneiro no rolete;
  • pirão de peixe;
  • marrecada;
  • arroz carreteiro;
  • chimarrão;
  • tereré;
  • churrasco.

Todas essas comidas típicas são bastante conhecidas no Brasil, mas vale lembrar que o chimarrão representa um símbolo para a tradição da Região Sul. Essa bebida é tomada diariamente por grande parte da população local.

Danças

Em relação às danças típicas da Região Sul, temos o pau-de-fita (mais tradicional no Paraná), o fandango, e o vaneirão (que, dependendo da região, também pode ser conhecida por vaneirinha).

Economia da Região Sul

A economia dessa região é bem diversificado, sendo caracterizado pela agropecuária e pelo extrativismo (nas campanhas e nos campos espalhados pelos 3 estados), e pelos setores industrial e de serviços/comércio (concentrados nas capitais e suas respectivas regiões metropolitanas).

Responsável por cerca de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, cabe destacar que juntamente à região Centro-Oeste, a Região Sul é um pólo agrícola essencial para o país, sendo referência nacional na exportação de carnes.

Dicas para o vestibular

Vejamos agora como que esse assunto pode ser abordado pelo Enem ou outros vestibulares espalhados pelo Brasil.

1. Cesgranrio – Geografia da Região Sul do Brasil: em relação ao povoamento e à ocupação da terra na Região Sul do Brasil, podemos afirmar:

a) a região da encosta no Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades, policultoras.

b) a Campanha foi ocupada já no século XX pelos descendentes dos imigrantes alemães e italianos, que se dedicaram à pecuária extensiva em grandes propriedades.

c) o norte do Paraná teve o seu povoamento iniciado no século passado por imigrantes oriundos do Nordeste, para trabalharem nas grandes propriedades agrícolas dedicadas ao plantio da soja.

d) o oeste de Santa Catarina é uma área de ocupação antiga, feita por luso-brasileiros, em áreas de floresta tropical, que se dedicaram ao cultivo do café em grandes propriedades.

e) o planalto Paranaense foi ocupado, no século passado, por imigrantes japoneses, que se dedicaram à agricultura em grandes propriedades, cultivando principalmente a cana-de-açúcar.

2. Fuvest – Os rios são perenes e as chuvas bem distribuídas durante o ano. Possui tanto solos ácidos e pobres em minerais, como manchas de terra roxa bastante exploradas pela agricultura. A floresta aciculifoliada (coníferas), característica deste domínio, foi profundamente alterada pela ocupação humana.

O texto correspondente ao seguinte domínio morfoclimático:

a) Araucária: planaltos subtropicais com araucária.

b) Cerrado: chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias.

c) Pradarias: coxilhas subtropicais com pradaria mista.

d) Mares de Morros: áreas mamelonares tropicais-atlânticas florestadas.

e) Amazônico: terras baixas florestadas equatoriais.

Depois de lermos sobre a cultura e outras características dos estados da Região Sul, percebemos o quão importante ela é para o país, seja em questões econômicas, seja no enriquecimento da cultura nacional.

Vale lembra ainda que a Região Sul é fundamental para o setor energético do Brasil, já que concentra importantes usinas hidrelétricas, com destaque para a Usina de Itaipu.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer se preparar com qualidade para o Enem? Conheça o plano de estudos da Stoodi e fique por dentro de todos os vestibulares do Brasil. Com ele, você pode estudar em casa e ainda planejar o seu próprio cronograma de aprendizado!

Resolução dos exercícios: 1. alternativa A; 2. alternativa A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *