Desabafo de um estudante: depois de 3 anos e meio de muita dedicação, jovem é aprovado em Medicina

Danilo Marques, que estudava cerca de 12 horas por dia, afirma “A sua aprovação pode estar mais perto do que você pensa”

Desabafo de um estudante: depois de 3 anos e meio de muita dedicação, jovem é aprovado em Medicina

Danilo Marques, que estudava cerca de 12 horas por dia, afirma “A sua aprovação pode estar mais perto do que você pensa”

O estudante que sonha passar no vestibular de Medicina sabe como é difícil o caminho até a aprovação. Exige muita dedicação, tempo, foco e persistência. Mas uma coisa Danilo Marques pode afirmar: conquistar a vaga não é impossível.

O jovem de 25 anos sempre quis ser médico. Quando saiu do colégio, optou pelo curso de Biomedicina e teve seu primeiro contato com a área da saúde. Depois de formado, decidiu que iria tentar a carreira de Medicina, já que essa é a sua grande vocação.

“Passar em Medicina não é para qualquer aluno, é para aquele que está disposto a passar horas estudando e abdicando de muitos momentos”, afirma o estudante. Percebendo a dificuldade, Danilo começou um cursinho e adaptou sua rotina aos estudos.

Foram 3 anos e meio muito intensos de 12 horas de estudos por dia. No primeiro, ficou na 17ª colocação da lista de espera de uma universidade – chamaram apenas 8. No ano seguinte, ficou na 15ª colocação na UFRJ, chamaram 11 alunos.

No terceiro ano de cursinho o desanimo começou a bater.  “Nesse ano renunciei, ainda mais, os momentos de lazer que eu tinha. Fiz inúmeros vestibulares, viajei o Brasil inteiro para fazer provas, mas infelizmente não fui aprovado”, conta Danilo. Foi nesse momento em que o aluno pensou em desistir.

Já muito cansado, Danilo resolveu fazer mais um ano de cursinho. De acordo com ele, já não conseguia mais ser tão produtivo, pois o emocional estava abalado. Quando ele foi prestar o vestibular na Faculdade Mineirense – FAMA na cidade de Mineiros, em Goiás, ele encontrou uma amiga e disse “Ana, eu vou passar, eu tenho certeza”. Foi exatamente isso que aconteceu.


Ele recebeu uma ligação dessa mesma amiga 15 dias depois para contar que o nome de Danilo estava na lista de aprovados da faculdade. Segundo o estudante, receber essa notícia foi a maior felicidade de sua vida.

Hoje, ele já está assistindo as suas primeiras aulas. Com um sentimento de satisfação enorme, ele pode desabafar:

Infelizmente muitas pessoas não sabem o sacrifício que nós vestibulando passamos, a má qualidade de vida que levamos, optamos por comidas rápidas para ter mais tempo para estudar, não conseguimos praticar um esporte, enquanto seus amigos (ou aqueles que restaram) estavam em festas, baladas, curtindo a vida e você sentado e estudando. Só quem faz cursinho sabe o quanto difícil é.

A minha dica para quem está na luta é o mesmo lema que sempre tive “Só não passa em medicina quem desiste”. É muito importante organização, ter um plano de estudo que te auxilie, principalmente com as matérias que você tem mais dificuldade. 

Sabe, não desistam do sonho de vocês, por mais impossível que ele pareça ser. A sua aprovação pode estar mais perto do que você pensa e quando a hora chegar será um momento mágico e único na sua vida.
Danilo Marques comemorando com os amigos a aprovação em medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *