Seja um aluno protagonista: como usar a aprendizagem ativa em casa

Veja tudo sobre a aprendizagem ativa!

Seja um aluno protagonista: como usar a aprendizagem ativa em casa

A educação mudou e os alunos também precisam mudar. Estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é importante buscar novos métodos como a aprendizagem ativa para melhorar o seu desempenho. 

Antes mesmo da pandemia do coronavírus, o modelo tradicional de educação já estava sendo substituído nas escolas. A forma de aprendizagem vertical, com o professor como centro de informação e guia, agora se tornou horizontal com o aluno no centro, sendo o protagonista do seu próprio conhecimento

Mas como os estudantes podem se tornar protagonistas estudando em casa? Confira dicas para aplicar a aprendizagem ativa e continuar sua jornada educacional

Protagonismo como aprendizagem ativa

Na aprendizagem ativa, os alunos se envolvem muito mais com os conteúdos. É importante permitir a reflexão e deixar que eles se expressem, desenvolvendo autonomia, pensamento crítico, motivação e mais facilidade para resolver problemas e reter o conhecimento. 

Como aluno, você pode se responsabilizar pela sua própria aprendizagem. Lembre-se que a escola vai muito além da sala de aula ou de uma videoaula e é importante estar engajado com a sua educação. 

Faça projetos

Além de utilizar os livros didáticos e materiais enviados pelo professor, é interessante criar projetos para se envolver mais com os conteúdos. Use sua criatividade para aprender de uma forma diferente e peça para o seu professor criar novos projetos que podem até virar avaliações online

Sabe aquele livro que você não consegue terminar de ler? Que tal criar um trilha sonora para cada capítulo? Os problemas de matemática podem ajudar na hora de cozinhar e as aulas de geografia e história ficam muito mais interessantes conhecendo e pontuando cada local com o Google Maps. 

Proponha discussões

aprendizagem ativa

Na aprendizagem ativa, é importante que cada aluno tenha a sua própria voz e expresse suas dúvidas. Ao invés de estudar sozinho, você pode criar rodas de conversa por vídeo chamada para conversar sobre os conteúdos. 

Selecione tópicos de discussão, escute a opinião dos colegas, exponha suas dúvidas e não tenha medo de falar e contribuir. Quanto mais se conversa sobre um assunto, mais ele será fixado na sua mente. 

Use a gamificação

Trazer a experiência dos jogos online  para o estudo é uma ótima ideia. Nos games, o aluno é realmente o protagonista, desenvolve muito mais interesse e melhora o seu desempenho. Escolha jogos envolvidos com o conteúdo para competir com os colegas, além de buscar mais informações, fontes e dados. 

Sala de aula invertida

Você sabe o que é a sala de aula invertida? É um método de aprendizagem ativa em que os alunos leem sobre o conteúdo antes de discutir na aula com o professor. Assim, já existe um embasamento sobre o que será estudado.

Você pode conferir o plano de aula para antecipar a leitura ou pedir para o professor indicar materiais para pesquisar em casa. Dessa forma, você otimiza o tempo e faz perguntas mais assertivas durante a aula. 

Explore a internet

Aproveite o tempo extra em casa para visitar diferentes sites e buscar novos conteúdos. Uma boa atividade é criar um blog e escrever sobre o que você está aprendendo e o seu dia a dia de estudo. As redes sociais também são uma ótima ferramenta, mas precisam ser usadas com moderação. 

Conecte-se com a escola

Para ser protagonista da aprendizagem, é importante estar engajado com a escola e seus professores. Para continuar conectado até na educação remota, a melhor estratégia é usar uma agenda digital. 

Com a Agenda Edu, a escola tem uma comunicação simples, segura e eficaz com alunos e famílias. Os estudantes recebem atividades, dicas, materiais e videoaulas, participam de  transmissões ao vivo e se comunicam com os professores com canais personalizados de mensagens. 

A Agenda Edu é a solução líder de mercado no país. Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estão sendo oferecidas condições especiais para novos parceiros. Saiba mais e solicite na sua escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *