Boca: o que é, características e mais!

Descubra as características da boca!!

Boca: o que é, características e mais!

O Enem e os vestibulares estão chegando e é muito importante que você esteja com seus conhecimentos gerais afiados. Portanto, neste conteúdo, falaremos sobre um ponto da Biologia: o que é a boca, as partes que a formam e suas principais características. Confira agora!

O que é a boca?

Presente em grande parte dos animais, a boca é uma cavidade oral, o primeiro órgão do sistema digestivo, que também faz parte do sistema respiratório. É pela boca que os alimentos entram e são mastigados para depois serem digeridos.

O interior da boca é revestido por membranas mucosas de cor avermelhada (quando saudável). Além disso, ela é composta por inúmeros músculos e terminações nervosas permitem que você possa sentir o gosto, comer e digerir alimentos, respirar e falar.

Características da boca

As partes da boca são:

  • palato — popularmente conhecido como céu da boca;
  • gengiva;
  • língua;
  • dentes;
  • lábios;
  • bochecha.

Biologia da boca

Na maioria dos seres vivos que possuem esse órgão, a boca pode ser composta por células com queratina, com a finalidade de formar uma barreira impermeável e protetora em algumas regiões internas específicas.

Precisa de ajuda para se dedicar mais ao estudar em casa? Então conheça nosso plano de estudos e nosso banco de exercícios e tenha muito mais preparo para prestar o vestibular e o Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *