Gestão de resíduos: o que é, vantagens e mais!

Entenda qual a importância da gestão de resíduos!

Gestão de resíduos: o que é, vantagens e mais!

De questões corriqueiras do cotidiano até acontecimentos políticos e socioeconômicos de nível mundial, o fato é que tanto no Enem como nos vestibulares, os mais diversos temas são abordados. Dado o contexto, neste conteúdo você entenderá o que é gestão de resíduos, seus benefícios, entre outras informações!

O que é gestão de resíduos?

É o conjunto de procedimentos e ações que têm como finalidade otimizar as etapas de armazenamento, coleta, tratamento, transporte, destinação e disposição final dos resíduos produzidos por processos industriais, de modo que se tornem ambientalmente aceitos.

As principais finalidades da gestão de resíduos são reduzir a produção de lixo industrializado, melhorar a qualidade do meio ambiente e preservar a saúde pública. Para que você tenha uma ideia de sua importância, a gestão de resíduos é uma responsabilidade que o Ministério do Meio Ambiente estabelece para todas as empresas por lei (nº 12.305/2010).

Vantagens da gestão de resíduos

A gestão de resíduos é uma ótima alternativa para que empresas aumentem seus lucros — com a venda de resíduos — ao mesmo tempo em que melhoram a sua imagem perante à comunidade local, clientes e parceiros, por conta da redução dos impactos ao meio ambiente. Além disso, a gestão de resíduos garante que a organização cumpra com os requisitos legais dos órgãos fiscalizadores, o que diminui os riscos multas e sanções.

Como fazer gestão de resíduos?

A gestão de resíduos é fundamental para que qualquer empresa minimize os impactos passivos e ambientais, preserve a sua imagem e evite prejuízos financeiros.

Para realizá-la, é preciso prestar serviços de elaboração e implementação de estratégias de administração dos resíduos, como uma coleta seletiva eficiente na qual os materiais recicláveis de qualidade sejam separados dos materiais que precisam ser descartados com métodos específicos. Além disso, é preciso monitorar o destino dos mesmos e oferecer treinamentos de equipe para que que a eficiência das ações sejam acompanhada.

Quer continuar aprendendo de maneira dinâmica e intuitiva? Então conheça o nosso plano de estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *