Maré vermelha: o que é, causas e muito mais!

Veja o que é a Maré vermelha e como ela pode ser importante!

Maré vermelha: o que é, causas e muito mais!

Está se preparando para prestar o Enem e os vestibulares para iniciar sua jornada no mundo acadêmico? Então, você deve saber que estudar sobre assuntos variados é praticamente um pré-requisito. Portanto, neste post abordaremos o que é maré vermelha, por que ela é formada e quais as suas consequências!

O que é maré vermelha?

É um fenômeno natural que acontece em ambientes de água doce ou em mares, também conhecido pelo termo Floração de Algas Nocivas. Como consta no próprio termo, acontece por causa do aumento da quantidade de microalgas presentes na água, que formam uma espécie de mancha com coloração alaranjada, amarelada ou avermelhada.

O que causa a maré vermelha?

A junção de diversos fatores biológicos causam a maré vermelha, alterando características da água de um determinado ambiente, tais como:

  • elevação do teor de nutrientes na água;
  • alterações de temperatura e salinidade.

Consequências da maré vermelha

Para concluirmos, é importante destacar as principais consequências negativas da maré vermelha. Entre elas, podemos citar:

  • aumento da taxa de mortalidade de peixes e outros organismos aquáticos que são contaminados ao consumirem fitoplâncton;
  • desequilíbrio na cadeia alimentar e consequentemente no ecossistema;
  • irritações nas mucosas da pele, alterações gastrointestinais e problemas respiratórios e circulatórios nos seres humanos que consomem animais aquáticos contaminados.

Agora que você tem um conhecimento mais aprofundado sobre o que é a maré vermelha e como ela é causada, aproveite para aprender sobre o que é a hidrosfera na nossa videoaula! Conheça o plano de estudos Stoodi para não perder nenhuma matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *