Transporte ferroviário: o que é, características e mais!

Veja qual a importância do transporte ferroviário.

Transporte ferroviário: o que é, características e mais!

Considerada uma das principais formas de movimentação de carga pesada, o transporte ferroviário é um meio de locomoção amplamente difundido em todo o mundo. Também utilizado para a condução de pessoas, a cada ano surgem novos e melhorados trens, o que favorece ainda mais os meios de transporte por ferrovias.

Contudo, mesmo sendo uma solução bastante utilizada pela população em geral, muitas pessoas desconhecem importantes características acerca do transporte sobre ferrovias.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre o que é transporte ferroviário, os principais tipos e a atual situação desse meio de locomoção no Brasil, com tópicos que podem cair na sua prova . Confira!

O que é transporte ferroviário?

Definimos como transporte ferroviário todo e qualquer meio de locomoção de bens ou pessoas realizado sobre ferrovias — também conhecidas como trilhos, vias férreas ou caminhos de ferro.

Transporte ferroviário nas grandes cidades

A partir dessa definição, então, podemos classificar o metrô, bastante utilizando nos grandes centros urbanos, como também sendo um meio de transporte ferroviário.

Desse modo, já percebemos a relevância desse tipo de transporte para o mundo, já que praticamente todas as grandes capitais e centros comerciais oferecem à sua população o deslocamento urbano via trem.

Transporte ferroviário nas regiões interioranas

No interior, as ferroviárias também podem ser empregadas para o transporte de pessoas — viagens internacionais e interestaduais, por exemplo —, contudo, nesse caso o transporte ferroviário concentra maior aplicação na locomoção de cargas e mercadorias em geral.

Características do transporte ferroviário

São várias as características do transporte ferroviário, entre elas podemos destacar:

  • transporta produtos estipulados pelo mercado comercial como sendo de baixo valor agregado, tais como minério de ferro, soja, carvão, petróleo e derivados;
  • é um transporte regulado pela bitola (distância padrão entre os trilhos da ferrovia);
  • alcança variadas velocidades, em média de 30 km/h a 50 km/h para o transporte de cargas pesadas e com vários vagões, e até 300 km/h para o transporte de pessoas em trem-bala;
  • pode ser abastecido a diesel (mais comum em transporte de cargas) ou movido a energia elétrica (mais comum em transporte de pessoas);
  • nasceu devido às necessidades das fábricas oriundas da primeira revolução industrial, principalmente as que se relacionam com o escoamento de grandes quantidades de mercadorias a longas distâncias;
  • é dependente de planícies, já que é inviável, mecanicamente falando, instalar linhas férreas em montanhas.

Transporte ferroviário no Brasil

transporte ferroviario

A história do transporte ferroviário no Brasil nasceu em 1854 com a Estrada de Ferro Mauá, a primeira linha férrea instalada no país, no estado do Rio de Janeiro. Desde então surgiram muitas outras ferrovias, sendo grande parte delas focada no transporte de cargas — principalmente o café e a cana-de-açúcar.

Por se tratar de um país com extensões continentais, é natural imaginarmos que o Brasil venha a ser um país recheado de linhas férreas, até porque é necessário escoar em massa produtos que abastecem a economia, como minério de ferro, soja e grãos em geral.

Contudo, não é essa a situação encontrada no Brasil, já que o sistema ferroviário nacional — essencialmente quando o quesito é volume de ferrovias — é classificado, de uma forma geral, como precário.

Para exemplificar, temos cerca de 30.000 km de trilhos espalhados por todo o território nacional. Já o Canadá, que é um país comparável ao nosso em termos de dimensões territoriais, tem cerca de 78.000 km, mais que o dobro.

Além dessas características, o transporte ferroviário no Brasil também é conhecido por:

  • oferecer grande capacidade de carga transportada, mesmo sendo bem abaixo do seu potencial;
  • ser projetado e desenvolvido majoritariamente para o transporte de cargas;
  • dispor de boa eficiência energética;
  • apresentar elevado custo de implantação — o que engloba desde a instalação dos trilhos até as licitações públicas para a escolha da empresa operadora;
  • ter baixo custo quando comparado ao transporte de cargas por aviões e navios;
  • contar com elevada segurança, apresentando índices de acidentes bem menores em relação aos que são coletados na malha rodoviária;
  • haver pouquíssima integração interestadual;
  • representar menores índices de poluição quando comparado ao transporte de carga por carretas;
  • concentrar o maior número de linhas férreas nas regiões Sul e Sudeste.

Famosas linhas férreas no Brasil

O principal transporte ferroviário interestadual de pessoas no Brasil, sem dúvidas, é a linha férrea da Vale, que liga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Com duas viagens diárias — um trem partindo pela manhã com o itinerário Belo Horizonte – Vitória e um outro, também de manhã, fazendo o caminho Vitória – Belo Horizonte —, essa ferrovia tem cerca de 664 km de extensão e ainda contempla várias cidades do interior de Minas Gerais, tais com Timóteo, Barão de Cocais e Ipatinga.

Já quando o assunto é transporte de cargas, podemos destacar a Estrada de Ferro Carajás. Com 892 km de extensão, essa é uma das principais vias de escoamento de minério de ferro do Brasil, ligando Carajás, no Pará, até o porto de São Luís, no Maranhão.

Vantagens e desvantagens do transporte ferroviário

Veja agora quais são as principais vantagens e desvantagens desse meio de transporte.

Vantagens

Entre as vantagens temos:

  • meio de transporte com baixos índices de poluição quando pensamos na relação entre quantidade de carga transportada por número de viagens;
  • baixos custos de manutenção da linha férrea, já que elas são projetadas para suportar intempéries;
  • inexistência de trânsito, o que implica em viagens praticamente sem interrupções;
  • altíssima capacidade de carga;
  • possibilidade de percorrer grandes distâncias com pouco consumo de energia.

Desvantagens

Já as desvantagens são:

  • transporte de carga que alcança baixas velocidades;
  • pouca flexibilidade de alcance, já que os trens só podem percorrer caminhos por onde haja linhas férreas;
  • elevados investimentos para instalar os trilhos.

Agora ficou mais fácil perceber o quão importante o transporte ferroviário é para a sociedade, seja ele para o deslocamento de cargas ou para o transporte de pessoas. Vale ressaltar, ainda, que nosso país está muito aquém do seu potencial ferroviário, já que é uma nação de elevada extensão territorial.

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