Aluno de 18 anos é aprovado em direito na UFMG e na UNA

Veja a história do Raphael Araújo, o aluno que passou em duas universidades, em Direito, e mostrou o que é superação!

Aluno de 18 anos é aprovado em direito na UFMG e na UNA

Veja a história do Raphael Araújo, de 18 anos, aluno do Stoodi por mais de um ano que foi aprovado em Direito na UFMG e na UNA!

Sua história começa com o sonho de todo o brasileiro: ser jogador de futebol. Porém, ao passar do anos, o Rapha ficou muito doente e deixou a bola de lado. Foi aí que ele encontrou um novo objetivo: queria ser oficial da polícia militar, como o pai.

Para ser policial em Minas Gerais, é necessário ter graduação em direito, e foi isso o que ele decidiu perseguir. “Eu era bem comum mesmo, levava os estudos tranquilamente, um aluno mediano sem muitas perspectivas no estudo. Quando entrei no ensino médio, começaram a ocorrer várias greves de professores na minha escola, que era pública. Durante meus 3 anos do ensino médio passei por greves de 3 a 4 meses em cada ano, uma coisa bem complicada”.

Foi então que ele decidiu focar nos estudos. Começou a estudar para um curso de bombeiro em sua cidade, Contagem-MG. Como as matérias são as mesmas do Enem, acabou estudando para os dois.

No ano de 2017 prestou o Enem e ficou muito feliz com o resultado de sua redação, com 920 pontos. “Na redação, o tema era de deficiente auditivo, e eu falei do outro, falei de deficiente visual, e ainda tirei 920. Se eu tivesse feito certinho, vai ver tirava até mil”, conta o Rapha, em tom de brincadeira.

Como não passou no curso que queria, decidiu estudar mais um ano.

Como foi a rotina

De início, aprendia muito, ficando até uma hora da manhã acordado. Mas percebeu que esta não seria a melhor maneira de manter a rotina, já que teve um período turbulento, quando começou a ter sintomas de depressão.

Foi aí que ele decidiu mudar. “Basicamente eu ia para a escola no período da manhã. Muitas das vezes eu não tinha aula, e baixava as listas de exercícios do Stoodi e ficava resolvendo questões”.

A rotina passou a ser tranquila: estudava no período da tarde, começava às 14h e terminava às 22h. Utilizava muito os resumos do Stoodi, fazendo os exercícios logo após de ler a matéria, acompanhando as resoluções em vídeo. Raphael sabia de sua dificuldade em exatas e foi aí mesmo que ele decidiu focar. Já nas aulas de humanas, assistia às aulas e fazia, em média, 150 exercícios por dia!

Como ser aprovado?

O Raphael também contou que os simulados e a organização da plataforma do Stoodi ajudaram muito! Ele aproveitou para dizer qual é o segredo para passar no Enem. Quer saber?

“O segredo é ter constância e organização. O Enem é uma maratona e é preciso que a pessoa consiga se manter até lá. Descansar com a cabeça leve quando for descansar e estudar focado quando estiver estudando. Se auto conhecer e focar nos seus pontos fracos”.

Raphael também teve que abrir mão de muitas coisas, como festas com os amigos. Mas ele não abriu mão de seus jogos de futebol. Encontrou uma maneira de encaixar em sua rotina.

Já o seu apoio vinha de casa. “Meus pais nunca tiveram muito incentivo ao estudo, e fizeram de tudo para que eu conseguisse tirar uma nota satisfatória no exame. Meu pai, principalmente. Mesmo com o Estado de Minas em calamidade, recebendo parcelado e sem décimo terceiro, ele conseguiu me manter”.

E de onde veio sua inspiração para manter focado? Foi no sonho de seguir os passos do pai. Mesmo quando se comparava com seus concorrentes, questionando se ia conseguir ou não, o sonho falava mais alto. “A maior motivação é passar no seu curso. Quando se apaixona, ninguém mais segura”.

Resultados

print de aprovação ufmg direito

E foi assim que ele conseguiu fazer 696 pontos no Enem. As cotas também foram essenciais para sua aprovação, uma vez que o Rapha tem cotas tanto raciais, tanto de escola pública.

Segundo ele, ver sua aprovação é uma sensação muito boa, como se saísse um peso de suas costas, dando a impressão de ”dever cumprido”.

Por fim, ele foi aprovado em duas faculdades, a UFMG e a UNA (União Nacional dos Adminstradores). Ele escolheu a última, já que garantiu 90% de bolsa com o Prouni e com a bolsa da própria universidade.

O Rapha ainda deixou um recado para os vestibulandos. Olha só: “É muito difícil esse período de vestibular, galera. Mas vale muito a pena. Tenho certeza que todos vocês irão conquistar seus objetivos, só você sabe o que te motiva a estudar cada dia. Foquem nos seus objetivos, independente do que irão de dizer, e tenha muito orgulho disso”.

Gostou da história do Rapha? Então cadastre-se já no Stoodi e seja o nosso próximo aprovado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *