Aluna concilia estudo com trabalho e passa em Ciências Contábeis na USP

Marcela Chagas foi aprovada tanto pelo Sisu como pela Fuvest

Aluna concilia estudo com trabalho e passa em Ciências Contábeis na USP

Marcela Chagas foi aprovada tanto pelo Sisu como pela Fuvest

Contabilidade, números e tabelas. É disso que Marcela Chagas, de 17 anos, mais gosta. A estudante mora na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, e estudou a sua vida inteira em colégio público. Neste ano não será diferente: ela foi aprovada em Ciências Contábeis em uma das melhores universidades públicas do país, na USP.

“Eu sempre estudei em escola pública e fiz o ensino médio em uma ETEC – o que me deu uma base muito boa, porque o ensino de lá é o melhor público da cidade. Passar em Contábeis na USP foi uma sensação indescritível. É a melhor recompensa por todo o esforço que eu tive nesses anos”, conta a estudante.

Marcela é um exemplo para todos os estudantes que têm pouca disponibilidade para estudar. A rotina dela era corrida e atarefada, mas mesmo assim ela conseguiu otimizar seus estudos e conquistar a sua vaga na USP, no campus de Ribeirão Preto.

“Como eu ia para escola na parte da manhã e trabalhava à tarde, eu entrava no Stoodi pra seguir o plano só à noite. Esse período dava mais ou menos de 3 a 4 horas por dia”, explica a recém-universitária.

“Eu sou a prova de que é possível ter uma aprovação mesmo com uma carga diária pequena”, garante a aluna. O essencial, segundo ela, é você encontrar o melhor método de estudos para você e, a partir disso, se empenhar o máximo possível.

A aluna conta que seu desempenho foi uma surpresa – Marcela não esperava ir tão bem no ENEM. “Minha média foi 700,4 e a nota da minha redação, 820. O total de acertos, dos dois dias, foi 110 questões. Foi uma prova muito cansativa, mas acabou dando tudo certo”, diz aliviada. Ela conta que seu medo era o nervosismo interferir no resultado final.

Na Fuvest, ela também foi muito bem – acertou 51 questões na primeira fase e conseguiu alcançar a sua vaga indo bem nas provas dissertativas.  “A prova da Fuvest é mais difícil em conteúdo. Ela é complexa, detalhista e precisa de mais cálculo. Mas é menos cansativa e demorada que o ENEM – eles são mais objetivos”, descreve a aluna.

Para Marcela, uma das melhores práticas que os alunos podem fazer é treinar o tempo de resolução das questões. “Com esse treino dá para organizar melhor o tempo de prova e impedir que muitas questões fiquem sem resposta, o que sempre acaba acontecendo no ENEM”, afirma a estudante.

O cansaço pode atrapalhar muito o candidato no dia da prova, então outra dica é fazer provas anteriores para se acostumar com o ritmo do exame e não perder o foco.

“É muito importante ter tempos de descanso, distração, lazer”, ressalta a aluna. Quando ficamos muito preso apenas ao estudo, acaba sendo muito estressante e cansativo, “isso pode impedir que a gente alcance nossos objetivos”, comenta.

Pra quem vai estudar esse ano, o conselho de Marcela é não se sobrecarregar. “O melhor aproveitamento do estudo se dá por qualidade e não quantidade” garante a aluna.

Segundo a estudante, é muito importante fazer exercícios sobre os conteúdos para fixar melhor a matéria e ter uma carga horária que se encaixe na sua disponibilidade – tentar um plano de estudo muito além do que você consegue é perda de tempo.

“Eu espero ser muito realizada na faculdade e feliz com a escolha que eu fiz. Com certeza o ritmo de estudos deve continuar, mas é um sonho se tornando realidade, o que deixa tudo mais prazeroso”, confessa.

Se você é como ela e não tem tanto tempo disponível para estudar, fique calmo! Ela é a prova que tudo pode dar certo. “Espero que mais pessoas consigam realizar seus sonhos com a ajuda do Stoodi como eu! Boa sorte aos vestibulandos 2017”, finaliza Marcela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *