Com 6 meses de estudos, aluno é aprovado em Administração na UEMG

Caique Silva voltou a estudar em maio e conseguiu uma vaga pelo Sisu

Com 6 meses de estudos, aluno é aprovado em Administração na UEMG

Caique Silva voltou a estudar em maio e conseguiu uma vaga pelo Sisu

A história de Caique Silva é bem curiosa e vale a pena ser lida principalmente por quem está em dúvida se ainda dá tempo de estudar para o ENEM.

Caique tinha uma vida bem estabelecida: ele cursava Química na universidade federal de sua cidade, a UFTM. À medida em que os conteúdos começaram a se aprofundar, ele viu que aquela carreira não era o que ele esperava.

Desta forma, o estudante decidiu recomeçar. “Por volta do mês de maio, eu vi que queria passar em outra faculdade. Foi um grande desafio porque, como eu vim de escola pública, eu tinha uma formação muito fraca”, afirma o universitário.

Ele não queria mais Química, o novo foco era uma carreira na área de humanas. Para não perder o semestre, ele aguentou firme até julho com uma rotina muito intensa de jornada tripla – trabalho, faculdade e cursinho.

“Como eu já conhecia o Stoodi porque eu fazia aulas de reforço nele, eu resolvi assinar e acompanhar o Plano de Estudos, mesmo sabendo que eu tinha pouco tempo para estudar”, conta. Nessa época, Caique conseguia se dedicar duas horas por dias para o ENEM.

No meio do ano ele trancou o antigo curso e dividiu seu tempo entre o trabalho e cursinho.  “Ficou um pouco mais fácil. Deu para intensificar os estudos e passei a estudar umas 5 horas por dia”, descreve ele.

O  resultado foi o melhor possível. Em apenas 6 meses de estudos, Caique Silva foi aprovado em Administração na Universidade Estadual de Minas Gerais. Conheça mais detalhes de sua trajetória e confira o nosso bate-papo.

Stoodi: Você ficou em dúvida durante a escola sobre qual carreira seguir? 

Caique Silva: Sim. Em 2015, quando eu estava no terceiro colegial, eu queria prestar vestibular, só que eu não sabia qual carreira seguir. Então, eu fiz o ENEM e acabei pegando uma vaga no curso de Química

Stoodi: Como você aproveitou seu tempo de estudos? 

Caique Silva: Eu tive que aproveitar todo o tempo livre e focar nas matérias mais importantes para passar no ENEM. Foi quando eu comecei a fazer uma maratona meio louca, sabe? Era uma rotina muito corrida.

Geralmente eu chegava da faculdade umas 22:30, então a até 00:00 eu estudava para o ENEM. Eu costumava usar também muitos sábados e domingos.

Como eu tinha pouco tempo, eu não ficava pensando se eu ia passar ou não. Eu precisava focar ao máximo. Foi durante os meses de agosto, setembro e outubro que eu estava mais focado.

Stoodi: Qual o seu método de estudos?

Caique Silva: Eu gostava de assistir a aula inteira para entender aquilo que estava sendo transmitido e depois eu partia para os exercícios, que era onde eu treinava e fixava o conteúdo. Quando eu ficava em dúvida, eu recorria aos resumos.

Uma coisa que é importante lembrar é que no momento em que eu fazia o exercício e errava, eu assistia a resolução para entender onde estava o erro e para ver se eu estava pensando da forma correta.

Stoodi: Se uma pessoa te perguntasse se vale a pena mudar de curso, mesmo já estabilizada, o que você responderia?

Caique Silva: Eu diria o seguinte para a pessoa, se ela não está contente com o curso, se não é isso que ela quer para a vida dela, eu apoiaria totalmente ela trocar de curso, buscar outra carreira.

Não vale a pena a gente seguir uma coisa que não quer e não tem afinidade. Eu recomendaria essa pessoa a correr atrás do que ela realmente quer.

Stoodi: Se fosse preciso, você faria isso de novo?

Caique Silva: Se fosse preciso fazer isso novamente, claro que eu faria. Porque o resultado, vale a pena. Quando eu passei, eu fiquei muito feliz. É recompensador.

Uma coisa que eu penso e que serve para a vida é que quando você quer alguma coisa, você tem que fazer o que for preciso para conseguir – seja em âmbito profissional ou âmbito pessoal.

Stoodi: Qual o seu recado para quem está pensando em começar a estudar agora? Ainda dá tempo?

Independente de como foi o seu Ensino Médio, vale a pena focar porque dá tempo! Duas horas bem estudadas já ajudam bastante. Vale ressaltar que eu sou de escola pública, então isso não é impedimento.

Confiem em vocês (porque confiança é um fator muito importante) e deem 100%, porque se você der o seu melhor, o resultado vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *