Aluno usa método de organização e passa em Engenharia Química na USP

Veja a história do Huamã Souza: com um método de organização infalível ele foi aprovado em Engenharia Química na USP!

Aluno usa método de organização e passa em Engenharia Química na USP

 

Esta é a história do Huamã Souza. O stoodiano que persistiu na faculdade dos seus sonhos e, hoje, é universitário de Engenharia Química na USP!

Huamã Marcelino Souza, de apenas 18 anos, começou os seus estudos com o Stoodi em 2017, estudando para a escola e também para o vestibular.

“Acabei entrando na ETEC, que são escolas de ensino médio e técnico. Prestei os vestibulares em 2017, e passei em 2 federais (UFU e UFSCAR) e na UNESP. Porém, não consegui nem a USP nem a UNICAMP. Já em 2018, assinei de novo a plataforma e obtive as aprovações deste ano”.

Como estudar?

O estudante chegava a estudar oito a nove horas por dia, dedicando 2 a 3 horas para cada matéria com exceção de matemática. Huamã sabia que esta era a matéria que ele tinha mais dificuldade, e foi aí mesmo que ele decidiu focar.

“Eu resolvi concentrar meus estudos nas matérias de exatas, já que tinha uma certa facilidade em humanas em geral. Dediquei muitas horas de estudo as matérias de biologia, química e física, que eram as matérias que eu não tinha um total domínio”.

Qual o seu método de organização?

aprovação engenharia química usp Huamã Souza

Mas qual foi o segredo de sua aprovação? Organização. A cada 90 minutos de tarefa cumprida, Huamã parava 10 minutos. Isto foi essencial para ele, já que lhe dava um fôlego maior entre as matérias e os exercícios, que ele tanto fazia. Além disso, também tinha o costume de assistir às aulas em modo acelerado, anotando a matéria durante a explicação. Isto garantiu que ele conseguisse otimizar seu tempo

“Eu assisti bastantes vídeos de como se organizar no YouTube. Foi muito importante saber se organizar. Eu também anotava o que tinha de fazer num aplicativo que tinha checkbox de coisas que você tinha a fazer”.

Ele ainda dá a dica: “O segredo é muitos exercícios e fazer todas as provas antigas possíveis”. Para o futuro engenheiro, o verdadeiro incentivo era lembrar de seu sonho. Colocava fotos da USP como papel de parede e post its por todo o lugar.

Desafios do vestibulando

Em momentos de dificuldade, o estudante assistia vídeos de aprovados em medicina. Suas dicas o incentivaram cada vez mais para não perder o foco.

Huamã conta ainda que o apoio dos familiares foi muito importante, mas a presença dos amigos, foi ainda maior. “ Inclusive alguns amigos meus do ensino médio escolheram também tentar a USP e largar as outras faculdades. Alguns deles conseguiram também. O apoio dos amigos é de grande ajuda nessa trajetória”.

Dentro da jornada de sua jornada, Huamã não teve de abrir mão de muito em seu dia a dia. Ele conta que continuou a sair com seus amigos normalmente, pois, para ele, a saúde mental é um fator muito importante para manter seu desempenho. Apenas quando estava mais próximo das provas que decidiu manter mais o foco.

Resultados

aprovado engenharia química unesp

E qual o resultado de todo seu caminho? 724 pontos no Enem, acertando 101 questões. Que desfecho, não é mesmo? Foi necessário uma coragem imensa para fazer mais um ano de cursinho, enfrentar os medos e correr atrás de seu sonho.

Huamã ainda deixou um recado para os vestibulando dos próximos anos: “tentem imaginar como será a faculdade, os jogos, as festas, as matérias. Sempre lembrem do objetivo. Procure vídeos da sua faculdade e pessoas que estejam na mesma situação para irem se ajudando ao longo do ano. Você vai conseguir”.

E como foi ver que tinha sido aprovado?Eu estava bem nervoso de manhãzinha, na hora que sai o resultado. Então eu peguei o computador e, escondido, vi a lista (caso não passasse, já ia chorar sozinho, né?). Mas passei, e gritei muito de felicidade”.

Já imaginou que você pode ser o Huamã ano que vem? Então não perca tempo e cadastre-se agora no site! Comece a estudar hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *