Aluno é aprovado em Engenharia na UFC e na Universidade de Coimbra!

Confira a história de Augusto Brito aluno do Stoodi aprovado em engenharia na UFC e na Universidade de Coimbra. Veja quais foram seus desafios e muitas dicas para ir bem no vestibular!

Aluno é aprovado em Engenharia na UFC e na Universidade de Coimbra!

Augusto Brito aluno do Stoodi de 19 anos é do Belém do Pará mas reside em Fortaleza há 10 anos. Foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra em Portugal.

Ele nos contou tudo sobre como foi seu período pré Enem, como organizou sua rotina de estudos, as dificuldades que enfrentou e muitas dicas de estudo que também podem te ajudar em sua aprovação.

Rotina de Estudos

Augusto estudou em colégio particular em Fortaleza e percebeu no primeiro ano do Ensino Médio dificuldades em algumas disciplinas e com isso resolveu assinar o Stoodi. Ele acordava por volta das 5:30h da manhã e tinha aula na escola das 7:10h às 12:50h. Chegava em casa ás 13:30h almoçava, descansava um pouco e começa a estudar.

¨Meu esquema era sempre saber onde estava pisando, ou seja, tomei conhecimento cedo sobre tudo o que eu teria estudar no ano e de que forma os assuntos estariam interligados¨.

Como não gostava de estabelecer horário certo para estudar para cada matéria, a forma que encontrou e funcionou foi escolher de 3 a 4 matérias por dia e focar nestas. ¨Dessa forma, o estudo fluía melhor e quando eu me dava conta, já estava há horas estudando¨.

Augusto começava a estudar a partir das 15h e terminava entre as 22h e 23h da noite com alguns intervalos para comer, escutar música entre 15 a 30 minutos, principalmente quando percebia que os estudos não estavam rendendo o quanto esperava. Além disso, ele intercalava as disciplinas, ou seja primeiro escolhia as da área de humanas, depois exatas e ciências da natureza para assim não se estressar com tantas contas e textos de uma vez só.

¨Acredito que um dos maiores erros nos estudos é querer aprender tudo em um dia. Percebi que um músico não aprende a tocar algum instrumento praticando ele por 10 horas seguidas em apenas um dia, e sim com pequenos momentos de prática durante meses. Da mesma forma encarei os estudos, estudava pequenos fragmentos dos assuntos por dia¨.

O ano de 2018 para Augusto, foi o ano que ficou mais bem informado. Ele lia notícias durante o café da manhã, assistia jornais, lia sites de opiniões de especialistas para assim conquistar maior repertório principalmente para suas redações.

Como usou o Stoodi?

A forma que Augusto encontrou de utilizar o Stoodi neste período de sua vida foi assistir as videoaulas sobre as matérias já vistas na escola ou para revisar conteúdos que tinha mais dificuldade. Fazia anotações e copiava o que os professores colocavam no quadro e depois revisava e depois realizava os exercícios.

Desafios

Uma das principais dificuldades que teve foi não ter apostilas, livros e um local calmo para estudar. Augusto disse que ás vezes prejudicava sua concentração. Também teve que diminuir as saídas com os amigos, estudar nos feriados ao invés de viajar e dar um tempo das redes sociais para ter maior foco em seu objetivo.

Dicas

Augusto percebeu que ensinar os conteúdos para seus amigos o instiga ainda mais a aprender,  praticar e ter domínio do assunto.

Algumas dicas sobre como realizar a prova ele disse que é preciso ler primeiro o que a questão está pedindo e depois ler o texto base das questões.

¨O segredo é se superar. Encarem cada questão como se vocês fossem um especialista na área, por exemplo, vejam questões de biologia como se vocês fossem um biólogo, um médico ou veterinário. Isso dá muita confiança, acreditem!!¨.

Além disso, ele conta que se não souber uma questão de primeira, para não perder tempo e pular e se sobrar tempo voltar para resolver as mais complicadas, pois é melhor acertar 5 fáceis do que apenas uma complexa e que requer mais tempo.

Uma outra dica para o Enem que Augusto compartilhou e que fez muita diferença foi de focar em matemática e redação. Realizar ao menos duas redações por semana, ler redações modelos e ler sobre todos os assuntos é muito importante para aumentar seu repertório na hora da prova.

¨Aos estudantes cansados, eu tenho que dizer que vocês não são máquinas, todo mundo passa por momentos de exaustão e que dá vontade de desistir. Eu sei como é ficar horas sentado e achar que nada vai dar certo. Eu estive no mesmo lugar que vocês estão e tive os mesmos pensamentos pessimistas de que eu não sou capaz. Isso é normal pra todo mundo, acreditem! Mas nunca desistam. Se permitam descansar, mas voltem com o pensamento de que no final tudo vai valer a pena¨.

Resultado

¨Um dia antes do Enem,eu estava com a confiança lá em cima. Um minuto depois do Enem eu me senti derrotado. Sai da prova com o pensamento de que não tive tempo suficiente e que eu não iria passar em nenhum curso. Fiquei mal durante algumas semanas depois do Enem, mas quando vi minha nota pulei de alegria, pois eu tinha conseguido uma nota muito além do que eu imaginava¨.

Augusto conseguiu atingir a média de 746.8 e 940 pontos na redação. Acertou 40 questões de humanas, 35 de linguagem, 24 de natureza e 25 de matemática, além de gabaritar filosofia e geografia.

 

augusto brito

Gostou da história do Augusto? Então comece a se preparar para o Enem e vestibular e confira nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *