Aluno de 17 anos é aprovado em Direito na UFMG

Confira o depoimento do estudante do Stoodi aprovado em Direito na UFMG e várias dicas de estudo!

Aluno de 17 anos é aprovado em Direito na UFMG

Conheça a história de Samuel Portes, aprovado em Direito na UFMG, e confira algumas dicas de estudo que ajudaram em sua aprovação!

Samuel Portes, aluno do Stoodi, contou como foi desafiante conciliar os estudos para o Enem e para o 3º ano do ensino médio e como suas estratégias de estudo o ajudaram a conquistar a tão sonhada aprovação.

Samuel decidiu que queria fazer Direito quando estava no 1º ano do Ensino Médio e, a partir do 2º ano, começou a pesquisar sobre o Enem, Sisu e Prouni para entender como era o processo seletivo. Ele disse que escolheu Direito pois sempre gostou muito de humanas e queria algo mais prático.

Cursou o ensino médio em instituição pública na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais. Sua rotina de estudo começava por volta das 13h, depois de voltar do colégio e descansar. Samuel disse que seguia o plano de estudos do Stoodi e fazia exercícios até as 19h. Depois focava nos deveres de casa e trabalhos da escola até no máximo às 22h.  

ufmg depoimento

Sua forma de organizar a rotina de estudos foi através de uma agenda em que anotava tudo que tinha que fazer diariamente. Escrevia seus próprios resumos, fazia desenhos e gráficos, pois descobriu que aprendia mais rápido desta forma.

Além disso, Samuel compartilhou conosco que seguia a teoria da curva do esquecimento. De acordo com essa teoria, se revisarmos a matéria após 1 dia, 7 dias, 15 dias e 30 dias do primeiro contato com ela, guardamos mais do que se virmos apenas uma vez.

Samuel conta que teve bastante apoio da família e estudava muito com sua namorada, o que ajudou bastante em sua rotina de estudos. Também ressaltou a importância de conhecer a prova e entender como o Enem funciona, ou seja, quando você deve pular uma questão, em que momento começar a fazer a redação, qual disciplina fazer antes e entender como funciona a Teoria de Resposta ao Item. Ele afirma que não basta estudar e fazer o Enem. ¨É necessário estudar, fazer o Enem e entender como ele funciona¨.

aprovação direito ufmg

Confira um pouco de nosso bate-papo com o mais novo estudante de direito da UFMG.

Stoodi: Como você fez para manter o foco nos estudos durante esse tempo?

Samuel: Tive em mente meu objetivo. Era só fazer o meu trabalho, que ele seria cumprido. Se tantos conseguem, todos podem conseguir, basta correr atrás. A fé e a confiança em Deus foram fundamentais para manter o foco ao longo do ano, mas o objetivo só foi cumprido pela combinação da fé com trabalho.

Stoodi: Você teve alguma dificuldade durante a sua trajetória?  

Samuel: Sim! Conciliar o 3º ano do Ensino Médio com os estudos para o Enem foi um desafio, mas com organização foi bem fácil.

Stoodi: Quais são as dicas que você manda para quem vai estudar durante 2019 e fazer o Enem?

Samuel: Não tenham medo de trocar o seu jeito de estudar quando perceberem que algum método não funciona tão bem com você! Pode ser maçante ter de estudar matérias que você não gosta, profundamente, durante um ano todo. Mas pense como será bom quando puder estudar aquilo que realmente gosta! Foquem no objetivo, mas também no caminho a ser percorrido, e ele será alcançado.

Stoodi: Abriu mão de muita coisa para conquistar seu objetivo? Quais?

Samuel: Abri mão de muitas tardes em que poderia estar dormindo e vendo séries rsrsrsrs. O fato de estudar em casa exigiu um grande foco, pois sem isso a procrastinação viria com tudo. Mas, desde o início do ano, já tive isso em mente, e comecei meus estudos já bem focado.

Stoodi: Você imaginava que iria tão bem no Enem?

Samuel: Eu sempre pensei que, caso estudasse seriamente, conseguiria alcançar a nota que precisava. Tive isso em mente, e confiei que Deus me levaria para a faculdade que seria a melhor para mim. E assim foi.

Stoodi: Quantas questões acertou? Gabaritou alguma matéria?

Samuel: Tirei 707,36. Acertei 100 questões ao todo. Sim, lembro que acertei todas as de Inglês.

Stoodi:  Qual o segredo para mandar bem nessa prova?

Samuel:  Não basta estudar e fazer o Enem. É necessário estudar, fazer o Enem e entender como ele funciona. É chegar na prova sabendo que se deve fazer primeiro as questões fáceis, entendendo como funciona a Teoria de Resposta ao Item. É chegar na prova tendo uma estratégia, sabendo quando irá começar a fazer a Redação, quando se deve pular uma questão, qual matéria fazer primeiro, dentre diversas outras coisas. É possível definir essa estratégia apenas pesquisando na Internet e em grupos de vestibular no Facebook, onde muitos compartilham aquilo que já funcionou.

 

Gostou das dicas? Então não deixe de conferir mais depoimentos dos alunos aprovados. Aproveite e cadastre-se no Stoodi e comece hoje mesmo seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *